Autor Tópico: Fé nas Universidades?  (Lida 1479 vezes)

Suyndara

• Visitante
Fé nas Universidades?
« Online: 07 de Dezembro de 2006, 16:40:38 »
Acho que no tópico de apresentações eu não mencionei o fato de ter um passado, no mínimo contraditório né?  :?

Bom, a grande verdade é que sempre fui cética e um tanto "nerd"  :vergonha:, mas além de ter tido uma criação ultra conservadora, ainda tinha o agravante do que eu chamava de as minhas "experiências pessoais com Deus"  ::)

Sendo assim, estive 26 anos dentro da Igreja Católica, estudei todo o catecismo, os documentos, etc. E claro, quanto mais estudava, mas percebia os erros e as contradições  :ok:

O que me segurava de fato dentro da Igreja era uma espécie de medo do "inexplicável", no caso, de "assombrações"  :o , depois comecei a estudar sobre fenômenos paranormais, descobri que o Quevedo era um charlatão e acabei achando respostas para a grande maioria dos fenômenos...

Nos fóruns de debates sempre me deparo com protestantes, alguns católicos fundamentalistas e mtos espíritas e vi que o meu "antigo grupo" não participa desses debates :hein:

E eles são potencialmente "perigosos" para o ceticismo científico  :vergonha:

Acredito que a maioria não conheça, mas a Igreja Católica possui uma espécie de "secretaria" para universitários e profisisonais:

http://www.universidadesrenovadas.com/ (já sei, site feio né? ;P)

Eu já fui uma das líderes desse movimento, me lembro que a reitora da universidade liberava espaço para palestras, missas e orações  :vergonha:

E é aí que mora o perigo: eles se baseiam na Encíclica Fides et Ratio, são aparentemente passivos, mas travam uma verdadeira cruzada contra o ceticismo científico e o ateísmo dentro das universidades (o que eles chamam de obra de Satã, no caso)

E claro, usam o nome de vários cientistas como argumento de autoridade e até possuem artigos científicos próprios  :wink:

Quando me tornei atéia muito deles me perseguiram...meio conflitante alguém que ministrava palestras para milhares de pessoas num ginásio, que apoiava o movimento, e de repente desistir de tudo  ::)

O Projeto Universidades Renovadas me ajudou muito, pq justamente através dele eu pude estudar mais sobre o Cristianismo e perceber as inúmeras falhas do sistema  :wink:

É isso, se algum se depararem com algum desses "luquinhas" em um fórum, saibam que eles não são tão despreparados qto os outros  :hihi:

E eu nego qualquer responsabilidade por isso  :histeria:

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
Re: Fé nas Universidades?
« Resposta #1 Online: 07 de Dezembro de 2006, 16:53:40 »
Aqui na UFRJ tem uns grupos de oração, nunca vi isso pessoalmente, mas vejo os cartazes convocando os membros pra reuniões! Interessante, fui católica até os 23 anos, mas nunca gostei desses grupinhos jovens, são muito fanáticos a meu ver!
"Não consigo me convencer de que um Deus caridoso e onipotente teria propositalmente criado vespas parasitas com a intenção expressa de alimentá-las dentro de corpos vivos de lagartas." Charles Darwin

Suyndara

• Visitante
« Resposta #2 Online: 07 de Dezembro de 2006, 17:04:19 »
Aqui na UFRJ tem uns grupos de oração, nunca vi isso pessoalmente, mas vejo os cartazes convocando os membros pra reuniões! Interessante, fui católica até os 23 anos, mas nunca gostei desses grupinhos jovens, são muito fanáticos a meu ver!

Eles estão presentes em todas as universidades...

Mas o problema não são as orações e musiquinhas...é que eles estudam, e depois manipulam outras pessoas :wink:

Ok, admito, eu fazia isso: usava argumentos científicos e doutrinários e convencia todo mundo que deus era uma realidade incontestável :histeria:

Só que eu virei atéia e eles continuam a citar meus argumentos :vergonha:

Segundo o Apodman, eu criei um monstro :histeria:

Mas eu nego ;P

danieli

• Visitante
« Resposta #3 Online: 07 de Dezembro de 2006, 17:40:00 »
Eles estão presentes em todas as universidades…

Mas o problema não são as orações e musiquinhas…é que eles estudam, e depois manipulam outras pessoas :wink:

Ok, admito, eu fazia isso: usava argumentos científicos e doutrinários e convencia todo mundo que deus era uma realidade incontestável :histeria:

Mas eu nego ;P

Fui quase vítima de pessoas como Suyndara nos tempos de faculdade. Ainda bem que eles nunca me convenceram :P

Offline Ernane

• Nível 14
  • *
« Resposta #4 Online: 07 de Dezembro de 2006, 23:03:21 »

Mas eu nego ;P

Creio que todos já tiveram sua fase crente.. Eu era católico convicto quando mais novo, rezava todas anoites, e tudo mais. Nossa, hoje me dá arrepeios quando penso em tudo isto..  :enjoo:
A verdade é única. O fato de desconhê-la é a explicação para tanta ignorância e para tantas "verdades" atualmente. Só o conhecimento científico nos leva à liberdade. E quando seremos livres? Somente quando conhecermos a verdade.

