Pesquisadores da Unesp, a Universidade Estadual Paulista,saem na frente e apresentam o primeiro protótipo nacional do computador portátil de baixo custo. O modelo, que deverá custar pouco mais de R$ 500, já foi oferecido ao governo para o programa de inclusão digital.
O desafio do grupo de pesquisadores foi criar um computador com baixo custo, mas com tecnologia de ponta. No laboratório da Unesp, em Bauru, o trabalho, que começou um ano atrás, deu resultado.
“Ele é um equipamento popular, ele é um equipamento de baixo custo, totalmente multimídia, capaz de reproduzir MP3, passar vídeo. E ele está preparado para a TV digital que vem aí, pode servir como um pequeno PC também“, afirma o pesquisador Eduardo Morgado.
Uma das propostas dos pesquisadores era tornar confortável a utilização do equipamento. A máquina é leve – pesa 450 gramas – e não precisa de mouse. Os comandos são simples. Tudo para facilitar o uso, mesmo de quem não está acostumada a lidar com computadores.
O projeto, inédito no Brasil, pretende atender principalmente aos estudantes. “Acima de tudo, oferecer recursos como leitura de livro eletrônico, objetos educacionais, navegação na Internet”, explica o estudante Daniel Igarashi. “Tudo isso é o futuro. Ele tem um aspecto inovador, é um computador flexível e por isso pode atender a esses programas governamentais de inclusão digital”.
O que vocês acham sobre a atitude do governo brasileiro em não investir no computador popular brasileiro?.E tomando a iniciativa de investir no computador americano?mesmo a proposta de inclusão digital do brasileiro ter uma maior abrangência e uma maior eficiência:?:
Quem não viu a matéria que foi passada no jornal hoje click no link abaixo.http://gmc.globo.com/GMC/0,,2465-p-M599087,00.html