É a Teoria das Supercordas na área.
Na verdade, seria a quarta dimensão espacial.
O tempo também é considerado uma dimensão, segundo a Relatividade.
A física teórica Lisa Randall também tem propostas nessa linha de investigação.
Além de ser a primeira mulher titular na cadeira de Física em Harvard, a universidade mais conceituada do mundo, ela coleciona primeiras titularidades femininas em Princeton e no MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts).
Foi a física teórica mais citada do planeta durante cinco anos, com mais de 10 mil citações.
- O grande colisor de partículas do Cern (Conselho Europeu para a Pesquisa Nuclear, localizado na Suíça) denominado LHC, que começa a funcionar em 2007, pode comprovar partes da sua teoria envolvendo outras dimensões. A sra. sugeriu algum tipo de experiência específica?
Dou sugestões e depois estudo e interpreto resultados. Realmente estou interessada em algumas "assinaturas" que podem aparecer nos experimentos. Se a teoria com a qual explicamos a fraqueza da gravidade for correta, vão aparecer rastros de partículas chamadas Kaluza-Klein, que teoricamente viajam em outras dimensões. Estudando massa e propriedades dessas partículas vamos poder inferir a existência de outras dimensões. É por isso que essas teorias são tão instigantes. Se estiverem corretas, vamos saber nos próximos cinco anos. O LHC (Grande Colisor de Hádrons) do Cern, um enorme acelerador de partículas que vai colidir prótons, terá energia suficiente para criar partículas que viajam em outras dimensões, se elas existirem. Medindo massas e propriedades dessas partículas vamos poder aprender sobre outras dimensões.Entrevista completa em Jornal da Ciência da SBPC:
http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=33360Aqui também há algo bem interessante.
UOL Mídia Global
Faltam dois anos para a humanidade desvendar mistérios fundamentais do universo:
http://noticias.uol.com.br/midiaglobal/prospect/2005/09/01/ult2678u27.jhtm