Bom, eu aqui acho que a gente devia levar os nossos sonhos a sério. Com moderação: sem dessas de não entrar em avião, né. Mas a gente sonha com coisas que nos são familiares, e acontece de a gente "perceber" no sonho coisas que a gente não tinha percebido conscientemente. No sentido de não "ligar os pontos".
Deve acontecer, às vezes, com vocês, de acordar de um sonho meio maluco e pensar "ué, por que catzos eu fui sonhar com isso?", e daí a gente pensa que bem que podia ser...
E tem ainda isso de o sonho refletir os nossos medos. Diz uma professora minha que vira-e-mexe ela sonha que ela está lá, com a idade dela, sentada numa carteira escolar, e ela-onírica não se conforma de que mandaram ela de volta pra escola. Ela diz que é porque ela fez supletivo, e por algum motivo acha isso desonesto e tem vergonha. Eu costumo sonhar, nas épocas em que eu estou me sentindo insegura, que eu tenho bigode. Os sonhos variam, mas eu-onírica sempre estou andando e agindo lá, e desesperada pra voltar pra casa e tascar cera na coisa. Tem a variável "cara cheia de espinhas".
Não é nem aquela interpretação besta de dicionário dos sonhos - apesar de eu não duvidar que o sonho seja um espaço simbólico. Certamente, porém, a gente sonha com coisas conhecidas, e faz misturas de situações que a gente já viveu. Daí, não é surpresa que aconteça às vezes de a gente "prever".