Autor Tópico: Interpretação de sonhos  (Lida 3161 vezes)

Offline Simões

• Nível 02
  • *
Interpretação de sonhos
« Online: 21 de Dezembro de 2006, 03:31:59 »
Estou a procura de algum artigo, em português ou mesmo inglês (de algum portal de ceticismo anglófono serve...) refutando esta crendice popular de interpretação dos sonhos e previsão do futuro também pelos sonhos.

Eu, particularmente, acho uma grande bobagem, e acredito que a maioria aqui também.

Estou tentando convencer um colega meu: ele adiou uma viagem porque a amiga dele sonhou que ele morreria em um acidente de carro...

Mas não consegui convencê-lo do absurdo. Se fosse eu, sairia com o carro na mesma hora, dirigindo com um olho vendado e uma só mão, para provar meu argumento.

Alguém tem alguma dica de artigo? Obrigado.
"A vida resulta da sobrevivência não-aleatória de replicadores aleatoriamente mutantes"

Offline Mental

• Nível 12
  • *
Re: Interpretação de sonhos
« Resposta #1 Online: 21 de Dezembro de 2006, 07:52:37 »
A interpretação dos sonhos baseia-se não mais do que na casualidade.
João sonhou com gato, jogou no bicho e deu gato na cabeça…
Mas o que dizer dos outros sonhos que João teve nos outros dias, onde jogou e não acertou?
E também, o que dizer das outras pessoas que tiveram sonhos com outros bichos no mesmo dia de João, e erraram quando jogaram?

Sonhos proféticos em sua maior parte são especulações de casualidades.

Agora existe uma versão lógica para casos extremos.

Pode acontecer de uma pessoa ter um sonho em que determinado avião vai explodir, e de fato explodir no outro dia.
Salvo  "casualidades", pode ser de o subconsciente daquela pessoa fazer alguma associação baseada em algo que tenha visto um dia antes relacionado ao avião, e que manifeste em sonho.
Em um exemplo mais simples seria uma pessoa não querer entrar em um ônibus (sem saber o porque), sendo que o subconsciente dela captou um comportamento estranho em um dos passageiros (no caso de um ladrão) mas ela não soube definir isso conscientemente.
A pessoa assim desiste de entrar em determinado ônibus coletivo, sem saber exatamente o porque, conscientemente falando.

« Última modificação: 21 de Dezembro de 2006, 07:57:57 por Mental »
Nem sempre...

Offline Fred

• Nível 20
  • *
  • Hubble...out of the ordinary...out of this world.
« Resposta #3 Online: 21 de Dezembro de 2006, 10:59:55 »
Eu, particularmente, acho uma grande bobagem, e acredito que a maioria aqui também.
Se fosse eu, sairia com o carro na mesma hora, dirigindo com um olho vendado e uma só mão, para provar meu argumento.

Simoes, concordo plenamente com você que isto é uma grande bobagem.
Apenas uma ressalva. Eu sei que você falou em sentido figurado, mas tentar provar a tua tese com um ato irresponsável como este apenas aumentaria as probabilidades de causar um acidente e, indiretamente, daria mais credibilidade às teorias premonitórias...rs...
Eu sugeriria outra tática. Pergunta para ele, por exemplo, quantas vezes sonhou com coisas que jamais aconteceram na vida real ?
Ou ainda, se o sonho da amiga tem data de validade...pois se assim for, ele terá que andar a pé para o resto da vida. E olhar muito bem para os lados antes de atravessar a rua e não ser atropelado...
“Não tenho medo das perguntas difíceis: tenho pavor das respostas fáceis.” A. Malcot

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #4 Online: 21 de Dezembro de 2006, 13:10:06 »
Sonhos proféticos em sua maior parte são especulações de casualidades.

Agora existe uma versão lógica para casos extremos.

Pode acontecer de uma pessoa ter um sonho em que determinado avião vai explodir, e de fato explodir no outro dia.
Salvo  "casualidades", pode ser de o subconsciente daquela pessoa fazer alguma associação baseada em algo que tenha visto um dia antes relacionado ao avião, e que manifeste em sonho.
Em um exemplo mais simples seria uma pessoa não querer entrar em um ônibus (sem saber o porque), sendo que o subconsciente dela captou um comportamento estranho em um dos passageiros (no caso de um ladrão) mas ela não soube definir isso conscientemente.
A pessoa assim desiste de entrar em determinado ônibus coletivo, sem saber exatamente o porque, conscientemente falando.
Premonições são sobrenaturais, não se referem ao que se pode interpretar conscientemente, se refere a informações que só poderiam ser obtidas teoricamente no futuro e que recebemos de forma mágica.

