Autor Tópico: Crente detona a conduta dos crentes brasileiros  (Lida 1696 vezes)

DIG

• Visitante
Crente detona a conduta dos crentes brasileiros
« Online: 20 de Dezembro de 2006, 22:08:28 »
Protestantismo, cultura e crenças Afro-Brasileiras 21/05/2006 10:55
O caso Record – Religião, cultura e negritude no Brasil

“Como protestantes, somos frutos da intransigência dogmática e histórica da fé romana: negamos tudo que não é parecido conosco e nomeamos os outros como ‘diabólicos’”

O jornalista e editor desse site, Omar de Souza, nos presta um excelente serviço ao publicar na página central deste sítio a nota jornalistica acerca da derrota jurídica que a Rede Record sofreu por “demonizar” os cultos afro-brasileiros em suas programações de televisão. Face a essa notícia, acredito ser importante pensarmos na relação da cultura, da religião e do negro a partir desse caso.

Todos sabem que a pregação do bispo Edir Macedo tinha/tem como inimigos centrais a Igreja Católica Romana e os cultos afro-brasileiros. Interpretadas como manifestações do demônio, essas religiões, para ele, assim como para a grande maioria dos evangélicos de nosso país, são contrárias à vontade divina e, por isso, seus adeptos devem ser ser evangelizados e resgatados de seus erros. Pela conversão, seriam transformados em algo parecido com o que os pregadores proclamam, e ao aceitar os preceitos da fé evangélica, deixariam de ser parte dos “outros”, dos gentios, dos condenados, dos que vivem sob a égide do diabo. Em outras palavras, ou eles aceitam o que nós pregamos ou então a existência de sua religião deve ser banida.

Definido assim, de maneira bruta, o evangelismo desenvolvido por várias de nossas igrejas parece ser mais de ataque do que de convite, mais de ódio do que amor, mais de truculência do que de entendimento, mais de vilipendiação do que de restauração. Essa estratégia teológica baseada numa interpretação virulenta da Bíblia, gera crentes tão belicosos como qualquer outro de qualquer religião fundamentalista. O alvo missiológico vem embrulhado tanto pela restauração como também, e essencialmente, pela destruição.

Rodrigo 21/05/2006 10:55
Já ouvi falar de igrejas evangélicas que fazem o seu alvo de missões a destruição de dez ou vinte terreiros de religiões afro-brasileiras em um determinado período. Como chegamos a conceber isso? Onde chegamos? Chegamos onde queríamos. Eu mesmo aprendi assim na minha adolescência. Lembro-me de evangelizar terreiros de umbanda nas praias paulistas na tentativa de destruí-los, e achava que estava servindo a Deus. Ou ainda de evangelizar em Aparecida do Norte no dia 12 de outubro. Queria salvar a todos, mas a salvação que eu propunha era baseada numa convicção de que minha fé somente poderia existir à medida que a do outro fosse destruída. Hoje olho esse tempo com tristeza e até mesmo com indignação. Até que ponto nos arvoramos o direito de entrar nas celebrações dos outros e desrtuir seus conteúdos de fé? Não queremos que outros façam isso conosco, e não deveríamos fazer também. O Evangelho é maior do que isso!

Essa postura de várias igrejas evangélicas é alarmante porque coloca em risco a democracia religiosa que queremos viver em nosso país. Ao viver da militarização da nossa fé, repetimos o que sempre denunciamos no histórico de outras religiões, inclusive a Igreja Católica Romana, a saber, a proibição legal a outros grupos religiosos de viver suas práticas de fé. Como protestantes, somos frutos dessa intransigência dogmática e histórica da fé romana. Não podemos e não devemos repetir o que sempre rejeitamos. Ao demonizar a fé do outro, isto é, daquele que não é como a gente, que não acredita como a gente, nos arrogamos o direito de dizer que somente nós temos a verdade única daquilo que o Evangelho traz. No arvoramento desta pretensão, negamos tudo que não é parecido conosco e nomeamos os outros como diabólicos para podermos ter base para nossa “evangelização de destruição”.

