Autor Tópico: Dúvida sobre globo ocular  (Lida 1575 vezes)

Offline Porco

• Nível 08
  • *
Dúvida sobre globo ocular
« Online: 08 de Dezembro de 2006, 11:48:17 »
Biólogos  de plantão:

A cornea e o cristalino fazem parte do globo ocular?

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
Re: Dúvida sobre globo ocular
« Resposta #1 Online: 08 de Dezembro de 2006, 17:01:31 »
Sim.
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 08 de Dezembro de 2006, 17:08:55 »
Aproveitando esse tópico, existe transplante de cornea?
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #3 Online: 08 de Dezembro de 2006, 17:19:14 »
Sim.
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 08 de Dezembro de 2006, 17:57:52 »
Então, por exemplo se eu for fazer uma cirurgia de correção das vistas (vou fazer em breve) e ocorrer alguma falha (o laser errar o local, rejeição da cirurgia ou outro dano) posso eu fazer depois um transplante e voltar a enchergar?

Por quê os cegos não fazem transplante de cornea então?

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #5 Online: 08 de Dezembro de 2006, 18:00:40 »
Então, por exemplo se eu for fazer uma cirurgia de correção das vistas (vou fazer em breve) e ocorrer alguma falha (o laser errar o local, rejeição da cirurgia ou outro dano) posso eu fazer depois um transplante e voltar a enchergar?

Se ocorrer lesão da córnea sim. Mas o transplante não significa visão perfeita.

Por quê os cegos não fazem transplante de cornea então?

Porque lesões na córnea não são a única causa de défcit visual.

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 08 de Dezembro de 2006, 18:58:06 »
Ahh... ok. Obrigado doutor. ;)

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #7 Online: 08 de Dezembro de 2006, 19:00:25 »
Só pra deixar mais claro:

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 08 de Dezembro de 2006, 19:13:52 »
Há tempos que estava querendo postar isso.
Como surgiu o assunto do globo ocular, aproveito a deixa.
É do livro “COGNIÇÃO, CIÊNCIA E VIDA COTIDIANA”, de Humberto Maturana, logo no início do livro.

É uma das coisas mais estranhas que já li.

(...) eu, como biólogo, interessei-me pelo estudo do sistema nervoso e dos fenômenos da percepção, em particular.

(...) um experimento básico feito por um biólogo norte-americano há muitos anos, por volta de 1943, e se vocês leram “A Árvore do Conhecimento” sabem em que ele consiste. Nós, biólogos, fazemos coisas terríveis com os animais... Por exemplo, podemos pegar uma salamandra — um anfíbio com cauda que tem uma capacidade de regeneração extraordinária — e cortar-lhe a pata, que ela logo se regenera. O que acontece com os anfíbios em geral, e com as salamandras em particular, é que se alguém corta seu nervo óptico ele se regenera: o animal recupera a visão. Mas sua capacidade de regeneração é tão extraordinária que se pode, inclusive, tirar totalmente o olho da cavidade — tirar, separar dez centímetros do local onde estava e colocar de novo — que ele cicatriza, o nervo óptico se regenera, e o animal recupera a visão. É possível fazer uma coisa mais terrível ainda: pode-se tirar o olho, girá-lo 180 graus e colocá-lo de volta no lugar. Quando pomos um bichinho na frente da salamandra, ela lança sua língua e o captura. Mas se alguém gira o seu olho e põe o bichinho no mesmo lugar, a salamandra gira sua língua e a lança para trás e, é claro, erra, não o encontra.

Quando este experimento foi feito pela primeira vez, em 1943, as pessoas se perguntavam: "A salamandra aprende a corrigir sua pontaria?" Vejam que pontaria mais maravilhosa tem a salamandra, um animalzinho desse tamanho, tão pequeno: colocam a cinco centímetros de distância dela um bichinho que mede meio centímetro e ela o captura com sua pontaria certeira! Giram seu olho, esperam o nervo óptico se regenerar, colocam o bichinho no mesmo lugar e ela atira sua língua para trás. Ela erra a pontaria e as pessoas perguntam: a salamandra aprende a corrigir a pontaria? Esta é uma pergunta interessante. É uma pergunta particularmente interessante porque é cega para o que este experimento revela. Este experimento mostra que a salamandra não aponta para algo fora dela, e vou logo explicar por quê. Se alguém pergunta "a salamandra aprende a corrigir sua pontaria?", essa pergunta implica que o que a salamandra faz é apontar para um objeto em especial, Mas o que o experimento revela é outra coisa.