É uma grande bobagem, vinde de pessoas que são afetadas demais por sugestividade e é como qualquer superstição, seja rezar, ferradura da sorte, o que for...

Sonhos não passam de aglomerados de informações e lembranças sejam conscientes ou subconscientes.
O curiosos é que se atribui a uma premonição quando o sonho está certo, mas todos os outros sonhos de sua vida não valem no cálculo de probabilidade.

Aliás, minha irmã acredita friamente que pode prever coisas em seus sonhos e que sempre que sonha com pessoas é uma premonição.
Observação: Ela compra homeopatia e tem como um de seus objetivos conseguir viver de luz.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 21 de Dezembro de 2006, 13:59:36 »
O sonho profético ou clarividente é talvez a razão mais forte para a crença no sonho como passagem para outros mundos. Alguns sonhos são estranhos. Parecem predizer acontecimentos. Mais, enquanto a maioria dos parapsicólogos admitem que é de esperar alguma coincidência entre o que a pessoa sonha e o que acontece, é argumentado que existem demasiados casos de sonhos proféticos para poderem ser explicados por coincidências. É verdade que nem todos os sonhos proféticos podem ser explicados como sendo coincidências. A maioria provavelmente são assim explicados, mas muitos outros podem-se dever ao preenchimento da memória do sonho após os factos e outros como apenas mentira. Mas a maioria dos sonhos proféticos são prováveis coincidências. Tais sonhos são impressionantes para quem não entende a Lei dos Numeros Muito Grandes, o efeito Forer e como a memória funciona. Se as probabilidades são de um para um milhão de um sonho ser profético, então, dado o numero de pessoas na Terra, e o numero médio de sonhos por pessoa durante um periodo de sono (250, de acordo com Hines), então devemos esperar que em cada dia existam mais de 1,5 milhões de sonhos que parecem clarividentes. Isto não inclui todos os sonhos de gatos, cães e outros animais, que podem ter aparentemente experiências psiquicas enquanto dormem, não sabemos com que propósito. Mais, se pensa que o sonho é uma porta para o paranormal ou sobrenatural então as pessoas cegas não deviam ter o seu sonho limitado pelas suas limitações fisicas, mais que aqueles que veem. Porem, cegos de nascença não teem sonhos visuais.5

http://brazil.skepdic.com/sonho.html

Negrito meu

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 21 de Dezembro de 2006, 14:16:10 »
Desde criança tenho pesadelos com mortes na família. Até agora só morreu um parente próximo - de velhice.

Lembro ainda que Freud acreditava que sonhos tinham significado e até escreveu um livro com uma lista tipo "sonhou com borboleta vai dar elefante".

Luz

• Visitante
« Resposta #7 Online: 22 de Dezembro de 2006, 15:25:40 »
Isso me lembrou uma coisa interessante: quando criança eu sempre sonhava que estava caindo da janela de um ônibus e acordava momentos antes de tocar o chão. Tive esse sonhos durante anos seguidos, sempre o mesmo "cenário".

Já ouvi muitas pessoas relatarem que também tinham sonhos repetidos na infância, e geralmente, de quedas… qual a explicação disso? Seriam as quedas, muito comuns, da infância?

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #8 Online: 22 de Dezembro de 2006, 16:23:11 »
Hahaha!
Eu também sonhava muito com quedas, eram sempre o cair de um prédio, cair no fundo de uma piscina e não conseguir voltar, e o pior é acordar "mexendo".

Sonhos são aglomerados de pensamentos, lembranças e imaginação. Sonhamos muitas coisas. A razão pelo qual lembramos tanto de quedas é porque elas nos fazem acordar, logo possuem um destaque, elas nos fazem uma reação diferente.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 22 de Dezembro de 2006, 16:34:10 »
Quando criança, sonhava que conseguia flutuar um pouco acima do chão. Depois, passei a voar mesmo, só que sem controle. Tinha que me jogar contra alguma coisa para conseguir parar. Hoje em dia, consigo controlar melhor. Estou progredindo. Será que Freud explica?

