Autor Tópico: Evolução humana  (Lida 1627 vezes)

Offline Marcel

• Nível 12
  • *
Evolução humana
« Online: 15 de Dezembro de 2006, 00:20:39 »
    Qual teoria (além de possuir mais evidências) é a mais aceita atualmente pela comunidade científica:
   A teoria de que o Homo sapiens surgiu na África, ou a teoria de que o Homo sapiens surgiu simultaneamente em diversas partes do mundo (evolução multirregional)?????

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
Re: Evolução humana
« Resposta #1 Online: 15 de Dezembro de 2006, 10:06:44 »
A maioria das evidências levam à África!
"Não consigo me convencer de que um Deus caridoso e onipotente teria propositalmente criado vespas parasitas com a intenção expressa de alimentá-las dentro de corpos vivos de lagartas." Charles Darwin

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #2 Online: 15 de Dezembro de 2006, 13:50:49 »
Dá uma olhada em:

Clube Cético > Discussões > Notícias e Mídia > Fósseis confirmam origem do homem moderno.

que eu postei e parece que ninguém gostou.
Já sinto sua falta. Vá em paz meu lindo!

Offline Orphao

• Nível 00
  • *
« Resposta #3 Online: 09 de Janeiro de 2007, 19:00:49 »
 Marcel...a maior parte das discussões parece centrar não mais sobre o "aonde" mas o "quando" da emergência do homem moderno. Dentro da "Out of Africa Hypothesis" existe ainda a possibilidade de que tenha sido ou concomitante a emergência do Homo erectus (approx. 1,8 Myr) e de outros comportamentos como o desenvolvimento de cultura lítica sofisticada e a caça de mamíferos maiores.

Essa hipótese tradicional sofreu, no entanto, alguns ataques, por exemplo após a descoberta de um espécime de Homo erectus em Dmanisi, na Geórgia (no Cáucaso...não nos EUA...) que aparentemente não tinha uma capacidade craniana tão significativa e nem mesmo uma tecnologia lítica tão desenvolvida como a de outros sítios africanos. Um outro problema surgiu dos estudos dos anos 80 com filogenias baseadas em DNA mitocondrial e sequencias do cromossomo Y, que sigeriram multiplas ondas de diversificação a partir do leste africano e uma origem bem mais recente. 
"the world needs to wake up from its long nightmare of religious belief"   Steven Weinberg

"Even if the open windows of reason at first make us shiver after the cosy indoor warmth of traditional humanizing myths,in the end the fresh air brings vigour, and the great spaces have a splendour of their own"
Bertrand Russell

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #4 Online: 10 de Janeiro de 2007, 10:12:11 »
 :?: Eu não estou por dentro deste assunto (apesar de me interessar e de as vezes pesquisar) e vou fazer uma pergunta que pode ser estúpida, mas agradeço se alguém responder esta minha curiosidade…
Porque o homem se desenvolveu mais mentalmente na Europa do que na África??
Atenção…quando digo "África" estou pensando naquelas tribos que vivem ainda em palhoças e vivem para caçar e procriar!! e que nem sequer imaginam que existe um "outro mundo" civilizado para além do deles...
« Última modificação: 10 de Janeiro de 2007, 10:16:16 por Alegra »

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #5 Online: 10 de Janeiro de 2007, 10:23:00 »
Mas por que você acha que houve um desenvolvimento mental (e não técnico) maior na Europa?

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 10 de Janeiro de 2007, 10:35:24 »
Alegra, eu não diria que foi um desenvolvimento mental, mas tecnológico, como salientou o Dbohr.

Recomendo a leitura do livro "Armas, germes e aço" do Jared Diamond, em que ele aborda essa questão. Como preview, dê uma lida neste artigo, em que ele expõe sinteticamente os argumentos desenvolvidos no livro:

Porque a história humana se desenvolveu de maneira diferente em diferentes continentes nos últimos 13.000 anos?
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #7 Online: 10 de Janeiro de 2007, 10:43:19 »
Mas por que você acha que houve um desenvolvimento mental (e não técnico) maior na Europa?

Alegra, eu não diria que foi um desenvolvimento mental, mas tecnológico, como salientou o Dbohr.

Recomendo a leitura do livro "Armas, germes e aço" do Jared Diamond, em que ele aborda essa questão. Como preview, dê uma lida neste artigo, em que ele expõe sinteticamente os argumentos desenvolvidos no livro:

Porque a história humana se desenvolveu de maneira diferente em diferentes continentes nos últimos 13.000 anos?

Pô legal!!! Vou lá!
E obrigado!!

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #8 Online: 10 de Janeiro de 2007, 11:04:39 »
Excelente artigo, Angelo.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 11 de Janeiro de 2007, 04:40:02 »
É bom mesmo, melhor só o livro. Mas tem um deslize de tradução:

"Dois povos nativos americanos, os incas e os astecas, governavam impérios com ferramentas de ferro e estavam começando a experimentar o bronze."

( Two Native American peoples, the Incas and Aztecs, ruled over empires with stone tools and were just starting to experiment with bronze)

Ferramentas de pedra, e não de ferro.

