Enquete

Você, sendo "ateu ativo", adotaria qual posição em um leito de morte, sabendo que tem uma doença incurável e que está apenas lhe causando sofrimento?

Daria cabo da minha vida (suicídio). Afinal de contas, não compensa viver apenas para sofrer.
7 (28%)
Procuraria viver o máximo possível, afinal a vida é a única coisa que eu tenho de valioso, mesmo sofrendo muito.
8 (32%)
Pediria que me aplicassem um tipo de anestesico para ficar dormindo, até que a morte chegasse. Tenho medo da morte, e prefiro dormir a morrer, mesmo que isso não faça muita diferença.
3 (12%)
Não sei o que responder. Tenho que viver a situação.
6 (24%)
NDA.
1 (4%)

Votos Totais: 19

Autor Tópico: Ateísmo e suicídio.  (Lida 1433 vezes)

Offline Mental

• Nível 12
  • *
Ateísmo e suicídio.
« Online: 16 de Dezembro de 2006, 20:07:00 »
Uma questão que ja vi a muito tempo em um fórum, mas não em forma de enquete.
Como agnóstico, não posso responder a essa pergunta da maneira que é feita, mas gostaria de saber qual é a opinião dos "ateus ativos"; ateus que não acreditam em um Deus sob hipótese alguma.

Ao chegar no final de sua vida, quando vê que nada mais o espera a não ser somente sofrimento, o que você faz? 
Nem sempre...

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
Re: Ateísmo e suicídio.
« Resposta #1 Online: 16 de Dezembro de 2006, 20:57:09 »
Ao chegar no final de sua vida, quando vê que nada mais o espera a não ser somente sofrimento, o que você faz?

O fato de "eu não ver nada mais" não significa que eu não tenha alternativas. Diante de situações que nos parecem perdidas, o caminho é buscar auxílio. E nesse caso, auxílio médico.

Irei buscar todos os recursos médicos disponíveis.
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #2 Online: 17 de Dezembro de 2006, 04:02:23 »
Tendo em mente que sempre é um tanto complicado falar sobre suicídio em fóruns públicos (não acho que alguém queira ser processado legalmente), quero dizer que depende muito do grau e tipo de sofrimento que haja ou esteja previsto nessa situação hipotética. 

Se a morte fosse garantida para breve mas eu estivesse em boa disposição, acho que viveria da melhor forma possível enquanto pudesse.  Aliás, poderia ser uma situação muito enriquecedora.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 17 de Dezembro de 2006, 05:48:23 »
Eu não sei o que responder... talvez só se estivesse vivenciando realmente a situação para saber de fato.

Mas penso outro detalhe... o meu sofrimento é algo que aflige a mim (e a minha família), este sofrimento perante à sociedade não significa nada...
Penso no quanto até hoje a medicina evoluiu graças ao prolongamento do sofrimento das pessoas. As modernas técnicas de cirurgia plástica reconstruiva tiveram um salto enorme por causa do sofrimento daqueles soldados mutilados nas grandes guerras... doenças que hoje são coisas triviais de serem tratadas só é possível ao largo acumulo de conhecimento que os médicos reuniram ao longo dos séculos... por causa de pessoas que estavam no leito de morte e tiveram suas vidas mantidas até a morte natural chegar.

É neste sentido que falo... até que ponto este meu sofrimento pode contribuir para que no futuro vidas sejam salvas sem a necessidade de se passar por toda esta agonia? Eu penso que muito. 

Offline Huxley

• Nível 18
  • *
« Resposta #4 Online: 07 de Janeiro de 2007, 21:18:26 »
Obviamente, a resposta depende do nível de sofrimento.Eu optaria pela morte se tivesse certeza que ela me poupasse de um martírio longo e inútil.
"A coisa mais importante da vida é saber o que é importante". Otto Milo

Meu blog: http://biologiaevolutiva.blogspot.com

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 07 de Janeiro de 2007, 21:21:15 »
Suicídio na cabeça.