Eu não sonho que caio, sonho que sou jogado para o alto ou que dou um pulo alto demais. Acordo assustado antes de cair lá de cima.

Luz

• Visitante
« Resposta #10 Online: 22 de Dezembro de 2006, 18:12:46 »
Quando criança, sonhava que conseguia flutuar um pouco acima do chão. Depois, passei a voar mesmo, só que sem controle. Tinha que me jogar contra alguma coisa para conseguir parar. Hoje em dia, consigo controlar melhor. Estou progredindo. Será que Freud explica?

Eu não sonho que caio, sonho que sou jogado para o alto ou que dou um pulo alto demais. Acordo assustado antes de cair lá de cima.

Ahhh! Que inveja! Só consegui voar uma vez!

Não sonho mais que estou caindo, em compensação, também sou jogada para cima de dez em quando e acordo assustada, mas o pior sonho que tenho, às vezes, é quando estou em perigo e não consigo gritar e nem correr.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 23 de Dezembro de 2006, 11:57:28 »
Ahhh! Que inveja! Só consegui voar uma vez!
Eu ainda tenho dois problemas:
-Não consigo voar muito alto. Fico desorientado e acabo descendo.
-Às vezes fico sem "propulsão". Só consigo ficar parado, flutuando.

O mais engraçado é que só eu vôo mas ninguém se espanta.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #12 Online: 23 de Dezembro de 2006, 12:01:59 »
Eu nunca tinha sonhando com vôo e sempre me chateei por conta disso. Ano passado resolvi "me programar": nos minutos antes de cair no sono, ficava pensando em sonhar que voava com bastante força. Não demorou muito e passei a sonhar que voava todas as noites!

O programa ficou tão bom que tinha vezes que eu acordava ainda sentindo que podia decolar a qualquer momento, se quisesse...! Foi quando decidi parar :-)

Luz

• Visitante
« Resposta #13 Online: 23 de Dezembro de 2006, 12:10:08 »
Eu nunca tinha sonhando com vôo e sempre me chateei por conta disso. Ano passado resolvi "me programar": nos minutos antes de cair no sono, ficava pensando em sonhar que voava com bastante força. Não demorou muito e passei a sonhar que voava todas as noites!

O programa ficou tão bom que tinha vezes que eu acordava ainda sentindo que podia decolar a qualquer momento, se quisesse…! Foi quando decidi parar :-)

Isso me lembrou Castañeda... tentei sonhar que via minha mão durante um tempo, depois desisti... mas olha que lendo isso vou começar a tentar outra vez.

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #14 Online: 23 de Dezembro de 2006, 16:19:41 »
O meu sonho tem cores, cheiro e a pouco tempo comecei a sentir sabor. Que doideira nosso cérebro...
Já sinto sua falta. Vá em paz meu lindo!

rizk

• Visitante
« Resposta #15 Online: 23 de Dezembro de 2006, 20:49:49 »
Bom, eu aqui acho que a gente devia levar os nossos sonhos a sério. Com moderação: sem dessas de não entrar em avião, né. Mas a gente sonha com coisas que nos são familiares, e acontece de a gente "perceber" no sonho coisas que a gente não tinha percebido conscientemente. No sentido de não "ligar os pontos".
Deve acontecer, às vezes, com vocês, de acordar de um sonho meio maluco e pensar "ué, por que catzos eu fui sonhar com isso?", e daí a gente pensa que bem que podia ser...

E tem ainda isso de o sonho refletir os nossos medos. Diz uma professora minha que vira-e-mexe ela sonha que ela está lá, com a idade dela, sentada numa carteira escolar, e ela-onírica não se conforma de que mandaram ela de volta pra escola. Ela diz que é porque ela fez supletivo, e por algum motivo acha isso desonesto e tem vergonha. Eu costumo sonhar, nas épocas em que eu estou me sentindo insegura, que eu tenho bigode. Os sonhos variam, mas eu-onírica sempre estou andando e agindo lá, e desesperada pra voltar pra casa e tascar cera na coisa. Tem a variável "cara cheia de espinhas".

