Autor Tópico: Big-Bang and Big-Rip  (Lida 670 vezes)

Offline Steady State

• Nível 11
  • *
Big-Bang and Big-Rip
« Online: 22 de Dezembro de 2006, 07:34:11 »
se o universo se expandir idefinidamente e ocasionar um Big-Rip,por ocasião deste Big-Rip os espaços provenientes deste Rip poderiam ocasionar um novo Big-Bang?

abraço

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
Re: Big-Bang and Big-Rip
« Resposta #1 Online: 22 de Dezembro de 2006, 17:49:24 »
Steady, parece-me que em um Tópico anterior chegamos (e paramos) em algo mais ou menos assim.
Eu repito minha impressão: não tenho idéia das conseqüências extremas de um eventual Big Rip sobre a estrutura do espaço-tempo.
Até dei uma pesquisada no assunto, mas não encontrei nada.

Você viu alguma referência a isso?
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 22 de Dezembro de 2006, 18:16:23 »
Levando em consideração esta sua linha de pensamento, bigbang e bigrip, pode-se dizer que:
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 22 de Dezembro de 2006, 18:17:41 »
O cara mais underground que conheço é o diabo, que no inferno toca cover das canções celestiais...
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #4 Online: 22 de Dezembro de 2006, 18:22:53 »
Acho que não, Fab.

Se entendi direito, o Big Rip seria a contínua expansão do Univerao, via pressão de matéria escura, aumento do Fator de Escala etc. até que todas as partículas de matéria estivessem longe demais para interagir umas com as outras.

Nesse cenário nada mais seria possível acontecer, a evolução temporal de qualquer partícula perderia o sentido, bem como o próprio conceito de tempo.

Um fim um bocado lúgubre...!

Offline Thufir Hawat

• Nível 31
  • *
  • It's easier to be terrified by an enemy you admire
« Resposta #5 Online: 22 de Dezembro de 2006, 18:30:49 »
Acho que não, Fab.

Se entendi direito, o Big Rip seria a contínua expansão do Univerao, via pressão de matéria escura, aumento do Fator de Escala etc. até que todas as partículas de matéria estivessem longe demais para interagir umas com as outras.

Nesse cenário nada mais seria possível acontecer, a evolução temporal de qualquer partícula perderia o sentido, bem como o próprio conceito de tempo.

Um fim um bocado lúgubre…!

É por aí mesmo Dbohr, Um Big Rip seria a vitória final da entropia. Num cenário desses não haveria energia utilizável suficiente para iniciar processos muito complicados, imagina um Big Bang.
Archimedes will be remembered when Aeschylus is forgotten, because languages die and mathematical ideas do not. "Immortality" may be a silly word, but probably a mathematician has the best chance of whatever it may mean.
G. H. Hardy, in "A Mathematician's Apology"

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 22 de Dezembro de 2006, 19:48:00 »
Também acho que é por aí mesmo (Dbohr e Thufir) o cenário de um eventual Big Rip.

Ocorre que há indícios de que a taxa de expansão do Universo já variou outras vezes.
A missão Planck que será lançada pela ESA (se não me engano) no ano que vem deve esclarecer com mais precisão, a partir de uma análise mais acurada das anisotropias da RCF, quando, quantas vezes, e, quem sabe, permitir avanços sobre o porque disso.

Assim sendo, resta a possibilidade de que ela (a taxa) volte a se arrefecer, ou mesmo se estabilizar com, pelo menos, as interações gravitacionais locais, permitindo "vida eterna" aos aglomerados de galáxias.
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!