06/12/2006 - 16h40m - Atualizado em 06/12/2006 - 19h56m
CARDEAL LANÇA CARTÃO DE CRÉDITO NA FEIRA DA PROVIDÊNCIA
Alba Valéria Mendonça, do G1, no Rio
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O cardeal apresenta o cartão de crédito solidário. O arcebispo do Rio, cardeal dom Eusébio Scheid, lançou nesta quarta-feira(6) o cartão de crédito solidário, que terá três tipos: platinum, gold e comum. O cartão é uma parceria da Arquidiocese do Rio com o Bradesco e terá a bandeira Visa. O católico que desejar o cartão terá que fazer ficha cadastral e apresentar comprovação de renda.
Parte dos lucros obtidos pelo banco será repassada à Associação Solidariedade, Justiça e Paz, que vai ajudar obras sociais católicas em todo o país. O lançamento foi na abertura da 46ª. Feira da Providência, no Riocentro, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio de Janeiro.
500 mil pessoas
A Feira da Providência acontece até o próximo dia 10, de meio-dia às 23h. A expectativa de público é de aproximadamente meio milhão de pessoas, em cinco dias. Ao todo, 500 estandes foram montados, onde são exibidos e vendidos produtos de 44 países, 14 estados brasileiros, além de ONGs e empresas.
Da cerimônia de abertura participaram representantes diplomáticos dos 44 países que montaram estandes na Feira da Providência. A secretária estadual de Ação Social Sílvia Barreto e o vice-prefeito Otávio Leite, representaram respectivamente a governador Rosinha Matheus e o prefeito Cesar Maia.
Dom Eusébio falou sobre a importância da solidariedade humana e destacou que parte dos lucros que o banco obtiver com o cartão de crédito solidariedade ajudará na manutenção de obras sociais, que estão quase fechando as portas, como as que cuidam de pessoas com doenças infecciosas ou portadores do vírus HIV.
“A Feira da Providência tem de contagiar as pessoas para a solidariedade”, enfatizou o cardeal.
Já a presidente do Banco da Providência, Marina Araújo, disse que o sucesso da feira está diretamente ligado ao futuro do trabalho do banco. “É o resultado da arrecadação que obtivermos com a feira este ano que vai garantir o trabalho do banco em 2007. Afinal, o banco sobrevive com 80% da verba da feira”.
Produtos nacionais e importados com até 50% de desconto
Nos 500 estandes os visitantes vão encontrar milhares de produtos nacionais e importados, com até 50% de desconto. A novidade deste ano é o retorno nos estandes da Holanda, Romênia e Áustria, que não estiveram presentes no ano passado. Entre os estandes mais procurados estavam o da França, o da Áustria e o da Bélgica.
Os vinhos franceses de R$ 14 sumiram rapidamente das prateleiras. Mas ainda era possível entrar bons vinhos com preços variando entre R$ 17 e R$ 35. Perfumes Kenzo, YSL e Givenchy, por R$ 150 e a caixa de sabonetes Roger et Gallet, a R$ 40, provocaram filas no estande da França. As caixas de chocolate belga Côte D´Or a R$ 15, também estavam sendo disputadas pelo público. Mas o que realmente atraiu uma multidão de compradores foram as bijuterias austríacas vendidas a partir de R$ 1. Entre os estandes dos estados, o do Amazonas, com bombons de castanha e cupuaçu também a R$ 1, também tinha bom movimento.
O ingresso custa R$ 10. Estudante e idosos com mais de 60 anos pagam meia entrada. Crianças com até um metro de altura têm entrada franca. Toda a renda arrecadada com a venda de ingressos será doada para projetos assistenciais do Banco da Providência.
Fonte:
http://g1.globo.com/Noticias/Rio/0,,AA1377635-5606-3664,00.html