Concordo com todos, mas não era bem esse o ponto.
Sim, mas por que rimos de esteriótipos? O que quero saber não é do que rimos, mas por que rimos disso ou daquilo.
Parece que não há um consenso sobre isso. O riso é, entre outras coisas, uma forma de comunicação. Inclusive, acho que é interessante conhecer o trabalho do Dr. Robert Provine:
http://www.umbc.edu/psyc/faculty/provine/research.html, que, numa de suas pesquisas, constatou que 80% das risadas não tem nada a ver com situações de humor…
Acho que os pesquisadores têm tanta curiosidade quanto você.
http://www.cerebromente.org.br/n15/mente/laughter2/info-ciencia.htmlhumor tem, em 93,5% dos casos, de ser sádico.
Sim… concordo com o Bruno. Inclusive no Ateus.net eu criei um tópico onde discutimos esse fenômeno de sentir prazer e divertimento com o sofrimento alheio. Uma das hipóteses era que a busca por uma melhor posição social (cujo objetivo é ter as melhores oportunidades de acasalamento, passar os genes adiante) tem como um dos fatores a pior condição de um rival em potencial, que traz um tipo de satisfação que, por sua vez, pode causar o riso.
Em suma, não basta que estejamos bem, para que nos sintamos bem, é necessário que outros estejam, comparativamente, em pior situação. Nesse caso, 'rir da desgraça alheia' poderia ter esse tipo de motivação… mas como não há objetivismo na coisa, ficamos nessas especulações.