Ora mineirinha luminosa (rs) é claro q temos nosso lado animal, perverso… a psicanálise detalhou isso com bastante propriedade, e nossa lucidez nos leva a tentar conviver com nossos medos e agressividade… Spinoza, tão esquecido nos dias de hoje, tem idéias muito criativas a respeito. 
Eu ainda chego no Spinoza, estou lendo alguns "pensadores" seguindo a cronologia e ele está na lista.
Mas bem, eu tenho a impressão que a maior parte das pessoas teme mais os outros que si mesmas. É como se cada um acreditasse que ele próprio domina seus "instintos primitivos", mas os outros não, por isso precisam, mais que ele (que acha que precisa da religiosidade por outros motivos) de imposições externas, seja pelo castigo seja pela recompensa.
Entende o que estou tentando dizer?
As pessoas olham a si mesmas e aos outros de forma diferente. E parece que a maioria das pessoas, por causa disso, acha a religiosidade uma coisa necessária, principalmente para os outros. Eu vejo dessa forma e acredito que seja mesmo por isso que o ateísmo declarado, às vezes, assusta tanto - soa como ameaça.
Nós sabemos o quanto as pessoas temem o atéísmo, o quanto julgam precipitadamente que "sem deus, tudo é permitido". Sem castigos e recompensas, elas imaginam, o que seguraria o homem?
Estou tentando entrar na mente das pessoas, que é uma coisa arriscada, mas é o que me parece.
Leia "luta pela mente" de William Sargante, eu recomendo.
Obrigada pela indicação, mas me diga porque me indica após o post. Para esclarecer, reforçar, modificar?