Sim sim. E tem também o cartãozinho de "números de segurança" ou sei lá
Keyloggers gravam isso.
... a gente tem um cartão "físico" com vários numerozinhos.
Aí o banco pede, exemplo, o número 16: e a gente digita os 4 dígitos que correspondem a 16 no cartãozinho e não sei mais o quê. Eu prefiro ir ao banco de uma vez, sabem.
Sim, mas, se prestar atenção, o site do banco escolhe apenas um numerozinho desses por dia... O fraudador só tem que acessar no mesmo dia que você (o que costuma acontecer com a maioria das vítimas, já que os fraudadores não querem correr o risco de futuras mudanças de senhas).
Acessado uma vez, o fraudador poderá alterar seu endereço no banco e solicitar novo catão. Vai chegar bonitinho no endereço dele.
Seria mais seguro então copiar e colar a senha?!?!?! Então por que eles cismam com isso?
Ilusão de segurança... Os clientes leigos que desconfiarem que o sistema não é seguro, não acessarão...
Cada operações com Net Banking custa ao banco cerca de R$ 0,10 (dez centavos)... Já com agências físicas, o gasto é de cerca de R$ 1,10 (onze vezes mais).
Quanto mais gente utilizando, maiora economia, maior o lucro.
Fiz um programinha que captura senhas de teclados virtuais.
Demonstração com uma senha digitada no teclado virtual do Itaú:
http://www.youtube.com/v/Vyp35psskSkEle grava em vídeo a ação do mouse. Para usar para fraudes, bastaria incluir uma rotina de envio de mensagens para um FTP ou coisa que o valha.