Autor Tópico: COMPUTADOR POPULAR 100% BRASILEIRO  (Lida 970 vezes)

Offline EriCksOn Fab

• Nível 02
  • *
COMPUTADOR POPULAR 100% BRASILEIRO
« Online: 10 de Dezembro de 2006, 10:27:03 »
Pesquisadores da Unesp, a Universidade Estadual Paulista,saem na frente e apresentam o primeiro protótipo nacional do computador portátil de baixo custo. O modelo, que deverá custar pouco mais de R$ 500, já foi oferecido ao governo para o programa de inclusão digital.

O desafio do grupo de pesquisadores foi criar um computador com baixo custo, mas com tecnologia de ponta. No laboratório da Unesp, em Bauru, o trabalho, que começou um ano atrás, deu resultado.

“Ele é um equipamento popular, ele é um equipamento de baixo custo, totalmente multimídia, capaz de reproduzir MP3, passar vídeo. E ele está preparado para a TV digital que vem aí, pode servir como um pequeno PC também“, afirma o pesquisador Eduardo Morgado.

Uma das propostas dos pesquisadores era tornar confortável a utilização do equipamento. A máquina é leve – pesa 450 gramas – e não precisa de mouse. Os comandos são simples. Tudo para facilitar o uso, mesmo de quem não está acostumada a lidar com computadores.

O projeto, inédito no Brasil, pretende atender principalmente aos estudantes. “Acima de tudo, oferecer recursos como leitura de livro eletrônico, objetos educacionais, navegação na Internet”, explica o estudante Daniel Igarashi. “Tudo isso é o futuro. Ele tem um aspecto inovador, é um computador flexível e por isso pode atender a esses programas governamentais de inclusão digital”.

O que vocês acham sobre a atitude do governo brasileiro em não investir no computador popular brasileiro?.E tomando a iniciativa de investir no computador americano?mesmo a proposta de inclusão digital do brasileiro ter uma maior abrangência e uma maior eficiência:?: :?:

Quem não viu a matéria que foi passada no jornal hoje click no link abaixo.

http://gmc.globo.com/GMC/0,,2465-p-M599087,00.html

« Última modificação: 11 de Dezembro de 2006, 09:32:20 por EriCksOn_Fab »

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
Re: COMPUTADOR POPULAR 100% BRASILEIRO
« Resposta #1 Online: 10 de Dezembro de 2006, 10:49:29 »
Relaxa. Há vários fatores envolvidos nas decisões do governo. Podem ocorrer lobbys das empresas estrangeiras (como a Microsoft, por exemplo).

Se o governo está recusando um projeto bom para apoiar um projeto ruim, deve reclamar é com quem votou nos políticos atuais, que são corruptos ou ineptos. Eu lavo minhas mãos, pois não votei nos políticos que estão aí (e não votei em branco também).

O engraçado é que vem depois pessoas como o Eriol defendendo o PT (que tem uma bancada respeitável) dizendo que ele "governa pro povo". ::)
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 10 de Dezembro de 2006, 10:59:49 »
eu acho que o governo brasileiro não deveria investir em computadores at all.
o que me lembra da postura do governo indiano. percebeu que, em se tratando de educação, há coisas em que vale muito mais a pena colocar o dinheiro do que em computadores à manivela.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #3 Online: 10 de Dezembro de 2006, 11:02:28 »
eu acho que o governo brasileiro não deveria investir em computadores at all.
o que me lembra da postura do governo indiano. percebeu que, em se tratando de educação, há coisas em que vale muito mais a pena colocar o dinheiro do que em computadores à manivela.

Se for ver bem, eu ficaria mais contente se o governo fizesse a educação funcionar. Nisso, meros computadores não ajudam muito.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Temma

• Visitante
« Resposta #4 Online: 10 de Dezembro de 2006, 13:57:46 »
as minhas esperanças de que qualquer governo invista seriamente na educação nesse país são quase nulas. infelizmente. investimentos a longo prazo em educação de base não rendem votos. E isso não é obra de um só governo.

