Autor Tópico: Instinto  (Lida 538 vezes)

Offline Quereu

• Nível 26
  • *
  • Evoé Baco
Instinto
« Online: 17 de Dezembro de 2006, 08:49:41 »
No filme Instinto Assassino, de George Romero, um rapaz tetraplégico recebe a ajuda de um macaco para os afazeres cotidianos. Seu irmão cientista desenvolve uma técnica que sintoniza as emoções do macaco às do próprio dono na tentativa de melhorar o desempenho dele e aliviar as angústias do deficiente. Mas o macaco torna-se uma espécie de id encarnado, vingativo e assassino, matando todos os seus desafetos. Sem poder controlar o bicho o rapaz percebe que suas emoções são o verdadeiro assassino e conclui que elas são o diabo.

No livro Como a mente funciona, do Steven Pinker, o autor apresenta a teoria de que as emoções são máquinas do fim do mundo cujo objetivo principal é mostrar (e induzir) aos outros que aquele indivíduo vai levar às últimas conseqüências os seus atos. Por isso as emoções são incontroláveis e se estampam na face indisfarçavelmente. Elas seqüestram a mente do sujeito e não permitem que a razão ou o bom-senso atuem. A raiva, o ciúme, a luxúria, elas moldam o rosto, tomam de assalto o corpo, solapam a inteligência.

Recentemente uma amiga minha teve uma crise de ciúmes. Fez-me rodar pela cidade atrás do namorado e nenhum argumento racional era capaz de convencê-la de que ele não a estava traindo, o que poderia ser percebido até por uma criança. Mas depois da briga, a fúria e o ciúme a dominaram. Lembrei-me d’O Túnel, do Sábato. Minha amiga vivia fechada num túnel, incapaz de ver o mundo lá fora com outros olhos que não fossem afunilamento e opressão. Pensei em mim mesmo tentando tomar posse de algumas mulheres – que sabiamente não permitiram. Ela vivia num inferno sofrendo os males de uma emoção incontrolável; escrava de si mesma, presa às correntes mais impossíveis de libertar. A miséria dela se tornou um pouco minha; a miséria dela, miséria de todos os homens e mulheres que arrastam seu corpo neste mundo. Depois de três horas de fúria e devaneios deixei-a em casa exausta.

Um pouco antes um rapaz matara outro a facadas. Isso causou muita surpresa, pois até então, era um sujeito pacífico com uma existência comum de trabalho e farras de juventude. Numa briga se excedeu. Relatou, mais tarde, que estava cego de raiva e não pensou um segundo sequer no que fazia. É muito provável. E é também a distância que separa o cidadão criminoso do não – a capacidade de controlar seus instintos e descontar o futuro (certamente para quem o tem).

Olhando os Homens por fora, vejo-os deuses. Mas quando dou para perceber seu interior, diabos obscuros vicejam. Mas como diria Nietzsche nada demais, nada além do humano, demasiado humano.
A Irlanda é uma porca gorda que come toda a sua cria - James Joyce em O Retrato do Artista Quando Jovem

Offline Verner44

• Nível 10
  • *
Re: Instinto
« Resposta #1 Online: 24 de Dezembro de 2006, 06:09:28 »
Vc parece ter uma vida social bem atribulada...Disparando pelas madrugadas com donzelas mal amadas a reboque. A sério, é fascinante o estudo dessa dualidade, dr. Jekyl e mr. Hide coexistindo em nós. Vc citou Nietzsche e com propriedade, eu relembro Spinoza qdo lamentava nossa condição de escravos das emoções, situação que ele, e eu tb, consideramos necessário ultrapassar. Mesmo que nos iludamos achando tê-lo conseguido, há sempre o risco de uma recaída, como no caso que vc relata. :(
verner44
O temor é um grande inibidor do questionamento inteligente. [Doris Lessing]

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 24 de Dezembro de 2006, 06:17:26 »
Olhando os Homens por fora, vejo-os deuses. Mas quando dou para perceber seu interior, diabos obscuros vicejam. Mas como diria Nietzsche nada demais, nada além do humano, demasiado humano.
mas são as emoções que temperam tudo o mais.
já me meti em ciúmes, também essa posse indevida que tanto nos tortura por sabermos que ninguém nos pertence; o engraçado é que minha mão mexeu-se sem que eu me desse conta e foi parar logo no rapaz (ninguém saiu ferido, hehe).

interessante a abordagem das emoções enquanto fim exterior, mas talvez seja especular demais que se originaram por esse motivo.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

ukrainian

• Visitante
« Resposta #3 Online: 24 de Dezembro de 2006, 10:30:04 »
Emoções são parte da fraqueza humana.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!