Não é nem aquela interpretação besta de dicionário dos sonhos - apesar de eu não duvidar que o sonho seja um espaço simbólico. Certamente, porém, a gente sonha com coisas conhecidas, e faz misturas de situações que a gente já viveu. Daí, não é surpresa que aconteça às vezes de a gente "prever".

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #16 Online: 23 de Dezembro de 2006, 23:00:54 »
Daí, não é surpresa que aconteça às vezes de a gente "prever".

E o papai noel existe ?
Não deseje.

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 24 de Dezembro de 2006, 02:39:36 »
Já sonhei ser perseguido enquanto voava/flutuava de maneira descoordenada. Hoje em dia eu não assisto mais Dragon Ball. :)

Para quem tem curiosidade, voar nos sonhos é como nadar, mas no ar. Você não sente o peso do corpo, mas precisa se locomover com esforço físico.

Quanto aos sonhos em geral, acho que a gente só acha significados porque procuramos por eles em demasia.
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #18 Online: 28 de Dezembro de 2006, 17:37:22 »
Olá amigos,

Por falar em sonhos, vejam esse, relatado no artigo abaixo da Revista Espírita de junho de 1866.  Bastante interessante, apesar de não ser conclusivo.

Citação de: Allan Kardec
Um Sonho Instrutivo

Durante a última doença que tivemos no mês de abril de 1866, estávamos sob o império de uma sonolência e de um arrebatamento quase contínuos; nesses momentos sonhávamos constantemente coisas insignificantes, às quais não prestávamos a mínima atenção.  Mas na noite de 24 de abril a visão ofereceu um caráter tão particular que ficamos vivamente impressionados.

Num lugar que nada lembrava à nossa memória e que se parecia com uma rua, havia uma reunião de indivíduos que conversavam; nesse número só alguns nos eram conhecidos em sonho, mas sem que os pudéssemos designar pelo nome.  Considerávamos a multidão e procurávamos captar o assunto da conversa quando, de repente, apareceu no canto de uma muralha, uma inscrição em letras pequenas, brilhantes como fogo, e que nos esforçamos por decifrar.  Estava assim concebida:  “Descobrimos que a borracha enrolada sob a roda faz uma légua em dez minutos, desde que a estrada…”  Enquanto procurávamos o fim da frase, a inscrição apagou-se pouco a pouco e nós acordamos.  Temendo esquecer estas palavras singulares, apressamo-nos em as transcrever.

Qual podia ser o sentido dessa visão, que nada, absolutamente, em nossos pensamentos e em nossas preocupações podia ter provocado?  Não nos ocupando nem de invenções, nem de pesquisas industriais, isto não podia ser um reflexo de nossas idéias.  Depois, que podia significar essa borracha que, enrolada sob uma roda, fazia uma légua em dez minutos?  Era a revelação de alguma nova propriedade dessa substância?  Seria ela chamada a representar um papel na locomoção?  Queriam pôr-nos no caminho de uma descoberta?  Mas, então, por que se dirigir a nós, e não a homens especiais, em condições de fazer os estudos e as experiências necessárias?  Contudo, o sonho era muito característico, muito especial, para ser arrolado entre os sonhos de fantasia; devia ter um objetivo; qual?  É o que procurávamos inutilmente.

Durante o dia, tendo tido ocasião de consultar o Dr. Demeure sobre a nossa saúde, aproveitamos para lhe pedir que nos dissesse se o sonho apresentava algo de sério.  Eis o que ele respondeu:

“Os numerosos sonhos que vos assediaram nestes últimos dias são o resultado do próprio sofrimento que experimentais.  Toda vez que há enfraquecimento do corpo, há tendência para o desprendimento do Espírito; mas quando o corpo sofre, o desprendimento não se opera de maneira regular e normal; o Espírito é incessantemente chamado ao seu posto; daí uma espécie de luta, de conflito entre as necessidades materiais e as tendências espirituais; daí, também, interrupções e misturas que confundem as imagens e as transformam em conjuntos bizarros e desprovidos de sentido.  O caráter dos sonhos se liga, mais do que se pensa, à natureza da doença.  É um estudo a fazer, e os médicos aí encontrarão muitas vezes diagnósticos preciosos, quando reconhecerem a ação independente do Espírito e o papel importante que representa na economia.  Se o estado do corpo reage sobre o Espírito, por seu lado o estado do Espírito influi poderosamente sobre a saúde e, em certos casos, é tão útil agir sobre o Espírito quanto sobre o corpo.  Ora, muitas vezes a natureza dos sonhos pode ser um indício do estado do Espírito.  Repito que é um estudo a fazer, negligenciado até hoje pela Ciência, que não vê em toda parte senão a ação da matéria e não leva em nenhuma conta o elemento espiritual.

