Autor Tópico: Qual o fundamento do humor?  (Lida 1946 vezes)

Offline Porco

• Nível 08
  • *
Qual o fundamento do humor?
« Online: 11 de Dezembro de 2006, 16:43:31 »
Por que nós achamos uma coisa/fato engraçada? Por que outras coisas não têm graça nenhuma? O que nos faz rir? Qual é o fundamento e as leis gerais do humor?

rizk

• Visitante
Re: Qual o fundamento do humor?
« Resposta #1 Online: 12 de Dezembro de 2006, 11:39:19 »
Acho que o humor parte de extrapolações ou reduções absurdas - em parte das vezes, pelo menos. Vide as piadas baseadas em estereótipos.

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #2 Online: 12 de Dezembro de 2006, 11:56:58 »
Samuel, isso é tão relativo!:D O que faz um rir não faz ao outro. E além disso, quando o humor é repetitivo, a tendência é não causar o mesmo impacto vezes seguidas, portanto, o fundamento acaba sendo perdido com o tempo!:D
"Não consigo me convencer de que um Deus caridoso e onipotente teria propositalmente criado vespas parasitas com a intenção expressa de alimentá-las dentro de corpos vivos de lagartas." Charles Darwin

Offline Porco

• Nível 08
  • *
« Resposta #4 Online: 12 de Dezembro de 2006, 16:36:37 »
Concordo com todos, mas não era bem esse o ponto.

Acho que o humor parte de extrapolações ou reduções absurdas - em parte das vezes, pelo menos. Vide as piadas baseadas em estereótipos.

Sim, mas por que rimos de esteriótipos? O que quero saber não é do que rimos, mas por que rimos disso ou daquilo.

Eriol

• Visitante
« Resposta #6 Online: 12 de Dezembro de 2006, 17:28:27 »
eu sei que os judeos, talvez por sempre haver estado "fora" das sociedades nas quais viveram, tem o melhor senso de humor... Marx (Groucho pelamor...), Allen, etc...

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 13 de Dezembro de 2006, 05:32:52 »
humor tem, em 93,5% dos casos, de ser sádico.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline PauloCesar

• Nível 19
  • *
« Resposta #9 Online: 13 de Dezembro de 2006, 15:15:22 »
Concordo com todos, mas não era bem esse o ponto.
Sim, mas por que rimos de esteriótipos? O que quero saber não é do que rimos, mas por que rimos disso ou daquilo.

Parece que não há um consenso sobre isso. O riso é, entre outras coisas, uma forma de comunicação. Inclusive, acho que é interessante conhecer o trabalho do Dr. Robert Provine:
http://www.umbc.edu/psyc/faculty/provine/research.html, que, numa de suas pesquisas, constatou que 80% das risadas não tem nada a ver com situações de humor…

Acho que os pesquisadores têm tanta curiosidade quanto você.
http://www.cerebromente.org.br/n15/mente/laughter2/info-ciencia.html

Sim… concordo com o Bruno. Inclusive no Ateus.net eu criei um tópico onde discutimos esse fenômeno de sentir prazer e divertimento com o sofrimento alheio. Uma das hipóteses era que a busca por uma melhor posição social (cujo objetivo é ter as melhores oportunidades de acasalamento, passar os genes adiante) tem como um dos fatores a pior condição de um rival em potencial, que traz um tipo de satisfação que, por sua vez, pode causar o riso.

Em suma, não basta que estejamos bem, para que nos sintamos bem, é necessário que outros estejam, comparativamente, em pior situação. Nesse caso, 'rir da desgraça alheia' poderia ter esse tipo de motivação… mas como não há objetivismo na coisa, ficamos nessas especulações.

FREE YOUR MIND! - Morpheus

Luz

• Visitante
« Resposta #10 Online: 13 de Dezembro de 2006, 15:28:08 »
Eu concordo que existem situações em que a "desgraça" dos outros dá um certo prazer, mas em geral, acho que ela mais incomoda que dá prazer.

Com relação a desejarmos estar em melhor situação não há dúvidas, mas isso não significa que desejamos que os outros estejam numa situação ruim.

Você pode até desejar ter um carro melhor que o do seu amigo, por exemplo, mas nem por isso deseja que ele bata o carro. Isso pode até deixar a gente muito chateado!

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 13 de Dezembro de 2006, 17:03:31 »
não que toda desgraça cause humor, mas que quase todo humor precise de desgraça, luz.

mas há casos em que o absurdo faz o humor. como o coelhinho do monty pithon, em 'em busca do calice sagrado'. o engraçado nao é o sujeito ser degolado por um coelhinho, mas um coelhinho voador degolar o sujeito.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Luz

• Visitante
« Resposta #12 Online: 13 de Dezembro de 2006, 22:14:25 »
não que toda desgraça cause humor, mas que quase todo humor precise de desgraça, luz.

mas há casos em que o absurdo faz o humor. como o coelhinho do monty pithon, em 'em busca do calice sagrado'. o engraçado nao é o sujeito ser degolado por um coelhinho, mas um coelhinho voador degolar o sujeito.