Rodrigo 21/05/2006 10:56
Não acredito ser esse o Evangelho de Cristo. Conheci uma mulher na Bahia que, pasmem, saiu da Assembléia de Deus e se tornou mãe-de-santo. Querendo saber das razões dela para tal mudança, uma das coisas de que me falou foi acerca da falta de amor dos cristãos. E ela tem sido testemunha constante dessa falta de amor. Disse-me que, às vezes, tem que chamar a polícia porque crentes ficam na porta da casa dela jogando pedras e gritando para que os demônios saiam de lá. Ela então me pergunta: “O que está acontecendo com os crentes?”

O problema assume outras formas quando o grupo religioso atacado é fundamentalmente formado por negros e negras. Já não basta a perseguição histórica da Igreja Católica Romana aos membros dos cultos afros que, até não muito tempo atrás, tinham seus objetos de culto confiscados pela polícia por meio de lei, agora somos nós, os evangélicos, que resolvemos atacar esses que são brasileiros e cuja religiosidade forjou, formou e estruturou as matrizes de nossas identidades brasileiras. Nesse processo, vamos destruindo não só outras tradições religiosas, mas também partes importantes da nossa herança cultural. Ao destruir as religiões afro-brasileiras, estamos destruindo a nós mesmos! Pois a diversidade religiosa é parte da tecitura de nossa cultura e, de um jeito ou de outro, de nossa alma brasileira.

Temos o direito de pregar as boas novas do Evangelho de Jesus assim como qualquer outra pessoa tem direito de pregar outros tipos de crenças. O direito de conversão também é inalienável. Mas isso deve ser feito não a despeito da diminuição, do flagelo, da criminalização, da violação e da destruição do outro. Seria muito difícil associar o amor de Deus à demonização do que não aceitamos e não queremos.

Rodrigo 21/05/2006 10:56
Às vezes penso se essa virulência de se pregar o Evangelho dessa forma não é um sintoma da desconfiança no amor de Deus. Porque que precisamos virar os leões-de-chácara de Deus e protegê-lo de seus inimigos? Será que que a mensagem do amor de Jesus já não tem tanta força, e por isso precisamos ir para cima dos outros com todas as formas de violência e destruição para falarmos de amor? Um amor que mais parece com imposição, que não dá opção para o ouvinte e como se quem ouve não tivesse a escolha de uma transformação oferecida. Se acreditássemos que o Espírito Santo é quem nos convence, não seríamos asim tão belicosos.

Enquanto não conseguirmos respeitar as tradições e as práticas de fé de nossos irmãos e irmãs afro-descendentes, não conseguiremos chegar nem perto da compreensão do amor de Deus de que Paulo nos fala em Efésios 3.17-19: “Oro para que, com as suas gloriosas riquezas, ele os fortaleça com poder, por meio do seu Espírito no ser interior, para que Cristo habite em seus corações mediante a fé; e oro para que vocês, estando arraigados e alicerçados em amor, tenham poder, juntamente com todos os santos, para compreender a largura, o comprimento, a altura e a profundidade, e conhecer o amor de Cristo que excede todo conhecimento, para que vocês sejam cheios de toda a plenitude de Deus.”

Rodrigo 21/05/2006 10:57
Enquanto não entendermos esse amor de Deus, vamos precisar dos Tribunais Federais e Regionais, do Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (Ceert) e do Instituto Nacional da Tradição e Cultura Afro-Brasileira (Intecab) para nos dizer o que o amor de Deus deveria ser.

Cláudio Carvalhaes é teólogo e pastor ordenado pela Igreja Presbiteriana Independente do Brasil. Especializou-se em Ecumenismo no Conselho Mundial de Igrejas de Genebra, na Suíça, e possui mestrado pelo Instituto Ecumênico de Pós-Graduação (IEPG), entidade ligada à Universidade Metodista de São Bernardo do Campo. Sua tese de mestrado abordou a relação de Albert Camus com o Cristianismo. Atualmente, vive em Nova York, onde faz seu doutorado em Teologia e Artes no Union Theological Seminary e na Universidade de Columbia, além de morrer de saudades do sol, da MPB e de seu estimado Corinthians. Carvalhaes acaba de lançar o livro Transgressões: Religião, Performance e Arte, que aborda questões de religião e cultura em termos teóricos e práticos.

23/05/2006 21:16
O Evangelho de Cristo é Jesus pra quem aceitar Jesus !

Num é pela força e sim pelo amor, ou pela força do amor, pois se fosse pela força mesmo e partindo do principio que Deus é Todo -Poderoso Ele mesmo faria com que nós fossemos seus escravos !