Nesse cenário, acho até válido investimentos em inclusão digital. não podemos subestimar o poder e o impacto da internet na educação. basta que as pessoas tenham o interesse de aprender.

mas esses notes são muito cafonas. dou mais apoio aos "pcs populares"

e, qual seria a configuração desse note "fabricado" no Brasil?

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 10 de Dezembro de 2006, 14:23:22 »
EriCksOn_Fab, seja bem-vindo. E procure escrever melhor, pontuando e sem CAIXA ALTA, na internet, ela significa que você está gritando. :)

Offline Felius

• Nível 34
  • *
« Resposta #6 Online: 10 de Dezembro de 2006, 16:45:20 »
R$ 500

O extrangeiro, pelos estudos atuais vai estar mais barato.
O governo nao deve apoiar alguma coisa so por que e brasileiro.
"The patient refused an autopsy."

CuritibaCetica

• Visitante
« Resposta #7 Online: 10 de Dezembro de 2006, 16:50:38 »
O assunto também é discutido em
../forum/topic=3215.25.html#msg151370

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 10 de Dezembro de 2006, 16:53:01 »
Também tenho lá minhas dúvidas sobre se o governo deveria investir nesse computadores para começar. Me parece que usar a palavra "exclusão" pode se mostrar de tremendo apelo comercial-social-emocional.... "temos que combater a exclusão digital"... quando as raízes disso estão na pobreza. (e não na desigualdade... e nem me arricaria a usar algum outro termo como "exclusão social" ou econômica, já que exclusão ao menos para mim sugere algo ativo, não um estado passivo). Se as raízes estão na pobreza, mais sentido faz em se focar nisso do que inventar uma exclusão X para tudo que não se tenha acesso sem ter uma quantidade razoável de dinheiro...... como "exclusão de opções de telecomunicação" ou "exclusão cultural" para as pessoas que não tem TV por assinatura.

Fora isso, quais desses computadores em que não se pode instalar nem desinstalar mais nada? Ouvi dizer que algum "computador popular" (ou PPC - Popular Personal Computer  :D ) era assim.

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 10 de Dezembro de 2006, 17:01:39 »
O QUE VOCÊS ACHAM SOBRE O GOVERNO BRASILEIRO NAO QUERER INVESTIR NO NOSSO COMPUTADOR POPULAR E INVESTIR NO COMPUTADOR POPULAR AMERICANO, MESMO O PESQUISADORES MOSTRAREM QUE O BRASILEIRO TEM UMA MELHOR EFICIÊNCIA E UM PROJETO DE INCLUSAO DIGITAL MAIS EFICIENTE E DE MAIOR ABRANGENCIA PARA O PUBLICO CARENTE

A pergunta não procede, da forma como está elaborada.

Não se trata de o governo querer ou deixar de querer.

A Lei das Licitações tem determinações claras e rígidas para este tipo de transação. São seus critérios que determinam o caminho a seguir.

E a Lei é a mesma, seja o governo do PT, do PSDB, do P sei lá do que.....
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Eriol

• Visitante
« Resposta #10 Online: 10 de Dezembro de 2006, 17:03:17 »
O engraçado é que vem depois pessoas como o Eriol defendendo o PT (que tem uma bancada respeitável) dizendo que ele "governa pro povo". ::)

eu não sou nenhum Lula-fanboy como você me pinta, mas tenho bem claro que Lula é preferível à Alckmin, Serra et caterva...

outro projeto similar era o padrão de tv digital brasileiro, que foi recusado... parecem que vão usar o Americano ou o Japonês... é inexplicável.

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #11 Online: 10 de Dezembro de 2006, 17:04:21 »
Os muleque roubando por causa de comida e o povo gastando dinheiro com computador... Inutilidade.

O que vai mudar na vida de um pia que passa fome se ele mexer no computador ??? nada, vai continuar passando fome.

:enjoo:
Não deseje.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 10 de Dezembro de 2006, 17:05:21 »
Eu não sei se é exeqüível, apenas ouço superficialmente das coisas e não estou muito a par dos detalhes técnicos... mas imagino que uma estratégia interessante para esse tipo de objetivo de levar o acesso à computadores às pessoas de renda mais baixa, talvez pudesse ser algo como o governo ter em alguns locais só uns poucos computadores com capacidade de processamento absurdamente alta, e através daqueles sistemas meio do tipo VNC, criar "máquinas virtuais" por internet ou rede, que poderiam ficar em bibliotecas ou coisas do tipo.

