Bom depois que eu postei esse post hoje atarde, pesquisei pacas na internet para achar assuntos a respeito. Olha que legal:
Há muitos filósofos que são estudados atualmente e não morreram ou morreram recentemente. Os filósofos que morreram recentemente: Derrida (2004), Davidson (2003), Gadamer (2002). Este conhecido de Derrida era, entre os atuais, o mais famoso.
Alguns filósofos famosos que ainda estão vivos: Rorty e Habermas. Ao mesmo tempo imagino que Newton ou Descartes não foram muito famosos fora dos âmbitos mais intelectualizados e científicos.
Sartre foi, entre os filósofos do século XX o que ficou mais famoso. Mas isso se deve mais ao fato de que ele foi escritor, dramaturgo e militante político.
Atualmente, existem uma quantidade de filósofos que são conhecidos mais entre setores especializados e, por isso, não são conhecidos de um público mais amplo. Entre os americanos menos conhecido do que Rorty e já ganhou um prémio que é considerado o nobel da filosofia.
Em relação ao leigo, acho realmente dificilmente, saberia o nome de algum filósofo, assim como um mulçumano comum dificilmente saberia o nome do novo Papa.
Acho que a filosofia de certa forma, tornou-se um campo profissional (Não sei se isso é bom ou ruim). Instituições que pesquisam ou tem que discutir ou decidir questões sobre bioética, por exemplo, fazem questão de contratar filósofos. (Isso, é claro, acontece em países desenvolvidos e não no Brasil).
Sem contar que, atualmente, a filosofia tornou-se uma espécie de entretenimento cult e exótico. Há uma enxurrada de revistas, sites e até programas de televisão que falam de filosofia e, com certeza, precisam de profissionais dessa área e não de atores e apresentadores. (ou não?)