Autor Tópico: Cientistas descobrem a quarta dimensão do Universo!  (Lida 2356 vezes)

Offline Arquimedes

• Nível 13
  • *
Cientistas descobrem a quarta dimensão do Universo!
« Online: 15 de Dezembro de 2006, 15:40:38 »
Será mesmo que a ciência chegou ao ponto de descobrir a quarta dimensão do Universo? Abaixo o link:

http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=010130060526

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
Re: Cientistas descobrem a quarta dimensão do Universo!
« Resposta #1 Online: 15 de Dezembro de 2006, 17:02:05 »
É a Teoria das Supercordas na área.

Na verdade, seria a quarta dimensão espacial.

O tempo também é considerado uma dimensão, segundo a Relatividade.

A física teórica Lisa Randall também tem propostas nessa linha de investigação.

Além de ser a primeira mulher titular na cadeira de Física em Harvard, a universidade mais conceituada do mundo, ela coleciona primeiras titularidades femininas em Princeton e no MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts).

Foi a física teórica mais citada do planeta durante cinco anos, com mais de 10 mil citações.

- O grande colisor de partículas do Cern (Conselho Europeu para a Pesquisa Nuclear, localizado na Suíça) denominado LHC, que começa a funcionar em 2007, pode comprovar partes da sua teoria envolvendo outras dimensões. A sra. sugeriu algum tipo de experiência específica?

Dou sugestões e depois estudo e interpreto resultados. Realmente estou interessada em algumas "assinaturas" que podem aparecer nos experimentos. Se a teoria com a qual explicamos a fraqueza da gravidade for correta, vão aparecer rastros de partículas chamadas Kaluza-Klein, que teoricamente viajam em outras dimensões. Estudando massa e propriedades dessas partículas vamos poder inferir a existência de outras dimensões. É por isso que essas teorias são tão instigantes. Se estiverem corretas, vamos saber nos próximos cinco anos. O LHC (Grande Colisor de Hádrons) do Cern, um enorme acelerador de partículas que vai colidir prótons, terá energia suficiente para criar partículas que viajam em outras dimensões, se elas existirem. Medindo massas e propriedades dessas partículas vamos poder aprender sobre outras dimensões.

Entrevista completa em Jornal da Ciência da SBPC:
http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=33360

Aqui também há algo bem interessante.
UOL Mídia Global
Faltam dois anos para a humanidade desvendar mistérios fundamentais do universo:
http://noticias.uol.com.br/midiaglobal/prospect/2005/09/01/ult2678u27.jhtm
« Última modificação: 15 de Dezembro de 2006, 17:09:00 por HSette »
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #2 Online: 15 de Dezembro de 2006, 18:44:59 »
Interessante. Mas o artigo do link tem umas incorreções: que eu saiba, não é a Relatividade Geral que diz que os mini-buracos negros primordiais não existem hoje. Isso seria uma consequência da perda de massa desses buracos através da emissão de radiação de Hawking, que é um efeito quântico. Pelo que entendi então, essa teoria nova impõe limites para essa emissão, de forma que eles ainda podem existir. Aliás, imagino o que aconteceria se um desses buracos negros fosse encontrado no sistema solar...
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Emilson

• Nível 10
  • *
« Resposta #3 Online: 16 de Dezembro de 2006, 01:36:09 »
Será mesmo que a ciência chegou ao ponto de descobrir a quarta dimensão do Universo? Abaixo o link:

http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=010130060526

Por enquanto e' teoria, assim como muitas outras que surgiram a partir da teoria das cordas.  So' tera' um primeiro suporte observacional se os padroes de interferencia nos raios gama, que eles julgam serem caracteristicos dos tais pequenos buracos-negros, forem detectados. Porem, a primeira pergunta que vem a cabeca e' se nao haveria outra hipotese para explicar esses padroes.

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 16 de Dezembro de 2006, 08:32:44 »
Aproveitando o Tópico...

