Joaquim, respira. Vc tá muito bravo. O fato é que nem eu, NEM VOCÊ, sabemos precisamente o que aconteceu.
Nenhuma escola que eu conheço expulsa professores assim, por nada. Não sabemos se houve alguma coisa anterior a isso que tenha desencadeado. É provável - ainda mais a fonte sendo "notícias populares", a gente já sabendo muito bem que eles escolhem as partes mais cabeludas das histórias.
Não foi por "nada". A professora falou pra molecada que Papai Noel não existe, os pais ficaram sabendo, ficaram revoltados e foram protestar na escola. Talvez a professora já tivesse feito algo antes que não tivesse agradando aos coordenadores. Mas que foi porque falou que Papai Noel não existia, isto foi. Não foi por "nada". Estamos de acordo aqui, pelo menos, certo?
De um modo ou de outro, sala de aula é um espaço pra disseminar o conhecimento. Não se fala de papai noel, não se fala de fada nem de espírito nem de metafísica e Deus em sala de aula. FIM.
É...
Os pais inventam, eles que se virem. Falta de bom-senso não justifica uma demissão, mas até aí, convenhamos, a história não está bem-contada. Posso pensar em uns 6 cenários diferentes, e vc também, então nem sei porque essa discussão.
Tem razão. Mas como disseram, poderia muito bem ter sido o porteiro do prédio em que moram, o motorista do ônibus ou qualquer outra pessoa. De fato, as crianças não estão livres de serem ensinadas a verdade.
Essa professora dava aula de quê? Pra crianças de que série? Em colégio público ou particular? Se particular, religioso ou laico? Qual o contexto em que ela disse isso? Ela abriu processo contra a escola pela demissão? O que foi alegado pela escola, e pela professora, pelos pais, pelo juiz? Etc?
É verdade, deveríamos saber disto para analisar melhor. Mas como eram crianças de seis anos, acho que estavam na alfabetização.
Nenhuma das duas matérias responde a isso tudo. O fato é que, se eventualmente eu passasse a conversa da fada do dente para os meus filhos, eu realmente NÃO GOSTARIA que viessem estragar a coisa. A fada do dente é uma estratégia de compensasão para a criança, e ninguém tem o direito de tirar isso dela e nem de mim. Papai Noel idem: é estratégia de compensação e disciplina e demonstração de amor em muitas famílias.
Não gostaria, certo. Ninguém tem direito VÍRGULA. O fato é que, quer queira quer não, feliz ou infelizmente, ninguém comete um crime ao falar a verdade, mesmo que seja dura. Uma criança de 6 anos não vai sofrer nenhum trauma se souber que Papai Noel não existe. Isto é apenas uma fábula dentre uma das milhões que existem no mundo para as crianças.
Pode não ser o melhor a fazer - e eu acho que não é, mesmo - mas até aí, cada pai deve responder pelo que faz. Eles que iam ter que "desinventar" o papai noel, mesmo.
Acho que na verdade as crianças vão aprendendo sozinhas que Papai Noel e qualquer outro histórinha não existe ou que não é de verdade.
Acho engraçado esse pessoal. Quando o pai de vocês morrerem, imagino que vocês vão ter toda a coragem ateísta homem-bomba de chegar pra sua mãe e dizer "não vai pro céu não, vocês nunca vão se reencontrar, bwahahaha". ![Mad :x](../forum/Smileys/default/icon_mad.gif)
Por favor, é diferente de dizer que Papai Noel não existe, né. É claro que ninguém vai chegar para uma criança de 5 anos e falar sobre a morte do pai, da mãe ou de algum ente querido de forma tão explícita e "pesada", até porque a criança ainda não tem muito idéia do que seja a morte. É possível contar a verdade, mas de forma mais amena, sendo eufemista, basta usar a criatividade.
Uma boa idéia para fazer as crianças já terem algum entedimento sobre a morte é criarem algum peixinho, por exemplo, e quando ele morrer a pessoa já vai explicando e ensinando pra criança o que é a morte. Aí quando chega a morte de uma pessoa, um ente querido, a criança já vai tá preparada de uma forma e já vai ter uma noção.
![OK! :ok:](../forum/Smileys/default/icon13.gif)
Papai Noel e a coisa toda do natal, com presentes, árvores, banquete e tal, não tem NADA a ver com o cristianismo. Tanto se me faz se o Nicolau é santo - até aí, Nuno Álvares também é santo. E eu queria realmente saber o que são Nicolau tem a ver com o papai noel. Papai noel não é santo que ajuda os pobres e crianças carentes, pelo contrário.
Qualquer pessoa cristã explicaria isso melhor que eu. O Natal, pra um cristão, é a celebração do nascimento de cristo - muitos deles, porém, dizem que não há no Livro nenhuma menção ao 25 de dezembro. Dizem as más línguas que a data foi "chupinhada" das celebrações que os pagãos faziam no solstício de inverno.
Em todos os sentidos, as festas de Natal são pagãs. Mesmo a gente que é ATEU adora as comidinhas e trocar presentes e tudo o mais. Conforme-se.
Claro que Papai Noel tem ligação com Cristianismo. Não é uma autentica ligação, mas é ligado, sim.
A figura de Papai Noel se apresenta justamente na época da "comemoração do nascimento do menino Jesus", se não fosse o Natal, este Papai Noel apareceria, apareceria em alguma data sem ser o Natal?
Como eu disse, pode não ter uma ligação autentica com o Natal. Mas é uma fábula que surge e entra em ação somente e diretamente no Natal. Além disto, não foi inspirado no tal santo padroeiro? Acha que se "Papai Noel" tivesse sido inspirado por um ateu, ele existiria no Natal, onde o santo que o inspirou e todos os cristãos comemora o nascimento de Cristo?
Em todos os sentidos, as festas de Natal são pagãs. Mesmo a gente que é ATEU adora as comidinhas e trocar presentes e tudo o mais. Conforme-se.
Acho que qualquer capitalista materialista como nós adoraria, oras.
Eu não gosto do Natal. Desde que me tornei ateu não compartilho mais desta hipocrisia. É uma data que, embora com raízes pagãs, se transformou num grande dia de hipocrisia cristã. Eu, sinceramente, preferiria que não existisse toda esta hipocrisia do que ganhar alguns presentinhos. Não sou tão materialista assim. É a minha opinião, se eu estiver errado em alguma coisa, me corrijam.
Abraços, mimi.