Autor Tópico: Quase 40% dos ateus na Rússia comemoram a Páscoa  (Lida 1793 vezes)

Offline Julián

• Nível 02
  • *
Quase 40% dos ateus na Rússia comemoram a Páscoa
« Online: 08 de Maio de 2005, 22:01:36 »
Oi pessoal. É minha primeira e modesta contribuição ao fórum. Mando uma notícia lida no pravda.ru:

FÉRIAS DE PÁSCOA NA RÚSSIA

Dia 1 de Maio foi o Dia da Páscoa para o mundo ortodoxo. No seu discurso à nação, Presidente Vladimir Putin declarou que a Igreja Ortodoxa da Rússia tem uma influência crescente na Rússia e que a religião pode desempenhar um papel importante na educação das futuras gerações.

“Neste dia alegre de Primavera, gostaria de realçar especialmente a influência positiva da Igreja Ortodoxa Russa e outras confissões cristãs na formação do clima espiritual e moral na sociedade russa, na educação da geração que cresce, a solução de problemas de hoje na área de cultura e educação”, disse o Presidente.

Alexis II, patriarca de Moscovo e Toda a Rússia, disse às pessoas para partilharem seu gáudio com os familiares e pessoas que as rodeavam e pediu para lembrar os que viviam com necessidades. Referiu também que daqui a poucos dias, no 9 de Maio, o mundo inteiro estaria a celebrar a vitória sobre os Fascistas no Segundo Guerra Mundial/Grande Guerra Patriótica.

“Que a paz reina agora nos corações deles (que sofreram) e que a sua terceira idade seja digna”, acrescentou Alexis II.

10.000 participaram numa missa na Igreja de Cristo Salvador, Moscovo e cristãos ortodoxos celebraram a Páscoa um pouco por todo o mundo.

Em sondagens conduzidas para estudar as preferências dos cidadãos, 80% disseram que iriam celebrar, embora 57% disseram que prefeririam celebrar o dia 1 de Maio, dia da primavera e do trabalhador. 29% consideram o dia 1 de Maio como Feriado Oficial do Estado, enquanto outros 26% consideram esse dia como mais um dia de folga. 37% que se declararam ateus disseram que iriam celebrar a Páscoa.

Na Rússia, fazem-se bolos de Páscoa chamados Kulich, Pashka, uma espécie de doce e dão-se ovos pintados coloridos, símbolo de eternidade e fertilidade/vida.

Apesar de ateu e cético, eu acho legal comemorar a Páscoa (somente por causa da fartura de chocolate) e o Natal (pela reunião familiar). E vocês?

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
Re.: Quase 40% dos ateus na Rússia comemoram a Páscoa
« Resposta #1 Online: 08 de Maio de 2005, 23:28:44 »
Natal é uma data importante para se comemorar: é o nascimento do Papai Noel!!!  :wink:

E seja bem vindo, Julián!
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Julián

• Nível 02
  • *
« Resposta #2 Online: 09 de Maio de 2005, 07:34:06 »
Ihh, até onde eu sei, Papai Noel é um cidadão finlandês que sai da escura Lapônia todo final de dezembro para pegar um sol nos trópicos.  :lol:

Mas vocês não curtem nem um pouco o caráter "não-religioso" dessas festas? Ou só porque têm origens religiosas são boicotadas sumariamente?  :wink:

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #3 Online: 09 de Maio de 2005, 09:11:20 »
Citação de: Julián
Ihh, até onde eu sei, Papai Noel é um cidadão finlandês que sai da escura Lapônia todo final de dezembro para pegar um sol nos trópicos.  :lol:

Mas vocês não curtem nem um pouco o caráter "não-religioso" dessas festas? Ou só porque têm origens religiosas são boicotadas sumariamente?  :wink:
Ignoro completamente o caráter religioso e aproveito só o que tem de bom. Na Páscoa, mando ver nos chocolates... ;)
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

rizk

• Visitante
« Resposta #4 Online: 09 de Maio de 2005, 11:45:47 »
Uma coisa é celebrar páscoa e natal, outra é comer chocolate e encher a cara. Pelo que se lê na reportagem, estavam falando de celebrar MESMO.

Somos aqui uma família pequena: eu, meus pais, meu irmão e minha vó materna. Todos os domingos parecem iguais. A gente se reúne e faz churrasco, essas coisas.

A pessoa mais religiosa da minha casa é minha mãe, que vai mais ou menos na linha da nossa nova colega Rina; quando a gente era pequeno ela era católica mesmo e íamos na missa e tal, mas aí ela deixou de achar legal e a vida caminha bem. :lol:

Offline Bruno Faria

• Nível 11
  • *
Re: Re.: Quase 40% dos ateus na Rússia comemoram a Páscoa
« Resposta #5 Online: 09 de Maio de 2005, 12:28:40 »
Citação de: rizk
Uma coisa é celebrar páscoa e natal, outra é comer chocolate e encher a cara. Pelo que se lê na reportagem, estavam falando de celebrar MESMO.

Somos aqui uma família pequena: eu, meus pais, meu irmão e minha vó materna. Todos os domingos parecem iguais. A gente se reúne e faz churrasco, essas coisas.

A pessoa mais religiosa da minha casa é minha mãe, que vai mais ou menos na linha da nossa nova colega Rina; quando a gente era pequeno ela era católica mesmo e íamos na missa e tal, mas aí ela deixou de achar legal e a vida caminha bem. :lol:

Também tinha entendido assim.
Se comemorar a pascoa é comer chocolate e comemorar o natal é comer e beber com a família e os amigos, vou comemorar sempre!

Se é "fazer a páscoa" no sentido católico, ou assistir à missa do Galo, etc., me incluam fora dessa...
Quod dixi, dixi.

Poindexter

• Visitante
Re: Re.: Quase 40% dos ateus na Rússia comemoram a Páscoa
« Resposta #6 Online: 09 de Maio de 2005, 13:35:55 »
Citação de: Bruno Faria

Também tinha entendido assim.
Se comemorar a pascoa é comer chocolate e comemorar o natal é comer e beber com a família e os amigos, vou comemorar sempre!

Se é "fazer a páscoa" no sentido católico, ou assistir à missa do Galo, etc., me incluam fora dessa...

Vai saber de onde o jornalista tirou estes dados... esta matéria está meio com pinta de ", diz estudo".

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 09 de Maio de 2005, 16:11:15 »
eu celebro páscoa, do mesmo jeito que celebro natal.. não o lado religioso, é claro.
se bem que nem chocolante ando gostando de comer mais...
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Esperto

• Nível 25
  • *
« Resposta #8 Online: 09 de Maio de 2005, 18:43:37 »
não celebro sequer meu anivesário, quanto mais pásco e natal... |(
filosofia de um professor meu:
"A mente abre quando o cu aperta!"

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!