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #5 Online: 07 de Dezembro de 2006, 23:30:09 »
Na Unicamp, depois que isso começou, criaram o "Sindicato dos Messias". Eles criavam cartazes maiores do que os dos grupos religiosos, satirizando os mesmos…

http://religioeslivres.blogspot.com/2004/11/blog-post.html
« Última modificação: 07 de Dezembro de 2006, 23:35:15 por Stéfano »
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Suyndara

• Visitante
« Resposta #6 Online: 08 de Dezembro de 2006, 10:45:37 »
Mas o interessante não é o fato de eu ter tido uma fase crente  :enjoo:

Eu era uma cética fdp fazendo experiência no meio deles  :histeria:

Eu virei atéia justamente por causa da Igreja  :biglol:

Por exemplo, eu era da liderança...era a intercessora oficial do grupo (intercessor é como papa, é considerado a voz de deus na terra...isso pq achavam que eu tinha dons de vidência, cura, etc)

Eu mentia pacas, e eles faziam tudo que eu queria  :histeria: Posso até criar uma Igreja que fico rica, tô crac nisso  :stunned:

Pra eles, não fez efeito nenhum...pq era tudo mentira mesmo...mas pra mim, foi essencial para fins de "experimentação"  :wink:

Alguém aí quer saber como fazer curas espirituais?  :histeria:

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #7 Online: 08 de Dezembro de 2006, 13:27:59 »
Suyndara, mesmo que lessem sua mensagem, tenho certeza que alguns ainda devem de acreditar em seus poderes até hoje.

Suyndara

• Visitante
« Resposta #8 Online: 08 de Dezembro de 2006, 14:28:08 »
Suyndara, mesmo que lessem sua mensagem, tenho certeza que alguns ainda devem de acreditar em seus poderes até hoje.

:vergonha:

Eu sei...

Semana passada mesmo, um cara veio me agradecer pq mudou de vida por minha causa, blá blá blá...e o pior: virou seminarista :nojo:

Ai Caramba! Eles gostam realmente de acreditar não é?

DIG

• Visitante
« Resposta #9 Online: 08 de Dezembro de 2006, 15:15:10 »

Mas eu nego ;P

Creio que todos já tiveram sua fase crente…

Eu não :)

:vergonha:

Eu sei…

Semana passada mesmo, um cara veio me agradecer pq mudou de vida por minha causa, blá blá blá…e o pior: virou seminarista :nojo:

Ai Caramba! Eles gostam realmente de acreditar não é?

Você contou pra ele que virou atéia  :D ?
Qual seria a reação dele, heim :histeria:?
« Última modificação: 08 de Dezembro de 2006, 15:30:37 por DIG »

Suyndara

• Visitante
« Resposta #10 Online: 08 de Dezembro de 2006, 15:32:24 »
Pior que contei  :vergonha:

E agora eles estão fazendo campanha de oração para que o "encosto" me abandone  :histeria:

Eu fico aguardando  :twisted:

DIG

• Visitante
« Resposta #11 Online: 09 de Dezembro de 2006, 12:39:43 »
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Ja esperava esse tipo de reação... :histeria:

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #12 Online: 12 de Dezembro de 2006, 03:00:00 »
Alguém aí quer saber como fazer curas espirituais?  :histeria:
Conta! Conta! Conta!

Ah, Suyndara, nenhum deles veio com teologia do cagaço?

Rebata na mesma moeda... crie uma sociedade cética lá... (claro, se estiver disposta a perder alguns contatos por causa disso.)
Latebra optima insania est.

Eriol

• Visitante
« Resposta #13 Online: 12 de Dezembro de 2006, 17:00:57 »
o neo-tomismo tem força em muitos centros... esse imbecis que afirmam que se algo vai contra a fé, é por que está errado e não o compreendemos são como ratos... o triste é o poder que tem por ai...

