Autor Tópico: Detectado o nascimento de um buraco negro  (Lida 3127 vezes)

vazio

• Visitante
Detectado o nascimento de um buraco negro
« Online: 10 de Maio de 2005, 00:26:28 »
Desculpem-me, mas não encontrei uma versão em português dessa matéria.

Astronomers photographed a cosmic event this morning which they believe is the birth of a black hole, SPACE.com has learned.

A faint visible-light flash likely heralds the merger of two dense neutron stars to create a relatively low-mass black hole, said Neil Gehrels of NASA's Goddard Space Flight Center. It is the first time an optical counterpart to a very short-duration gamma-ray burst has ever been detected.

Gamma rays are the most energetic form of radiation on the electromagnetic spectrum, which also includes X-rays, light and radio waves.

The merger occurred 2.2 billion light-years away, so it actually took place 2.2 billion years ago and the light just reached Earth this morning.

Quick global effort

Gehrels said the burst occurred just after midnight East Coast time. It was detected by NASA's orbiting Swift telescope. Swift automatically repositioned itself within 50 seconds to image the same patch of sky in X-rays. It just barely caught an X-ray afterglow, Gehrels said in a telephone interview.

The X-ray counterpart was barely detectable and only observed for a few minutes.

An email was sent out to astronomers worldwide, and large observatories then tracked to the location and spotted a faint visible-light afterglow.

Gamma ray bursts are mysterious beasts. They come from all over the universe. Long-duration bursts, lasting a few seconds, are thought to be associated with the formation of black holes when massive stars explode and collapse. In recent years, scientists have detected X-ray and optical afterglows of these long bursts.

Very short-duration bursts, like the one this morning, last only a tiny fraction a second. Until now, no optical afterglows from these bursts have been detected. Theorists think a burst like this represents the formation of a black hole a few times the mass of the Sun, but if so, then there should be flashes of X-rays and visible light, too.

The burst has been named GRB050509b.

What happened

Steinn Sigurdsson, a Penn State University researcher who is excited about the observations but was not involved in them, explained what theorists think happened:

Over a long time period, at least a hundred million years and perhaps billions of years, the two neutron stars spiraled toward each other. Neutron stars themselves are very dense objects, collapsed stellar remnants.

"A fraction of a second before contact, the lower mass neutron star is disrupted and forms a neutrino driven accretion disk around the higher mass neutron star," Sigurdsson told SPACE.com. "It implodes under the weight and forms a maximally spinning low-mass black hole."

Astronomers can't see black holes, because light and everything else that enters them is lost to observation. But just before material falls in, some high-energy process -- likely involving magnetism and speeds approach that of light -- vents some of the material back into space.

The gamma ray burst signals the formation of a superheated jet of gas being shot out from the chaotic region around the newly formed black hole at a significant fraction of light-speed, Sigurdsson said.

"This really does look like a merger scenario," said Gehrels, who heads up the scientific operations for the Swift satellite.

The first gamma-ray burst was detected by accident in 1967. It was found by U.S. satellites deployed to monitor possible violations of the nuclear test ban treaty. Researchers now know that one erupts roughly every day somewhere in the cosmos. Most originate many billions of light years away.

Each burst can briefly outshine an entire galaxy. Gamma-ray bursts in our own galaxy are very rare. Some scientists speculate that such bursts in the Milky Way's past might have caused mass extinctions on Earth.

Source

Offline Jasig Aurumalfa

• Nível 25
  • *
  • Eu tenho um Pássaro de Argila!
    • http://www.fotolog.net/joao_ms
Re.: Detectado o nascimento de um buraco negro
« Resposta #1 Online: 10 de Maio de 2005, 20:36:32 »
O buraco negro é pequeno?
Blog do Pássaro de Argila!