Puxa, nunca pensei nisso: todo humor precisa de desgraça. Vou pensar... que coisa horrível! É até humorado, não?  :D

Offline Thufir Hawat

• Nível 31
  • *
  • It's easier to be terrified by an enemy you admire
« Resposta #13 Online: 14 de Dezembro de 2006, 04:36:04 »
Sempre achei que o humor estivesse ligado à quebra de expectativa... como se achar graça fosse uma resposta padrão a situações às quais nossa previsão foi tão errada que não conseguimos reagir "apropriadamente" em tempo hábil.
Mas realmente, há um tanto de sadismo ligado ao humor que não se pode negar...
Archimedes will be remembered when Aeschylus is forgotten, because languages die and mathematical ideas do not. "Immortality" may be a silly word, but probably a mathematician has the best chance of whatever it may mean.
G. H. Hardy, in "A Mathematician's Apology"

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #14 Online: 14 de Dezembro de 2006, 05:56:05 »
Sei lá tudo é relativo.

A propaganda da skol do peixe la pode ver quantas vezes quiser sempre faz rir.
Não deseje.

Offline Fred

• Nível 20
  • *
  • Hubble...out of the ordinary...out of this world.
« Resposta #15 Online: 14 de Dezembro de 2006, 16:58:39 »
O humor é ilógico.

Exato. O humor é completamente nonsense.
Não existe uma fórmula racional para fundamentar o humor. É algo 100% subjetivo e emocional
Basta fazer um simples teste...imagina um grupo de judeus contando piadas sobre judeus. Agora imaginem o mesmo grupo de judeus ouvindo as mesmas piadas sobre judeus...só que desta vez contadas por um árabe.
Não existe algo engraçado por si só. O humor depende apenas de como esse algo é percebido.
Se humor fosse algo lógico, como explicar algo deprimente como Zorra Total e A Praça É Nossa há tantos anos no horário mais nobre da televisão ?
“Não tenho medo das perguntas difíceis: tenho pavor das respostas fáceis.” A. Malcot

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 14 de Dezembro de 2006, 17:34:58 »
Se humor fosse algo lógico, como explicar algo deprimente como Zorra Total e A Praça É Nossa há tantos anos no horário mais nobre da televisão ?

o que tem a ver a lógica com o humor escrachado dos programas de sábado?
tanto em a zorra total quanto em a praça é nossa a maior parte das piadas são feitas em cima de personagens estereotipados, portanto, são sádicas. quando acontece o que chamamos de humor refinado ou inteligente, às vezes o sadismo não deixa de existir, apenas torna-se algo mais subentendido.
mas como eu já disse, também não estou dizendo que para ser engraçado tem sempre de haver desgraça. às vezes nos divertimos com o absurdo ou com o dadá mesmo.

Offline Fred

• Nível 20
  • *
« Resposta #17 Online: 15 de Dezembro de 2006, 18:36:09 »
Você está certo, Bruno. Eu mantenho a argumentação, mas a analogia realmente não foi apropriada. Uma coisa não implica na outra de fato. Valeu pelo toque ! :ok:
“Não tenho medo das perguntas difíceis: tenho pavor das respostas fáceis.” A. Malcot

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #18 Online: 16 de Dezembro de 2006, 13:04:48 »
O humor é ilógico.

pra mim é justamente ao contrário.

O fato de rir é justamente pq vc entendeu a lógica da piada. se nao entendeu, não ri.

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #19 Online: 16 de Dezembro de 2006, 13:49:26 »

Muito simples. Porque nos faz bem. Sentimos melhor, mais leves. Quando rimos dá uma sensação de recilhada, de alívio. E todos nós gostamos de nos sentir bem. Pronto.
Já sinto sua falta. Vá em paz meu lindo!

Offline Fred

• Nível 20
  • *
« Resposta #20 Online: 18 de Dezembro de 2006, 12:54:55 »
O humor é ilógico.

pra mim é justamente ao contrário.

O fato de rir é justamente pq vc entendeu a lógica da piada. se nao entendeu, não ri.

Não creio que se possa falar de lógica com algo tão subjetivo quanto o humor. Se o humor fosse lógico todo mundo acharia graça das mesmas coisas.
Se assim fosse, qual seria a lógica de rir da desgraça alheia, de piadas racistas e da deficiência de alguém ? Está claro que as situações consideradas engraçadas geralmente são as mais cruéis.
Eu posso assitir A Praça é Nossa cem vezes, entender as piadas e não achar a menor graça naquela bobagem.
E digo mais...provavelmente quem ri deste programa é que não entende nada de nada...rs...( esta é brincadeira, não faz parte do meu raciocínio )

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #21 Online: 18 de Dezembro de 2006, 14:38:51 »
A comédia na verdade é uma demonstração do nosso ego, nós rimos quando vemos algo inferior. Quando alguém bate a cabeça de maneira ridícula, quando alguém diz alguma besteira, etc. É cruel.
O que são os Simpsons? Paródias com coisas ridículas que acontece diariamente com os americanos.

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #22 Online: 18 de Dezembro de 2006, 21:38:45 »
Não entendi o emprego da palavra inferior -.-
Não deseje.

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #23 Online: 19 de Dezembro de 2006, 12:46:08 »
Não entendi o emprego da palavra inferior -.-

Concordo. Nem eu. Achei muito mal empregada.
Já sinto sua falta. Vá em paz meu lindo!

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #24 Online: 02 de Janeiro de 2007, 18:03:49 »

Não, não, 59,84 % !

O resto é cinismo e deboche.
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!