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 12 de Dezembro de 2006, 18:24:04 »

Mas eu nego ;P

Creio que todos já tiveram sua fase crente… Eu era católico convicto quando mais novo, rezava todas anoites, e tudo mais. Nossa, hoje me dá arrepeios quando penso em tudo isto…  :enjoo:

Engraçado... quando eu era criança (e católico) sempre questionei a necessidade/eficácia de rezar. Oras, tinha sido ensinado que Deus sabia de tudo e podia ver dentro do coração dos homens... raciocinio rápido, Deus então deveria saber muito bem dos meus anseios, angústias e necessecidades... por que então deveria orar e pedir a ele?
Até mesmo a oração antes das refeições (em algumas casas, nunca foi rotina na minha) eu já considerava desnecessária, uma vez que aquele alimento teria sido obtido por uma "graça por merecimento".
De fato nunca fui um cristão/católico... sempre desconfiei que algo estava errado, muito errado.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #15 Online: 12 de Dezembro de 2006, 18:48:42 »
Embora off-topic, achei curiosa essa questão da oração. Quando eu era garoto e católico, eu costumava rezar antes dormir. Eu também duvidava que fosse realmente necessário fazer isso (pra que é que o Cara é onisciente, pombas?!) Mas eu queria acreditar que a reza criava uma certa conexão com o divino-maravilhoso. Eu até que dormia mais tranquilo depois de rezar, mas mesmo aos 12 anos eu sabia que isso era apenas um efeito psicológico (como dormir fingindo acreditar que você um milhão de dólares no banco  :hihi: ).
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Suyndara

• Visitante
« Resposta #16 Online: 13 de Dezembro de 2006, 11:08:20 »
o neo-tomismo tem força em muitos centros… esse imbecis que afirmam que se algo vai contra a fé, é por que está errado e não o compreendemos são como ratos… o triste é o poder que tem por ai…

Ah, vcs nem imaginam o tanto :P

Tem um professor da USP, que foi membro da Opus Dei e é a maior "autoridade" em Tomás de Aquino, ele é um dos "conselheiros" do movimento :wink: Por isso o lema é sempre "Fé e Razão"...

Eu ia até postar o link dele aqui, mas como ele ainda é meu amigo e respeita meu ateísmo, eu prefiro não zuar, afinal é um dos caras mais inteligentes que conheço :vergonha:

Quem dera ele participasse dos debates aqui...

Suyndara

• Visitante
« Resposta #17 Online: 13 de Dezembro de 2006, 11:17:19 »
Embora off-topic, achei curiosa essa questão da oração. Quando eu era garoto e católico, eu costumava rezar antes dormir. Eu também duvidava que fosse realmente necessário fazer isso (pra que é que o Cara é onisciente, pombas?!) Mas eu queria acreditar que a reza criava uma certa conexão com o divino-maravilhoso. Eu até que dormia mais tranquilo depois de rezar, mas mesmo aos 12 anos eu sabia que isso era apenas um efeito psicológico (como dormir fingindo acreditar que você um milhão de dólares no banco  :hihi: ).

Pra ser bem sincera, eu NUNCA rezei por mim mesma...achava ultra desnecessário, só rezava pelos outros...

Mas sobre a oração de cura...é muito fácil :P

Você lê alguma passagem, daquelas que falam das promessas divinas de misericórdia, coloca uma música bem tocante, depois manda abaixar a música e parte pra "terapia de grupo" (o que as pessoas ali tem na verdade é carência afetiva...se sentir amada, faz toda a diferença :wink:)

Eu costumava incentivar abraços, perdões, etc. Daí fazia um discurso bonito e poético e todos começavam a chorar, relaxavam e de fato várias pessoas conseguiam se curar de traumas (claro, eu trabalhava bem essa parte psicológica...especialmente traumas de infância)...De resto, só o fato de estarem mais calmas, despreocupadas e se sentindo protegidas faziam com que todos esquecessem as dores e os problemas :wink:

Nesse ponto, as pessoas começam a se levantar e dizer que não sentiam mais a dor na cabeça, na coluna, etc. Tem muito gente que mente e inventa curas mirabolantes: diabetes, câncer, etc.

No outro dia, as dores voltam...mas aí o padre diz que se não foi curado de fato é pq não teve Fé suficiente e por isso não "tomou posse da graça"

Trágico não? E é claro que ninguém tem coragem de admitir em público que não tem Fé e por isso a graça lhe foi tomada :vergonha:

Esse é o mistério dos milagres nos grupos de orações :wink:

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 13 de Dezembro de 2006, 13:26:26 »

:wink:

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!

Esse acervo é secreto

Digite a senha correta ou caia fora daqui!

x