(\__/)
(O.o )
(> < ) This is Bunny. Copy Bunny into your signature to help him on his way to world domination!

vazio

• Visitante
« Resposta #2 Online: 10 de Maio de 2005, 20:41:52 »
Ok, saiu uma matéria no Estadão:

Terça-feira, 10 de maio de 2005 -  18h41

Astrônomos dizem ter visto nascimento de buraco-negro

Site especializado informa que telescópio Swift teria registrado as primeiras imagens deste tipo de fenômeno

São Paulo - Astrônomos dizem ter fotografado na segunda-feira um fenômeno cósmico que eles acreditam ser a formação de um buraco negro. Segundo o site especializado Space.com, a informação foi dada por Neil Gehrels, do Centro Goddard de Vôos Espaciais, da Nasa.

Se confirmado, este será o primeiro registro visual do momento em que, acredita-se, duas estrelas neutrônicas colidem para gerar um buraco-negro.

A colisão teria ocorrido a 2,2 bilhões de anos-luz de distância da Terra, ou seja, há 2,2 bilhões de anos. Na madrugada de segunda-feira, pouco depois da meia-noite, chegaram às proximidades da Terra as ondas de alta energia de raios gama, típicas de fenômenos assim.

As ondas foram captadas pelo telescópio orbital Swift, que se reposicionou automaticamente em 50 segundos, mirando o ponto de origem dos raios gama e colhendo algumas imagens em raios X, segundo Gehrels disse ao Space.com.

Uma fraca luz em forma de flash foi registrada logo após a onda de raios gama, como previsto pelos cientistas.

Astrônomos que trabalham com o Swift, na Costa Leste dos Estados Unidos, dispararam e-mails para colegas do mundo inteiro, contou Gehrels, e muitos relataram ter observado o brilho fraco naquele ponto do céu.

As estrelas neutrônicas têm alta densidade e, segundo os cientistas, o choque entre duas delas leva a uma fusão, na qual a mais densa incorpora a menos densa e este corpo dá origem a um buraco-negro.

Segundo o Space.com, o fenômeno foi registrado na Nasa como GRB050509b. Até o início da noite desta terça-feira, o site da Nasa não exibia as imagens que terism sido produzidas pelo Swift nem fazia referência a este registro.

http://www.estadao.com.br/rss/ciencia/2005/mai/10/174.htm

Offline Jasig Aurumalfa

• Nível 25
  • *
« Resposta #3 Online: 10 de Maio de 2005, 22:05:11 »
então agora o buraco negro irá entrar para física como existênte?

(antes não se tinha evidências que ele existia)

(\__/)
(O.o )
(> < ) This is Bunny. Copy Bunny into your signature to help him on his way to world domination!

Offline Partiti

• Conselheiros
  • Nível 29
  • *
Re: Re.: Detectado o nascimento de um buraco negro
« Resposta #4 Online: 10 de Maio de 2005, 22:16:16 »
Citação de: Jasig Aurumalfa

Como não tinha evidência? Tem sim um monte de evidências, só que todas indiretas, é impossível observar um buraco negro em teoria. Tanto que nesse caso foi identificado a emissão de raio-X que seria do possível disco de acressão do buraco negro, não uma emissào do buraco negro em si.
"Trully, if there's evil in this world, it lies within the hearts of mankind" - Edward D. Morrison

Offline Jasig Aurumalfa

• Nível 25
  • *
« Resposta #5 Online: 10 de Maio de 2005, 22:18:29 »
meu professor de física do ano passado, disse q não se poderia saber que um existia, por isso, ele ainda não é física, assim como o hipercubo...

(\__/)
(O.o )

Offline Partiti

• Conselheiros
  • Nível 29
  • *
« Resposta #6 Online: 10 de Maio de 2005, 22:59:29 »
meu professor de física do ano passado, disse q não se poderia saber que um existia, por isso, ele ainda não é física, assim como o hipercubo...

Ah, pode sim, evidências indiretas é um bom meio. Ao observar, por exemplo, uma estrela orbitando um ponto aparentemente vazio, estimando a massa do objeto orbitado pela órbita da estrela pode-se estimar se seria uma massa compatível com um buraco negro, e isso é só um exemplo, outro exemplo é o dos raios X.