Ao girar o olho 180 graus, a retina posterior fica na frente, no lugar da anterior, e vice-versa; e a retina superior fica embaixo, no lugar da inferior, que vai para cima. Normalmente, se pomos um bichinho na frente da salamandra, sua imagem se forma na retina posterior, a salamandra lança sua língua para a frente e o captura. Quando giramos seu olho, a imagem do bichinho colocado à frente da salamandra se forma na retina anterior, que agora está atrás. O animal gira e lança sua língua para trás. A salamandra age como se nada lhe houvesse acontecido. Cada vez que a imagem se forma na sua retina, ela lança sua língua fazendo exatamente o mesmo procedimento, esteja ela com o olho girado ou não.

O   que esse experimento nos ensina é que o ato de lançar a língua e capturar o bichinho não é um ato de apontar para um objeto externo, mas de fazer uma correlação interna. Uma correlação entre a atividade da retina e o sistema motor da língua. Mas se a salamandra não aponta para um objeto externo, se o ato de capturar o bichinho não consiste em apontar para algo que está fora, como é que isso acontece?

"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 08 de Dezembro de 2006, 22:00:27 »
Seria algo ligado ao olfato? Ou sentir a presença daquele bicho perto da salamandra? Sei lá, tipo, ela tenta atingir o objeto em questão por faro ou coisa assim, ou alguma sensibilidade extra-sensorial.

É apenas um palpite... :|

Offline Siegfried

• Nível 12
  • *
« Resposta #10 Online: 08 de Dezembro de 2006, 22:57:10 »
Aproveitando o tópico...

Que tipo de mal a saúde seria provocado pelo hábito de ler diariamente em viagens de ônibus? (ex: 1 hora por dia).

Ouvi dizer que essa atitude destrói o Cristalino.
"Nada neste mundo nos torna necessários a não ser o amor." (Goethe)

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #11 Online: 09 de Dezembro de 2006, 00:24:59 »
Aproveitando a pergunta do Siegfried muito tempo no computador faz mesmo mal ou é mito ?

Não deseje.

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 09 de Dezembro de 2006, 08:21:27 »
Aproveitando a pergunta do Siegfried muito tempo no computador faz mesmo mal ou é mito ?

Bom, pelo que sei. Ficar muito tempo no computador, em uma distância menor que 50cm afeta a visão gradativamente.
E outra coisa, ficar em torno de 6 horas na cadeira, forma uma espécie de trombose anal, eu li isso numa reportagem não sei onde.

Não é mesmo doutor?

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #13 Online: 09 de Dezembro de 2006, 16:30:03 »
oloco estou correndo risco então.. o monitor deve ficar uns 30cms da minha cara... 17" 1024 a 75mhz
Não deseje.

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #14 Online: 09 de Dezembro de 2006, 23:57:54 »
Aproveitando o tópico…

Que tipo de mal a saúde seria provocado pelo hábito de ler diariamente em viagens de ônibus? (ex: 1 hora por dia).

Olha, eu li 'Um espelho distante' de barbara Tuchman, e mais alguns outros livros, viajando de Ribeirão Preto para São Paulo e vice-versa, por mais de ano.

E tenho a melhor visão de todos na família até hoje. :)

(Tá bom, o meu irmão não conta, é míope desde o 7 anos...)
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #15 Online: 10 de Dezembro de 2006, 16:37:57 »
Nenhum mal. Tem gente que não consegue ler em veículos em movimento porque isso causa náuseas em pessoas com predisposição a isso, outras apresentam dor de cabeça pelo esforço, mas se não sentir nada disso não vai estragar a sua visão.
É a mesma situação. Se a sua visão não for muito boa, vai cansar mais rápido, mas isso não significa que o monitor esteja prejudicando a sua visão.
E outra coisa, ficar em torno de 6 horas na cadeira, forma uma espécie de trombose anal, eu li isso numa reportagem não sei onde.
Ficar muito tempo sentado pode levar ao aparecimento de hemorróidas em que tem predisposição a isso, mas as hemorroidas tenderiam a aparecer de qualquer jeito com o tempo. Já quem tem hemorróidas podem desenvolver trombose, mas isso ocorre em hemorróidas maiores.

Offline Wolfischer

• Nível 27
  • *
  • Que sono!
« Resposta #16 Online: 16 de Dezembro de 2006, 22:27:39 »
Aproveitando o tópico…

Eu lia no ônibus desde os 7 anos de idade, nunca tive problemas com isso. O desenvolvimento da minha miopia está dentro do padrão genético da família.
Ficar muito tempo em frente ao monitor apresenta outro problema, muitas pessoas ficam mais tempo sem piscar quando olham a tela, isso causa ressecamento e irritação da córnea, bastante desconforto e risco aumentado de infecções.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!