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #10 Online: 11 de Janeiro de 2007, 08:09:44 »
Algumas ressalvas a Jared Diamond (jade-diamante?):

-> O império inca era recente, dominado por uma elite que estava em conflito
-> O império asteca também era recente: 200 anos antes tinham chegado do atual Novo México e subjugado outros povos da região, os obrigando a pagar tributos inclusive com vidas humanas, e ganhando o ódio deles.
-> Cortés não venceu com canhões. Ele usava a pouca artilharia que tinha para assustar os mensageiros ou os reis de povos que desejava convencer de que poderos (e imortal, há uma passagem onde eles escondem o corpo de um dos espanhol morto para que os nativos não o vejam).
-> Cortés venceu por ter se aliado a muitos povos da periferia de Tenochititlán, que o ajudaram, aconselharam e lutaram com ele
-> Montezuma era extremamente supersticioso, indeciso e inepto para as armas. Inclusive, o seu irmão (que seria o equivalente a um general) quando o alertou dos invasores não terem 'caído do céu', foi expulso da cidade, e com ele se retiraram os maiores guerreiros e lutadores, que só voltariam após Cortés sair da cidade, se armar a revolta (La Noche Triste). Cortés teve que tomar a cidade por asalto, o que demorou semanas, e onde lutaram dezenas de milhares de … índios ! Astecas contra todos os outros (zapotecas, mapotecas, bibliotecas e tudo o mais ! :) :) :) )

Eu entendo que Diamond está certo quanto a Eurásia, mais como uma longa arena de competição entre povos, que acaba por gerar um europeu organizado, militarizado, agresivo, colonizador. Mas o que vejo é que os chamados 'povos indoarianos' lutaram entre si por milhares de anos, e desenvolveram técnicas desconhecidas pelos astecas/incas. Da mesma forma que os povos celtas cairam um a um ao asalto romano, assim como já tinham caído os persas ante Alexandre, um desenvolvimento militar que foi se aperfeiçoando por milhares de anos, e a sorte de que os grandes impérios estavam em decadência, facilitaram o desembarco e invasão de uns poucos espertos antes milhares.

Outras questões como enfermidades, também são importantes. Afinal, os asiáticos e europeus do século XV já tiham passado pela peste negra. Se algum desenvolvimento tivesse apoiado os olmecas a fazer excursões navais e tivessem chegado 1340 e tal, a estória seria beeem diferente. (Aliás, quase uma vida atrás, nos meus vinte anos, escrevi uma série de contos com esse assunto: 'maias' invadindo França em 1200, formando um pequeno protetorado, resistindo à peste negra, e contribuindo para a invasão árabe a Europa, com árabes e incas dominando o mundo, hehehe. Um exemplo está na internet e se chama 'Dança ao sol alheio' http://www.geocities.com/jdrham/po_cndan.htm; é um conto passável mas descreve que sim é possível, mas enfim, é Diamond contra mim).

« Última modificação: 11 de Janeiro de 2007, 08:13:00 por jcatino »
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #11 Online: 11 de Janeiro de 2007, 13:57:54 »

Obrigadíssima, Angelo Melo! E também aos outros que responderam
Só agora consegui sentar e ler o texto (imprimido são 9 páginas) e achei muito esclarecedor apesar de bem resumido. O livro deve ser ótimo.
Chego a conclusão de que a necessidade também foi um motivo pelo qual uns povos se desenvolveram mais que outros. Acho que  sobreviver na Europa era mais difícil do que em outros continentes por ter mais população. Estou errada?

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #12 Online: 25 de Janeiro de 2007, 08:34:08 »
Uma observação:Os arqueólogos diferenciam-se dos paleontólogos porque trabalham com restos de seres humanos e vestigios da sua atividades. Normalmente, procuram comprender as atividades humanas em determinado período da história da Terra. A paleontologia estuda todos os organismos que viveram na Terra, incluindo a evolução primata-homem, mas não o ser humano como o conhecemos hoje, pois o estudo antropológico e cultural se restringe à arqueologia. A paleontologia estuda organismos mortos ate 11.000 anos, pois nem todo resto de ser vivo preservado em sedimentos, rochas, gelo e âmbar é um fóssil.
Erivelton, O profeta dos ateus. Tudo pela paz

Atheist

• Visitante
« Resposta #13 Online: 01 de Fevereiro de 2007, 02:58:26 »
Uma observação:Os arqueólogos diferenciam-se dos paleontólogos porque trabalham com restos de seres humanos e vestigios da sua atividades. Normalmente, procuram comprender as atividades humanas em determinado período da história da Terra. A paleontologia estuda todos os organismos que viveram na Terra, incluindo a evolução primata-homem, mas não o ser humano como o conhecemos hoje, pois o estudo antropológico e cultural se restringe à arqueologia. A paleontologia estuda organismos mortos ate 11.000 anos, pois nem todo resto de ser vivo preservado em sedimentos, rochas, gelo e âmbar é um fóssil.

Erivelton, sempre que usar textos externos, por favor cite a fonte. É algo ético sem falar que não fazê-lo viola os direitos autorais.

No caso acima:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Paleontologia

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!