“O sonho que me revelais, do qual guardastes uma lembrança tão nítida, parece-me pertencer a outra categoria.  Ele contém um fato notável e digno de atenção; certamente foi motivado, mas presentemente eu não vos poderia dar uma explicação satisfatória; só poderia dar-vos a minha opinião pessoal, de que não estou muito seguro.  Tomarei minhas informações em boa fonte, e amanhã vos comunicarei o que tiver aprendido.”

No dia seguinte ele nos deu esta explicação:

“O que viste no sonho que me encarreguei de vos explicar não é uma dessas imagens fantásticas, provocadas pela doença; é, realmente, uma manifestação, não de Espíritos desencarnados, mas de Espíritos encarnados.  Sabeis que no sono podemos nos encontrar com pessoas conhecidas ou desconhecidas, mortas ou vivas.  Foi este último caso que se deu naquela circunstância.  Os que vistes são encarnados que, de forma isolada e sem se conhecerem, ocupam-se de invenções tendentes a aperfeiçoar os meios de locomoção, anulando, tanto quanto possível, o excesso de despesa causada pelo desgaste dos materiais hoje em uso.  Uns pensaram na borracha, outros em outros materiais; mas o que há de particular é que quiseram chamar a vossa atenção, como assunto de estudo psicológico, sobre a reunião, num mesmo local, de Espíritos de diversos homens, perseguindo o mesmo objetivo.  A descoberta não tem relação com o Espiritismo; é apenas o conciliábulo dos inventores que vos quiseram mostrar, e a inscrição não tinha outra finalidade senão especificar, aos vossos olhos, o objetivo principal de sua preocupação, pois há alguns que procuram outras aplicações para a borracha.  Ficai persuadido de que assim o é muitas vezes, e que quando vários homens descobrem ao mesmo tempo, quer uma nova lei, quer um novo corpo, em diferentes pontos do globo, seus Espíritos estudaram a questão em conjunto, durante o sono e, ao despertar, cada um trabalha por seu lado, tirando proveito do fruto de suas observações.”

“Notai bem que aí estão idéias de encarnados, e que nada prejulgam quanto ao mérito da descoberta.  Pode ser que de todos esses cérebros em ebulição saia algo de útil, como é possível que só saiam quimeras.  Desnecessário dizer que seria inútil interrogar os Espíritos a respeito; sua missão, como dissestes em vossas obras, não é poupar ao homem o trabalho das pesquisas, trazendo-lhe invenções acabadas, que seriam outros tantos estímulos à preguiça e à ignorância.  Nesse grande torneio da inteligência humana, cada um aí entra por conta própria e a vitória é do mais hábil, do mais perseverante, do mais corajoso.”

P. – Que pensar das descobertas atribuídas ao acaso?  Algumas não são fruto de nenhuma pesquisa?

Resp. – Bem sabeis que não existe acaso; as coisas que vos parecem as mais fortuitas têm a sua razão de ser, pois se deve contar com as inumeráveis inteligências ocultas que presidem a todas as partes do conjunto.  Se for chegado o momento de uma descoberta, seus elementos são divulgados por essas mesmas inteligências; vinte homens, cem homens passarão ao lado sem a notar; um só fixará a atenção.  O fato, insignificante para a multidão, para ele é um rastro de luz; encontrá-lo não era tudo, o essencial era saber empregá-lo.  Não foi o acaso que o pôs sob os olhos, mas os bons Espíritos que lhe disseram:  Olha, observa e aproveita, se queres.  Depois ele mesmo, nos momentos de liberdade de seu Espírito, durante o sono do corpo, pôde ser posto no caminho e, ao despertar, instintivamente, dirige-se ao local onde deve encontrar a coisa que, por sua inteligência, está chamado a fazer frutificar.

Não; não há acaso: tudo é inteligente na Natureza.