Relendo o texto da Lisa Randall linkado acima, ela cita que até aquela época (o texto é de 09/2005), nenhum quark pesado “desacompanhado” havia sido detectado.
Coincidentemente, esta semana vi essa notícia.

Quark top ‘desacompanhado’ visto em acelerador
Posted Dezembro 14th, 2006 by
O quark top, a mais pesada das partículas elementares, com a massa de um átomo de ouro, surgiu isoladamente em colisões entre prótons e anti-prótons no acelerador de partículas Tevatron, do Fermilab, em Batavia, Ilinois, EUA. A descoberta foi divulgada em um seminário, no Fermilab
O evento raríssimo aconteceu em 62 das bilhões de colisões registradas entre 2002 e 2005 pelo detector DZero. Foi descoberto pelo trabalho de uma equipe internacional de pesquisadores liderada por Ann Heison, da Universidade da Califórnia, em Riverside, EUA. Os resultados foram submetidos para publicação na Physical Review Letters.

Em geral, o quark top surge em colisões acompanhado de sua antipartícula, o anti-quark top, cuja única diferença é ter uma carga elétrica oposta a dele. Para observar o evento mais raro do aparecimento de um top sem sua anti-partícula os pesquisadores tiveram que aperfeiçoar a “peneira” computacional que seleciona os possíveis candidatos entre todos os registros de colisões.
A freqüência do fenômeno concorda com a previsão teórica, que assume existirem apenas seis tipos de quarks na natureza. Os dois tipos mais leves de quarks, o up e o down, se juntam em trios que constituem os prótons e os neutrons de nossos átomos. Os demais — charm, strange, bottom e top — existem por breves instantes em situações que concentram muita energia em pouco espaço, como nas colisões em aceleradores e no início do universo, após o big bang.

(Fonte: Interactions.org )
http://www.interactions.org/cms/?pid=1024772
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #5 Online: 16 de Dezembro de 2006, 12:37:17 »

O quark top, a mais pesada das partículas elementares, com a massa de um átomo de ouro, surgiu isoladamente em colisões entre prótons e anti-prótons no acelerador de partículas Tevatron, do Fermilab

Anti-prótons?!!!?

uadarel! o pessoal ja ta trabalhando com anti-matéria e ninguem me avisou???

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 16 de Dezembro de 2006, 12:42:41 »
Anti-prótons?!!!?

uadarel! o pessoal ja ta trabalhando com anti-matéria e ninguem me avisou???
Desde 1932.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Huxley

• Nível 18
  • *
« Resposta #7 Online: 16 de Dezembro de 2006, 12:45:50 »
Na realidade, a quarta dimensão já foi descoberta a muito tempo e se chama tempo.Se formos considerar quarta dimensão espacial, aí sim o termo seria correto.Mas acho que para descobrirmos se ele existe, só quando o CERN estiver pronto mesmo.
"A coisa mais importante da vida é saber o que é importante". Otto Milo

Meu blog: http://biologiaevolutiva.blogspot.com

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #8 Online: 16 de Dezembro de 2006, 12:47:43 »
Desde 1932.

:demente: :demente:

Seria muito perdir uma explicação ou alguma dica de leirura sobre isso???

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 16 de Dezembro de 2006, 13:15:11 »
Desde 1932.

:demente: :demente:

Seria muito perdir uma explicação ou alguma dica de leirura sobre isso???
A existência do pósitron, a anti-partícula do elétron, foi prevista por Dirac em 1928. Quatro anos mais tarde, Carl Anderson fez a primeira detecção experimental do pósitron. Atualmente anti-partículas e até anti-átomos de hidrogênio são produzidos pelos grandes centros, como o CERN, e usados em pesquisas.

O tomógrafo PET, usado em medicina, faz uso da aniquilação pósitron-elétron para criar imagens médicas. Existem também estudos, como o que postei aqui sobre o uso de anti-prótons no tratamento de câncer.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #10 Online: 16 de Dezembro de 2006, 14:46:04 »
Na realidade, a quarta dimensão já foi descoberta a muito tempo e se chama tempo.Se formos considerar quarta dimensão espacial, aí sim o termo seria correto.Mas acho que para descobrirmos se ele existe, só quando o CERN estiver pronto mesmo.
Não gosto de usar o termo “quarta dimensão” para designar o tempo. Pra mim, qualquer referência à quarta dimensão se refere a dimensão espacial.