As pessoas erram muito ...
O evangelho de Jesus é totalmente contra estas práticas de fanatismo ...

Tinha achado isso a tempos no orkut e salvado no meu PC, e realmente é muito bom o texto.1 tapa na cara dos malucos perseguidores :ok:
ps:a parte da crente que virou mãe-de-santo foi o melhor do texto :histeria:

Offline PauloCesar

• Nível 19
  • *
Re: Crente detona a conduta dos crentes brasileiros
« Resposta #1 Online: 20 de Dezembro de 2006, 23:19:26 »
Bom texto. Mas acho difícil comentar. Como livre-pensador, entendo perfeitamente a questão. Não estamos mais na Idade Média. Vivemos num Estado de Direito, onde a crença de um (ou a ausência dela) tem tanto valor quanto a crença de qualquer outro. Mas e daí? Os crentes vivem em outro mundo. Numa realidade paralela onde estes são servos de Deus fazendo a Sua obra. Estão combatendo 'o mal'.

Acho que mesmo aqui nesse fórum não é difícil encontrar alguém que veja legitimidade na imposição do cristianismo (protestante ou católico). Essa religião parece que já nasceu intolerante e duvido que continue a existir sem essa característica.
FREE YOUR MIND! - Morpheus

DIG

• Visitante
« Resposta #2 Online: 21 de Dezembro de 2006, 01:15:21 »
Acho que mesmo aqui nesse fórum não é difícil encontrar alguém que veja legitimidade na imposição do cristianismo (protestante ou católico). Essa religião parece que já nasceu intolerante e duvido que continue a existir sem essa característica.

Realmente...a sociedade seria melhor se a religião predominante fosse outra.Como o budismo, por exemplo.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #3 Online: 21 de Dezembro de 2006, 03:26:26 »
Nada contra o Budismo -- estava querendo conhecer mais a respeito, aliás -- mas acho que estaríamos bem melhor sem religião alguma ;-)

Offline PauloCesar

• Nível 19
  • *
« Resposta #4 Online: 21 de Dezembro de 2006, 08:44:47 »
Nada contra o Budismo – estava querendo conhecer mais a respeito, aliás – mas acho que estaríamos bem melhor sem religião alguma ;-)

Pessoalmente, também acho. Quanto mais estudo, pesquiso e leio sobre as religiões (principalmente as que têm predominância aqui no ocidente), mais me dou conta de que elas às vezes se constituem em pura loucura.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #5 Online: 21 de Dezembro de 2006, 09:15:06 »
Nah, pura loucura também não, vai. Na época em que foram criadas as religiões eram descrições muito boas de Cosmogonia. Sempre houve quem criticasse a consistência e coerência dos textos sagrados e a factualidade histórica dos relatos, mas só agora - depois da Geologia, da Evolução e da Cosmologia - é que temos requisitos para negar as religiões por completo :-)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 21 de Dezembro de 2006, 10:52:28 »
Bem, antes disso também poderíamos inventar nossas próprios contos da carochina cosmogônicos, e a aceitação deles/negação de outros tem como principal necessidade que a pessoa fossa uma palestrante suficientemente carismática, além de alguma sorte ou outros recursos para sobreviver à eventual perseguição reilgiosa.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #7 Online: 21 de Dezembro de 2006, 11:00:35 »
Ué, sim. Desconfio que deve ter acontecido mais ou menos dessa forma com as religiões, aliás :-)

Mas o ponto é: houve um momento em que as religiões eram tentativas válidas de explicar nossas origens. Que algumas pessoas ainda se prendam a elas com o tanto que se sabe sobre o Universo e todo o resto é lamentável... mas de certa forma esperado. São milênios de cultura lutando contra poucos séculos de pensamento crítico :-)

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #8 Online: 21 de Dezembro de 2006, 12:47:31 »
Não estamos mais na Idade Média. Vivemos num Estado de Direito, onde a crença de um (ou a ausência dela) tem tanto valor quanto a crença de qualquer outro.
Desde quando? Na teoria talvez, na prática não é o que parece, incluindo sobre estarmos na Idade Média.

