Algumas ressalvas a Jared Diamond (jade-diamante?):

O império inca era recente, dominado por uma elite que estava em conflito

O império asteca também era recente: 200 anos antes tinham chegado do atual Novo México e subjugado outros povos da região, os obrigando a pagar tributos inclusive com vidas humanas, e ganhando o ódio deles.

Cortés não venceu com canhões. Ele usava a pouca artilharia que tinha para assustar os mensageiros ou os reis de povos que desejava convencer de que poderos (e imortal, há uma passagem onde eles escondem o corpo de um dos espanhol morto para que os nativos não o vejam).

Cortés venceu por ter se aliado a muitos povos da periferia de Tenochititlán, que o ajudaram, aconselharam e lutaram com ele

Montezuma era extremamente supersticioso, indeciso e inepto para as armas. Inclusive, o seu irmão (que seria o equivalente a um general) quando o alertou dos invasores não terem 'caído do céu', foi expulso da cidade, e com ele se retiraram os maiores guerreiros e lutadores, que só voltariam após Cortés sair da cidade, se armar a revolta (La Noche Triste). Cortés teve que tomar a cidade por asalto, o que demorou semanas, e onde lutaram dezenas de milhares de … índios ! Astecas contra todos os outros (zapotecas, mapotecas, bibliotecas e tudo o mais !

)
Eu entendo que Diamond está certo quanto a Eurásia, mais como uma longa arena de competição entre povos, que acaba por gerar um europeu organizado, militarizado, agresivo, colonizador. Mas o que vejo é que os chamados 'povos indoarianos' lutaram entre si por milhares de anos, e desenvolveram técnicas desconhecidas pelos astecas/incas. Da mesma forma que os povos celtas cairam um a um ao asalto romano, assim como já tinham caído os persas ante Alexandre, um desenvolvimento militar que foi se aperfeiçoando por milhares de anos, e a sorte de que os grandes impérios estavam em decadência, facilitaram o desembarco e invasão de uns poucos espertos antes milhares.
Outras questões como enfermidades, também são importantes. Afinal, os asiáticos e europeus do século XV já tiham passado pela peste negra. Se algum desenvolvimento tivesse apoiado os olmecas a fazer excursões navais e tivessem chegado 1340 e tal, a estória seria beeem diferente. (Aliás, quase uma vida atrás, nos meus vinte anos, escrevi uma série de contos com esse assunto: 'maias' invadindo França em 1200, formando um pequeno protetorado, resistindo à peste negra, e contribuindo para a invasão árabe a Europa, com árabes e incas dominando o mundo, hehehe. Um exemplo está na internet e se chama 'Dança ao sol alheio'
http://www.geocities.com/jdrham/po_cndan.htm; é um conto passável mas descreve que sim é possível, mas enfim, é Diamond contra mim).