O que as pessoas às vezes confundem é que um buraco negro nunca poderá ser diretamente observado, mas isso não quer dizer que nunca se observou ele indiretamente, na verdade muitas, senão a maior parte, das observações astronômicas são indiretas...
"Trully, if there's evil in this world, it lies within the hearts of mankind" - Edward D. Morrison

Offline Jasig Aurumalfa

• Nível 25
  • *
« Resposta #7 Online: 10 de Maio de 2005, 23:03:24 »
então eles existem?
E devem ter uma santa massa

Uma vez que o campo de gravidade entre 2 corpos eh:
campo = g(Mm/d²)

(eu acho)  :(

(\__/)
(O.o )

Offline Partiti

• Conselheiros
  • Nível 29
  • *
« Resposta #8 Online: 10 de Maio de 2005, 23:08:26 »
então eles existem?
E devem ter uma santa massa

Uma vez que o campo de gravidade entre 2 corpos eh:
campo = g(Mm/d²)

(eu acho)  :(

Sim, o campo está certo, desde que na física newtoniana, mas tudo bem.

E eles num precisam ter uma massa muito grande, esse é um erro que muitos cometem, pode haver buracos negros de qualquer massa, desde a massa do Sol, da Terra ou da Galáxia inteira. Na verdade a maioria dos buracos tem cerca de uma dezena a uma centena de vezes a massa do Sol, nada extremamente absurdo em padrões estelares, já que são as estrelas mais massivas que os geram mesmo.

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 10 de Maio de 2005, 23:12:03 »

Como assim ele ainda não é física? Ele está afirmando que não tem comprovação física ou que não pertence à física?
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Atheist

• Visitante
« Resposta #10 Online: 13 de Maio de 2005, 15:32:11 »
Citação de: Partiti

Como não tinha evidência? Tem sim um monte de evidências, só que todas indiretas, é impossível observar um buraco negro em teoria. Tanto que nesse caso foi identificado a emissão de raio-X que seria do possível disco de acressão do buraco negro, não uma emissào do buraco negro em si.

E a declaração do Stephen Hawking, recentemente, não era sobre este assunto?

Offline Partiti

• Conselheiros
  • Nível 29
  • *
« Resposta #11 Online: 13 de Maio de 2005, 15:37:17 »
Citação de: Atheist

Era sobre outra coisa, que apesar de relacionada a buraco negros é bem mais complexa, tanto que são poucos que podem afirmar que entenderam totalmente o que ele disse, eu mesmo me abstenho de dar algo muito mais profundo sobre isso...

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 13 de Maio de 2005, 15:48:13 »
Citação de: Atheist

Era sobre o paradoxo da informação, resultado da sua própria descoberta, a radiação Hawking.
Basicamente, tudo o que cai no buraco negro é emitido mais tarde na forma da radiação Hawking. O problema é que essa radiação não possui informação sobre o que está dentro, e uma vez que o buraco negro tenha evaporado, toda informação do que foi absorvido por ele estaria totalmente perdida, o que contraria a mecânica quântica. Hawking sustentou por anos que o buraco negro de alguma forma distorce as leis da física, de modo a contornar o problema. Agora ele voltou atrás, e afirma que eventualmente o buraco negro permite que a informação escape de modo a manter as leis da mecânica quântica.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 13 de Maio de 2005, 19:50:45 »
Era sobre outra coisa, que apesar de relacionada a buraco negros é bem mais complexa, tanto que são poucos que podem afirmar que entenderam totalmente o que ele disse, eu mesmo me abstenho de dar algo muito mais profundo sobre isso...

Segundo Feymann, quem diz saber de Mecânica Quântica está demonstrando não conhecê-la.

Offline Jasig Aurumalfa

• Nível 25
  • *
« Resposta #14 Online: 13 de Maio de 2005, 20:16:02 »
Mas se a massa não for tremenda, como é que raios ele irá atrair as coisas?