Essas máquinas terminais poderiam ser meio "low tech", porque o grosso seria feito à distância, o mais essencial seria velocidade de conexão, que se não me engano não é caro (a maior parte do preço de diferentes larguras de bandas dos provedores é "inventado", não tendo um custo adicional, me parece). Além de processamento distribuído, talvez, se puder funcionar paralelamente.

Acho que isso essencialmente necessitaria que se atualizasse os "mainframes", os computadores principais, e os terminais praticamente nunca ficariam obsoletos, a menos quando digamos, a resolução 1240*768  tiver se tornado equivalente ao que é a 640*480 hoje.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 11 de Dezembro de 2006, 04:02:24 »
olha, dinheiro não sobra no brasil. se se quer fazer a "inclusão digital" (aposto que foi um sociológo quem cunhou o termo), melhor pensar em quiosques coletivos e ciber cafés subsidiados (hein?).
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline EriCksOn Fab

• Nível 02
  • *
« Resposta #14 Online: 11 de Dezembro de 2006, 09:34:24 »
EriCksOn_Fab, seja bem-vindo. E procure escrever melhor, pontuando e sem CAIXA ALTA, na internet, ela significa que você está gritando. :)
[/quote]
oceanos ja arrumei, blz flwww

Temma

• Visitante
« Resposta #15 Online: 11 de Dezembro de 2006, 11:49:24 »
Fora isso, quais desses computadores em que não se pode instalar nem desinstalar mais nada? Ouvi dizer que algum "computador popular" (ou PPC - Popular Personal Computer  :D ) era assim.

não sei quanto a esses notes. mas os pcs populares acontece justamente o contrário. os "técos em informática" dão sempre um jeitinho

http://www.serpro.gov.br/noticiasSERPRO/20061128_04/
http://br-linux.org/linux/computador_para_todos_incentiva_a_pirataria

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 11 de Dezembro de 2006, 12:31:00 »
olha, dinheiro não sobra no brasil. se se quer fazer a "inclusão digital" (aposto que foi um sociológo quem cunhou o termo), melhor pensar em quiosques coletivos e ciber cafés subsidiados (hein?).

foi mais ou menos o que imaginei, mas integrado a bibliotecas...... o fato desses cyber cafés já não fazerem algo do tipo me faz pensar que talvez não tenha tanta viabilidade o que mencionei, mas por outro lado talvez sejam dois empreendimentos concorrentes os culpados por isso: o cyber café em si e o fornecedor de computadores...

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 11 de Dezembro de 2006, 12:34:53 »
Fora isso, quais desses computadores em que não se pode instalar nem desinstalar mais nada? Ouvi dizer que algum "computador popular" (ou PPC - Popular Personal Computer  :D ) era assim.

não sei quanto a esses notes. mas os pcs populares acontece justamente o contrário. os "técos em informática" dão sempre um jeitinho

http://www.serpro.gov.br/noticiasSERPRO/20061128_04/
http://br-linux.org/linux/computador_para_todos_incentiva_a_pirataria

Deve ser por isso então.... é uma pena que ocorra....... qual o linux mais "user friendly" que existe hoje em dia? Deviam pensar nisso, e ou num linux que imitasse o windows na maior cara de pau em tudo quanto fosse relativo a interface com o usuário, exceto pelos logos, óbvio.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #18 Online: 11 de Dezembro de 2006, 13:17:19 »
O que o governo poderia fazer era isentar totalmente de impostos (totalmente mesmo) a produção desses notebooks em território nacional. Assim poderiamos atrair tanto empresas de fora para montar esses pequenos notebooks aqui que seriam vendidos a preços baixos para os estudantes quanto empresas nacionais interessadas em produzir o produto. O governo normalmente compra PCs para por em escolas, poderia daí comprar estes notebooks que são bem mais baratos e deixá-los sobre responsabilidade das escolas.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!