Não podemos considerar alguns ambientalistas como fanáticos? Mas não é justificável?
Dr. Manhattan, fanatismo é seguir fervorozamente algo. Até onde sei (corrijam-me se estiver errado), não é necessariamente relativo a crenças, e sim em uma idéia que pode ter sido retirada na razão.
Você está equivocado. O fanático não é simplesmente alguem que acredita profundamente em algo. Eu acredito na teoria quântica, mas isso não me torna um fanático. O fanático é alguem que acredita na
impossibilidade de estar errado, e que rejeita qualquer evidência contrária à sua crença. A crença racional surge através da interação das idéias com a lógica e a realidade. No momento em que a crença pessoal do fanático é derrotada nesse embate, o fanático rejeita a lógica - e, no final das contas, a realidade. Uma pessoal racional sempre admite a possibilidade de estar errada.
O risco do fanatismo surge justamente pelo fato de o fanático poder justificar qualquer ação, não importa quão moralmente questionável, através de sua crença (afinal, ele
não pode estar errado) .
Existem ambientalistas fanáticos, e esses podem causar mais dano que benefício à causa ambientalista. Existem pessoas, por exemplo, que se recusam a aceitar que a energia nuclear possa causar menos impacto no ambiente que a energia hidroelétrica - apesar de os dados confirmarem isso.
Um outro exemplo de fanáticos são os membros de grupos radicais de defesa dos animais, que chegam a fazer ataques terroristas. Você pode mostrar dados e pesquisas que indicam a necessidade do uso de animais em experiências, mas essas pessoas não vão mudar de idéia.