Autor Tópico: Eu vejo Deus como uma idéia infantil  (Lida 687 vezes)

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
Eu vejo Deus como uma idéia infantil
« Online: 13 de Dezembro de 2006, 19:31:57 »
Quando eu era criança, acreditava em Deus, e rezava por razões idiotas. Simplesmente por ter ouvido sobre. Nessa época não me preocupava com o sentido da vida.

Quando comecei a me preocupar, desenvolvi um aspecto cético, de criticar e questionar. Assim, logo Deus desmoronou, tornou-se um conto de fadas, junto com Papai Noel e afins.

Simplesmente, pensando sobre o que é: "O universo é guiado por um poderoso pai protetor que nos ama", já me soou como um legítimo conto de fadas, idêntico a de crianças que acreditam nas histórias de Alice no País das Maravilhas, um mundo mágico, uma fuga da realidade.

O sentido cético ainda fez-me aprofundar e chegar a pergunta de onde a idéia surgiu, como o Deus dos povos antigos serve para explicar o porque dos trovões, das Igrejas que manda para o Inferno os que não pagam dizimo, da sociedade machista é imagem e semelhança do sexo masculino e dos pobres e oprimidos que os protege e um dia seu sofrimento será recompensado. Vi em uma entrevista com George Lucas, onde ele sugere que Darth Vader era popular entre as crianças pois elas não tinham poder, e Darth Vader é o mais poderoso.

Fácil de entender de onde veio. E quando pede-se evidências, é extremamente subjetivo e possui argumentos suicidas do tipo "só irá aparecer para você se tiver fé", além é claro, de que mesmo como todo crente tendo visto-o e certeza da existência, possui explicações de como é invisível e inacessível para a ciência. Aliás, o argumento sobre crer e só assim chegar até você também é utilizado com a fábula do Pai Natal.

O sentido cético não permitiu Deus para mim, me soou totalmente infantil e materialização de povos antigos.
Hoje em dia, é Papai Noel, só que esse quem acredita são adultos.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
Re: Eu vejo Deus como uma idéia infantil
« Resposta #1 Online: 13 de Dezembro de 2006, 20:03:30 »
Concordo quase totalmente com você. Exceto que ao longo da história, muitos crentes tentaram conciliar sua fé com a realidade do mundo criando deuses mais abstratos. Só que esses deuses, como o de Espinoza, só existem mesmo para o consumo de intelectuais. O povão mesmo parece preferir acreditar na figura antropomorfizada do "papai-do-céu".

Aliás, o argumento mais convincente para mim, contra a existência dos deuses dos teístas (e que nunca uso em discussões) é o que chamo de Argumento Estético. A cosmogonia e a própria idéia de divindade que os teístas apresentam invariavelmente ofendem o meu sentido estético :). O deus dos teístas é demaisadamente mesquinho, vaidoso e simplesmente feio demais para merecer qualquer tipo de adoração.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!