Offline Copelli

• Nível 21
  • *
« Resposta #6 Online: 09 de Janeiro de 2007, 02:08:43 »
Eu me Suicidaria, a vida ja não é ficil estando com saúde, imagine com um grave problema de saúde sem cura, e que só causa sofrimento.
Sofrer para que?

rizk

• Visitante
« Resposta #7 Online: 09 de Janeiro de 2007, 08:25:07 »
Tendo em mente que sempre é um tanto complicado falar sobre suicídio em fóruns públicos (não acho que alguém queira ser processado legalmente), quero dizer que depende muito do grau e tipo de sofrimento que haja ou esteja previsto nessa situação hipotética. 

Se a morte fosse garantida para breve mas eu estivesse em boa disposição, acho que viveria da melhor forma possível enquanto pudesse.  Aliás, poderia ser uma situação muito enriquecedora.
Êee vendo muito law&order amigo. O MP só pega vídeo da cicarelli.

Eu também faria uma escolha dependendo da qualidade de vida, dor. Se a doença incurável fosse diabetes, ninguém se mataria, né?

Offline Nightstalker

• Nível 37
  • *
  • Suae quisque fortunae faber est
« Resposta #8 Online: 14 de Janeiro de 2007, 07:56:52 »
Eu suicidaria. Uma vida dotada apenas de sofrimento não merece ser vivida.
Conselheiro do Fórum Realidade.

"Sunrise in Sodoma, people wake with the fear in their eyes.
There's no time to run because the Lord is casting fire in the sky.
When you make sin, hope you realize all the sinners gotta die.
Sunrise in Sodoma, all the people see the Truth and Final Light."

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 14 de Janeiro de 2007, 10:40:12 »
Você, sendo "ateu ativo", adotaria qual posição em um leito de morte, sabendo que tem uma doença incurável e que está apenas lhe causando sofrimento?

Se você está falando do sofrimento físico, a dor em sí, existem remédios que são anastésicos e dão um jeito para você não sentir nada. Agora se for o sofrimento de estar naquela situação não vejo motivos para suicídio. Sim, casos de não ter nem uma movimentação ou estar naquele estado vegetativo, o melho é suicidar sim. Agora, por ser uma doença incurável, não há motivos para suicídio, viva a vida e acomode-se e se ajuste na situação em que vive, é difícil, mas motivos para suicidio só raramente mesmo. ;)
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #10 Online: 14 de Janeiro de 2007, 12:58:38 »
Nenhuma das acima... cada caso é um caso, e a pergunta é muito vaga. Não sei qual seria o limite de sofrimento que me levaria a fazer algo assim...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #11 Online: 14 de Janeiro de 2007, 13:10:13 »
Eu esperaria o dia de morrer ansiosamente.
Não deseje.

Offline Vito

• Webmaster
  • Nível 37
  • *
    • Realidade
« Resposta #12 Online: 18 de Janeiro de 2007, 20:48:42 »
É complicado o suicídio.

Eu mereço a vida. Mas tiver incuráveis como paralisa cerebral ou vegetativo, assim não posso merecer. Não quero minha família fazer trabalhão cuidar de mim, porque é muita dor e cansativo. Vão chover as lágrimas.

- Mamãe, não aguento mais. Mereço é morrer. Chame o médico injetar para dormir e colocar 200 gramas potássio meu braço. Tá mamãe?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #13 Online: 18 de Janeiro de 2007, 23:05:23 »
Uma dica, Vitão: se preciso, chame um estranho para pedir uma coisa dessas.  Mas NUNCA sua mãe.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Fred

• Nível 20
  • *
  • Hubble...out of the ordinary...out of this world.
« Resposta #14 Online: 19 de Janeiro de 2007, 13:23:45 »
Como agnóstico, não posso responder a essa pergunta da maneira que é feita...

Acho que o fato de ser agnóstico ou não é indiferente. O sofrimento físico é o mesmo para qualquer ser humano.
Considero este tipo de enquete uma abstração teórica, mais como uma curiosidade e passatempo do que propiamente um dado estatístico minimamente confiável. É impossível responder isto na prática, sem o efeito físico e emocional da dor extrema e do desengano.

É improvável que a maioria aqui mantenha a sua opinião na hora do fato real. É mais ou menos como aquelas pesquisas em "off" que os deputados fazem antes da votação oficial em plenário. Nunca bate.
“Não tenho medo das perguntas difíceis: tenho pavor das respostas fáceis.” A. Malcot

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!