Basta olharmos o que geralmente os cristãos dizem:
Vou rir muito quando você que discordou de mim for para o inferno;
Aceite Jesus e cale a boca, ele é a salvação e ponto;
etc;

DIG

• Visitante
« Resposta #9 Online: 21 de Dezembro de 2006, 12:54:06 »
Pois é, Tails, o cristianismo é doente.É 1 verdeiro culto ao ódio a quem pensa diferente e à ignorância…
ps:você é aquele "Tails original" do orkut que eu adicionei da "Onde está deus?" e do fórum do Lemuria :) ?
« Última modificação: 21 de Dezembro de 2006, 12:56:48 por DIG »

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #10 Online: 21 de Dezembro de 2006, 13:03:24 »
Tails, tem muito crente que é assim. São uma praga para os não-crentes (mesmo os não-crentes não-ateus!) que têm que conviver perto. Mas não são os únicos, e suspeito que nem sequer sejam a maioria. Infelizmente, essa minoria é muito barulhenta.

Mas se quiser um conselho, diria a você que tente levar mais as coisas na esportiva - sem perder a postura cética.  :ok:

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #11 Online: 21 de Dezembro de 2006, 13:46:53 »
Mas não são esses os fundamentos, caso observemos a Bíblia?
Aliás, a Igreja não prega dessa forma?
Anormal não é, caso seja referente aos cristãos, na verdade. Sinto se qualquer cristão se ofender.

O mais curioso, é que são os mesmos que mais imploram pela liberdade religiosa. Afinal, eles vêem as críticas quanto a prática anti liberdade religiosa de sua religião como ofensa a sua liberdade religiosa, algo confuso, o que poderia ser traduzido como "somente nós podemos ferir a liberdade religiosa" usado como argumento ser o fundamento de sua religião.
ps:você é aquele "Tails original" do orkut que eu adicionei da "Onde está deus?" e do fórum do Lemuria :) ?
O mesmo. Os caracteres do SMF não permitem os asteriscos no registro. =/

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #12 Online: 21 de Dezembro de 2006, 14:09:50 »
E quem é que disse que crente é coerente? :hihi:

Mas eu dou graças a Deus por essa incoerência deles. Já pensou se todos os religiosos fossem ortodoxos? Estaríamos ferrados, meu caro!

DIG

• Visitante
« Resposta #13 Online: 21 de Dezembro de 2006, 14:46:54 »
Mas não são esses os fundamentos, caso observemos a Bíblia?
Aliás, a Igreja não prega dessa forma?
Anormal não é, caso seja referente aos cristãos, na verdade. Sinto se qualquer cristão se ofender.

O mais curioso, é que são os mesmos que mais imploram pela liberdade religiosa. Afinal, eles vêem as críticas quanto a prática anti liberdade religiosa de sua religião como ofensa a sua liberdade religiosa, algo confuso, o que poderia ser traduzido como "somente nós podemos ferir a liberdade religiosa" usado como argumento ser o fundamento de sua religião.
O mesmo. Os caracteres do SMF não permitem os asteriscos no registro. =/

Legals.Ah, eles apagaram a comunidade hoje¬¬
E ainda bem que os crentes não lêem a bíblia, do contrário, teríamos 1 monte de psicopatas poraí afora...

danieli

• Visitante
« Resposta #14 Online: 21 de Dezembro de 2006, 14:59:32 »
Falo por mim. Fui crente e praticante e nem todo crente é safado, sem vergonha ou tem falta de amor. Não mesmo, eu era praticante, li a Bíblia, fazia o que era correto. A conduta de alguns macula a imagem dos outros… Há pessoas de bem na igreja como tem as pessoas más que tem em qualquer outro lugar.
E o lance da mãe-de-santo ali. Ah! Dá um tempo, eu saí da igreja e nem por isso me vesti de branco e comecei a fazer macumba… Foi ignorância da parte dela também. Se era enganada pela falta de amor que tinha na igreja, quem disse que ela vai encontrar gente diferente dentro do candomblé.

Offline PauloCesar

• Nível 19
  • *
« Resposta #15 Online: 21 de Dezembro de 2006, 23:24:41 »
Nah, pura loucura também não, vai. Na época em que foram criadas as religiões eram descrições muito boas de Cosmogonia. Sempre houve quem criticasse a consistência e coerência dos textos sagrados e a factualidade histórica dos relatos, mas só agora - depois da Geologia, da Evolução e da Cosmologia - é que temos requisitos para negar as religiões por completo :-)

Mas então, Dbohr, essa é exatamente a questão. Não estamos mais na época em que as religiões eram a melhor forma de se interpretar a realidade.