Um abraço.
"Ide com a onda que nos arrasta; necessitamos do movimento, que é vida, ao passo que vós nos apresentais a imobilidade, que é a morte.... Queremos lançar-nos à vida, porquanto os séculos vindouros, que divisamos, têm horror à morte." (Obras Póstumas - Allan Kardec).

visite: http://conviccao-espirita.blogspot.com/2013/08/apresentacao-deste-blog.html

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #19 Online: 29 de Dezembro de 2006, 10:59:57 »
uhn.....o acaso não existe???    :hein:
Já sinto sua falta. Vá em paz meu lindo!

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #20 Online: 29 de Dezembro de 2006, 11:26:24 »
Segundo a teoria do caos, não. Tudo possui uma causa.
É a história do inseto morto na viagem do tempo que resulta em um futuro desastroso. Um simples inseto, mas que era algo que resultou no mundo. Claro, explica tudo como tendo uma causa, mas sem uma entidade inteligente consciente que nos ama coordenando.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #21 Online: 29 de Dezembro de 2006, 11:38:59 »
Segundo a teoria do caos, não. Tudo possui uma causa.
É a história do inseto morto na viagem do tempo que resulta em um futuro desastroso. Um simples inseto, mas que era algo que resultou no mundo. Claro, explica tudo como tendo uma causa, mas sem uma entidade inteligente consciente que nos ama coordenando.

Ahem. Tails, a teoria do caos não "diz que o acaso não existe". O que ela diz, na verdade, é que a evolução de certos sistemas determinísticos pode ser imprevisível a longo prazo (a não ser que se conhecesse com precisão absoluta suas condições iniciais). A "inexistência do acaso" está implícita no fato de os sistemas discutidos serem deterministas e não é uma consequência da teoria. Aliás, sistemas quânticos podem se comportar de forma não-determinista (por exemplo, nada na teoria quântica determina o momento exato em que um isótopo radiativo decai - a teoria só fornece probabilidades). Até onde isso significa que o universo é intrinsicamente não-determinista é algo ainda debatido.

P.S. Cenas dos próximos capítulos: "Não! Nem tudo é relativo!" "Você está equivocado: nem tudo que sobe tem que descer!" "Sherlock Holmes nunca falou: Elementar meu caro Watson!", etc etc.  :)
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Antônio de Lima

• Nível 10
  • *
« Resposta #22 Online: 29 de Dezembro de 2006, 12:10:17 »
Interessante, após ler esse tópico resolví tentar "sonhar" que estava voando, e o melhor é que conseguí ! ! !

Foi muito legal, no sonho em tentava voar e conseguia, aí lembrei do lance de impulsionar como se estivesse nadando e deu certo !

Bem, mesmo assim, continuo com a D.E, ou seja, creio que algumas vezes os sonhos possam ser apenas produzido pelo nosso cérebro e outras vezes realmente possamos estar em contato com outros espíritos, encarnados ou desencarnados... mas enfim, o que eu queria mesmo era relatar essa experiência, que foi muiiiiiiiito legal !

Em tempo:  Quando eu era criança tinha repetitivos sonhos de estar em um elevador e o mesmo dar defeito, daí eu sabia que estava sonhando e resolvia acordar, e pra isso eu começava a dar socos na minha cabeça (no sonho....rs) até conseguir acordar.  É mole ?

Abraços.
Antônio de Lima

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 29 de Dezembro de 2006, 12:21:37 »
Em tempo:  Quando eu era criança tinha repetitivos sonhos de estar em um elevador e o mesmo dar defeito, daí eu sabia que estava sonhando e resolvia acordar, e pra isso eu começava a dar socos na minha cabeça (no sonho…rs) até conseguir acordar.  É mole ?
Isto também me acontece: de tanto sonhar que meu carro foi roubado, eu às vezes me dou conta de que é um sonho e me forço a acordar.

E também sonho com elevadores, mas são situações muito doidas, com elevadores que nunca chegam ao andar que eu quero ou então chegam ao térreo e continuam na horizontal, como um ônibus. Ou chegam a algum lugar totalmente diferente do esperado. Não chega a ser assustador.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #24 Online: 29 de Dezembro de 2006, 12:23:20 »
a não ser que se conhecesse com precisão absoluta suas condições iniciais
Exato, nas mesmas condições ocorreria exatamente igual. Ou seja, há uma causa.
Mas será que o início é ao acaso no final das contas?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!