A solução é diminuir o governo ao máximo. Não dá pra esperar pelo altruísmo dos políticos.
Que ele só faça o que foi inventado para fazer: garantir a segurança dos cidadãos.
Minarquia é uma necessidade urgente.
Ou então, suprimí-lo de uma vez por todas.
Voce sugere anarquia?
Não desconsidere a minha primeira afirmação.
Isso sempre acontece.
Estado Mínimo é algo muito interessante.
A segunda é algo que levo em consideração; mas não é anarquia (no sentido comum). Só que eu prefiro discutir a Minarquia, que é mais factível.
Acho que desobediêcia civil é um bom começo. Não votar, não pagar impostos, não fazer contratos legais, não buscar carimbos da burocracia, não trabalhar com carteira assinada, não pegar nota fiscal, enfim, deixar o governo falando sozinho. A sonegação e o trabalho informal estão aí, são causados pela tributação, pelo excesso de burocracia, e tudo mais que impede o crescimento do país. Só é preciso fazer as pessoas pensarem em seus bolsos um pouco mais e pagarem um pouco menos os impostos.
O melhor jeito de suprimir as atribuições (eu diria anticonstitucionais) do Estado é fazê-lo ter cada vez menos dinheiro e cada vez menos empresas.
Não acho possível que eles punam os corruptos, pois são corruptos julgando a si mesmos. Que eles sejam corruptos a vontade (não vejo muita solução para isso), contanto que tenham poucos poderes. Assim, fazem o mínimo mal possível.
O único problema é o inescapável desejo de todo governo se expandir, ter mais atribuições do que deveria, ter poder para tal (ele cria as leis), e ser demagogo (capaz de iludir os eleitores com promessas cuja condição é a expansão do poder governamental e da tributação). Portanto, mecanismos de restrição de seus poderes devem ser criados.