O que quero ressaltar é que talvez por estarmos acostumados com os conceitos, não vemos o quanto essa coisa é insana: rezar e/ou orar para um cara que (supostamente) é um híbrido de ser humano com um espírito, que foi espancado, torturado, morto por cruxificação, cujo peito foi  traspassado por uma lança, que depois foi sepultado, mas que três dias depois voltou a viver e subiu ao céu em uma nuvem não for loucura, então o louco sou eu.

O problema não são as explicações sobre o surgimento da vida. A mitologia grega (por exemplo) viaja na maionese com muito mais extravagância e fantasia do que o Gênesis judaico. O que eu acho loucura é estarmos em 2006 e as pessoas acreditarem que isso tudo é realmente verdade!!

Eu ouço as pregações aqui (há uma igreja evangélica em frente de casa)… cara isso assusta.

Não há um esforço em tentar compreender o mundo de uma outra forma, sob uma ótica alternativa. Não. Os caras acreditam mesmo que Elias realmente subiu ao céu em uma charrete 'de fogo' puxado por cavalos 'de fogo'! Mesmo que ninguém nunca tenha visto cavalos em combustão puxando charretes por aí, eles admitem isso como sendo possível. É esse tipo de coisa que eu acho loucura!

Não sei se foi aqui ou se foi no ateus.net, que um forista adventista postou um texto gigante onde (segundo ele) se provava por A+B que os dinossauros foram 'criados por satanás' e que isso explicava o porquê de os bichos não terem estado na tal arca do Noé…

Enfim, são pessoas 'em sã consciência' que admitem delírios dessa natureza como sendo algo possível e mais, algo totalmente real.

Nesse contexto, não há nada de errado que pessoas que consigam conceber essas maluquices não dêem a mínima pra cultura ou religião de outro.

Não estamos mais na Idade Média. Vivemos num Estado de Direito, onde a crença de um (ou a ausência dela) tem tanto valor quanto a crença de qualquer outro.
Desde quando? Na teoria talvez, na prática não é o que parece, incluindo sobre estarmos na Idade Média.

Releia o que eu escrevi.

Falo por mim. Fui crente e praticante e nem todo crente é safado, sem vergonha ou tem falta de amor. Não mesmo, eu era praticante, li a Bíblia, fazia o que era correto. A conduta de alguns macula a imagem dos outros… Há pessoas de bem na igreja como tem as pessoas más que tem em qualquer outro lugar.

Compartilho da sua opinião e também da sua experiência, já que também fui evangélico (parece que foi a tanto tempo…). Também penso que ninguém teve a intenção de dizer que todo crente é safado. Mas a maioria dos crentes são fundamentalistas quando o assunto é respeito a outras culturas e religiões. O termo 'missionário' significa algo pra você?

E o lance da mãe-de-santo ali. Ah! Dá um tempo, eu saí da igreja e nem por isso me vesti de branco e comecei a fazer macumba… Foi ignorância da parte dela também. Se era enganada pela falta de amor que tinha na igreja, quem disse que ela vai encontrar gente diferente dentro do candomblé.

Isso é subjetivo. Ela agiu da forma que melhor lhe pareceu no tocante à sua religiosidade. Para mim, ela só trocou um absurdo por outro. Além do mais, o autor do texto diz que a 'falta de amor' foi só uma das coisas que a motivaram. Extrapolando, ela poderia muito bem ter descoberto que vivia uma religião que lhe foi imposta e que seria mais coerente seguir a religião dos seus ancestrais. Mas isso é irrelevante. O que o autor enfatiza é o que acontece depois: "às vezes, [ela] tem que chamar a polícia porque crentes ficam na porta da casa dela jogando pedras e gritando para que os demônios saiam de lá". Uma atitude que, independentemente das circunstâncias é absolutamente indefensável! Uma total falta de respeito pela crença alheia. Na verdade há uma violação de um direito constitucional.

Meu ponto é que o Cristianismo é uma religião intolerante. Sua intolerância é patente em diversos aspectos de sua doutrina (a Escatologia que o diga). E tanto maior se tornou graças a essa mesma intolerância.