(\__/)
(O.o )

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #15 Online: 13 de Maio de 2005, 20:23:16 »
Será que ele tem uma rotação maior? Ou isso não influi? :?
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Partiti

• Conselheiros
  • Nível 29
  • *
« Resposta #16 Online: 13 de Maio de 2005, 23:42:21 »
Citação de: Fernando

Segundo Feymann, quem diz saber de Mecânica Quântica está demonstrando não conhecê-la.

E ele está certo, é uma das teorias mais contra-intuitivas que eu já vi, por isso não me arrisco nada.

Offline Partiti

• Conselheiros
  • Nível 29
  • *
« Resposta #17 Online: 13 de Maio de 2005, 23:48:10 »
Citação de: Alenônimo
Será que ele tem uma rotação maior? Ou isso não influi? :?

Influi, mas não do jeito que você está pensando, acho. Um exemplo, se o Sol virasse um buraco negro "do nada" e continuasse com a mesma massa, a Terra, os planetas, cometas e tal continuariam na mesmíssima órbita de sempre. É um erro quem pensa que o buraco negro suga tudo a qualquer distância. Existe sim uma distância no buraco negro que sera o chamado "ponto sem retorno", quando uma coisa (inclusive luz) ultrapassa essa distância ela invariavelmente cairá no buraco negro. Para o caso de um buraco negro com a massa do sol, ela seria de apenas 3km...

Offline Jasig Aurumalfa

• Nível 25
  • *
« Resposta #18 Online: 14 de Maio de 2005, 00:17:43 »
então isso é medido pela massa?

(\__/)
(O.o )

Offline Partiti

• Conselheiros
  • Nível 29
  • *
« Resposta #19 Online: 14 de Maio de 2005, 00:23:30 »
então isso é medido pela massa?

Sim, pelo raio onde causaria uma velocidade de escape superior a da luz.

Offline Jasig Aurumalfa

• Nível 25
  • *
« Resposta #20 Online: 14 de Maio de 2005, 00:26:54 »
Perai, agora fiquei confuso... você num disse:

E eles num precisam ter uma massa muito grande, esse é um erro que muitos cometem, pode haver buracos negros de qualquer massa, desde a massa do Sol, da Terra ou da Galáxia inteira. Na verdade a maioria dos buracos tem cerca de uma dezena a uma centena de vezes a massa do Sol, nada extremamente absurdo em padrões estelares, já que são as estrelas mais massivas que os geram mesmo.

?

(\__/)
(O.o )

Offline Partiti

• Conselheiros
  • Nível 29
  • *
« Resposta #21 Online: 14 de Maio de 2005, 00:32:58 »
Perai, agora fiquei confuso... você num disse:

?

Disse, qual o problema?

Offline Jasig Aurumalfa

• Nível 25
  • *
« Resposta #22 Online: 14 de Maio de 2005, 00:36:15 »
O buraco negro não precisa ter uma santa massa para atrair as coisas ao seu redor, e sugar pra ele?

(\__/)
(O.o )

Offline Partiti

• Conselheiros
  • Nível 29
  • *
« Resposta #23 Online: 14 de Maio de 2005, 00:39:59 »
O buraco negro não precisa ter uma santa massa para atrair as coisas ao seu redor, e sugar pra ele?

Dá pra se ter teoricamente buracos negros com massas de algumas toneladas apenas, mini-buracos, mas não quer dizer que a maioria deles é assim, a maioria dos observados e dos que se formam teoricamente tem a massa que eu falei, que é uma massa normal em matéria de estrelas, o Sol não é uma estrela grande, é normal estrelas de 10 massas solares, inclusive tendem a ser as mais brilhantes no céu...

Offline Jasig Aurumalfa

• Nível 25
  • *
« Resposta #24 Online: 14 de Maio de 2005, 00:41:43 »
pra onde vai o que é sugado pelo buraco negro?

(\__/)
(O.o )

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!