Textos como este explicam melhor sobre a quarta dimensão. Mas resumindo, é uma dimensão a se acrescentar às três outras: altura, largura e comprimento.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Thufir Hawat

• Nível 31
  • *
  • It's easier to be terrified by an enemy you admire
« Resposta #11 Online: 16 de Dezembro de 2006, 17:51:18 »
Huxley, não é por mal, mas você não quis dizer LHC em vez de CERN?
Archimedes will be remembered when Aeschylus is forgotten, because languages die and mathematical ideas do not. "Immortality" may be a silly word, but probably a mathematician has the best chance of whatever it may mean.
G. H. Hardy, in "A Mathematician's Apology"

Offline Huxley

• Nível 18
  • *
« Resposta #12 Online: 16 de Dezembro de 2006, 22:12:33 »
Huxley, não é por mal, mas você não quis dizer LHC em vez de CERN?

Ah, foi mal se eu não sou bom de gravar nomes.É aquele acelerador de partículas que Hawking diz em "O Universo numa Casca de Noz" que irá esclarecer se estamos ou não numa casca de noz (mundo-brana) e que estaria pronto em 2007.
"A coisa mais importante da vida é saber o que é importante". Otto Milo

Meu blog: http://biologiaevolutiva.blogspot.com

Offline Emilson

• Nível 10
  • *
« Resposta #13 Online: 16 de Dezembro de 2006, 23:18:53 »
Textos como este explicam melhor sobre a quarta dimensão. Mas resumindo, é uma dimensão a se acrescentar às três outras: altura, largura e comprimento.

Extraído do texto que vc citou:
"Nada existe nas teorias matemáticas que limite em três o número máximo de dimensões de um espaço."

De fato, na matemática vc pode ter infinitas dimensões (vide o espaço de Hilbert). O problema é que todas as observações físicas até hoje podem ser descritas com 3 dimensões espaciais e 1 dimensão temporal. Eu particularmente não vejo razão para que as observações com o LHC não possam também serem descritas com as dimensões usuais.

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #14 Online: 16 de Dezembro de 2006, 23:58:25 »

Extraído do texto que vc citou:
"Nada existe nas teorias matemáticas que limite em três o número máximo de dimensões de um espaço."

De fato, na matemática vc pode ter infinitas dimensões (vide o espaço de Hilbert). O problema é que todas as observações físicas até hoje podem ser descritas com 3 dimensões espaciais e 1 dimensão temporal. Eu particularmente não vejo razão para que as observações com o LHC não possam também serem descritas com as dimensões usuais.

Leia o texto.

Offline Emilson

• Nível 10
  • *
« Resposta #15 Online: 17 de Dezembro de 2006, 00:19:24 »
Leia o texto.

Qual sua objeção em relação ao que eu disse?

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #16 Online: 17 de Dezembro de 2006, 10:56:31 »
Leia o texto.

Qual sua objeção em relação ao que eu disse?

O texto trata de uma teoria falseável sobre como demonstrar a possibilidade de haver uma quarta dimensão. Ele diz que é possível sim observar a existência de uma quarta dimensão.

Offline Emilson

• Nível 10
  • *
« Resposta #17 Online: 17 de Dezembro de 2006, 13:24:06 »
Citação de: Alenônimo
O texto trata de uma teoria falseável sobre como demonstrar a possibilidade de haver uma quarta dimensão. Ele diz que é possível sim observar a existência de uma quarta dimensão.

O texto não diz que a quarta dimensão espacial pode ser "observada". As observações serão provenientes dos raios gama. Porém, esses dados provavelmente darão suporte à outras teorias que não usam a quarta dimensão espacial.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!