Não enxergo uma mudança de postura; pois minha visão atual é que o próprio Cristianismo ruiria se se tornasse essencialmente ecumênico. Quisera eu pensar diferente, mas tal como os deuses, não tenho qualquer motivo para acreditar nisso…
« Última modificação: 21 de Dezembro de 2006, 23:28:59 por PauloCesar »

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #16 Online: 22 de Dezembro de 2006, 00:58:43 »
A conduta de alguns macula a imagem dos outros… Há pessoas de bem na igreja como tem as pessoas más que tem em qualquer outro lugar.
Mas como se diz... onde é que se encontra pessoas boas fazendo coisas más?
Releia o que eu escrevi.
Eu entendi o sentido. A minha mensagem foi um deboche relacionado ou outro sentido que possui quando colocada como sozinha a citação.
Não há um esforço em tentar compreender o mundo de uma outra forma, sob uma ótica alternativa. Não. Os caras acreditam mesmo que Elias realmente subiu ao céu em uma charrete 'de fogo' puxado por cavalos 'de fogo'! Mesmo que ninguém nunca tenha visto cavalos em combustão puxando charretes por aí, eles admitem isso como sendo possível. É esse tipo de coisa que eu acho loucura!
Mas essas pessoas cresceram sob um meio de crenças, não possui informações quanto a ciência, vendo pelo modo que é provavelmente deve de ser a consideração do clássico "coisa do diabo".
Não sei se foi aqui ou se foi no ateus.net, que um forista adventista postou um texto gigante onde (segundo ele) se provava por A+B que os dinossauros foram 'criados por satanás' e que isso explicava o porquê de os bichos não terem estado na tal arca do Noé…
Em minha opinião, o maior temor da humanidade é o da sua existência não fazer sentido, maior que o da morte. Desta forma, alguns tentam afirmam de pés juntos que é o sentido mais bonito (temos um pai mágico macho-alfa comandante do universo) tentando que os sábios concordem, pois com o apoio dos que antes negaram vai ajudar a se prender em sua crença.
O que o autor enfatiza é o que acontece depois: "às vezes, [ela] tem que chamar a polícia porque crentes ficam na porta da casa dela jogando pedras e gritando para que os demônios saiam de lá". Uma atitude que, independentemente das circunstâncias é absolutamente indefensável! Uma total falta de respeito pela crença alheia. Na verdade há uma violação de um direito constitucional.

Meu ponto é que o Cristianismo é uma religião intolerante. Sua intolerância é patente em diversos aspectos de sua doutrina (a Escatologia que o diga). E tanto maior se tornou graças a essa mesma intolerância.

Não enxergo uma mudança de postura; pois minha visão atual é que o próprio Cristianismo ruiria se se tornasse essencialmente ecumênico. Quisera eu pensar diferente, mas tal como os deuses, não tenho qualquer motivo para acreditar nisso…
O cristianismo sempre se fundamentou assim. O seu poder quanto a essa liberdade vem do fato da maior parte do mundo ser dessa forma.
Tanto que nossas fontes "populares" como a Mídia, principalmente em canais maiores como Globo, são totalmente de crendice, apoia tudo que é crença (e caso fale de charlatões, nunca é os que produtores sejam adeptos...).

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #17 Online: 22 de Dezembro de 2006, 11:40:14 »

Mas então, Dbohr, essa é exatamente a questão. Não estamos mais na época em que as religiões eram a melhor forma de se interpretar a realidade.

Concordo - por isso escrevi também que "são milênios de cultura lutando contra poucos séculos de pensamento crítico" ;-)

Todas as religiões militantes são intolerantes, ao menos até se tornarem parte do establishment. Aí a tendência é amenizar, a menos que apareça uma ameaça externa ou interna.
« Última modificação: 22 de Dezembro de 2006, 11:45:42 por Dbohr »

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #18 Online: 27 de Dezembro de 2006, 18:52:10 »
Eu tenho minhas dúvidas quanto à religião ser uma cosmogonia. Justamente o budismo não é uma descrição do universo, e sim do sofrimento humano. Mesmo quando se chega à conclusão de haver um mundo espiritual, isso não influencia se o univeros é aberto ou fechado, ou uma esfera ou um plano, ou finito ou infinito.

Entendendo religião como a tentativa de associar os preceitos éticos humanos como valores fundamentais do universo, ela preenche um vazio que será preenchido por qualquer outro conjunto de crenças. E por isso duvido que nos próximos séculos esses conjuntos de crenças acabem. Vão mudar, acabar, só daqui a mais tempo, quando a estrutura mental do ser humano mudar de fato.
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!