Autor Tópico: O que leva alguém a acreditar no "plano de Deus"?  (Lida 1279 vezes)

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
O que leva alguém a acreditar no "plano de Deus"?
« Online: 22 de Dezembro de 2006, 22:48:16 »
O que leva alguém a acreditar no "plano de Deus"?

Eu não me sentiria bem ao crer que sou:

Offline ACSalles

• Nível 10
  • *
Re: O que leva alguém a acreditar no "plano de Deus"?
« Resposta #2 Online: 23 de Dezembro de 2006, 07:41:56 »
Parte de nossa bem-sucedida (!?!?) história como espécie aqui no planeta se deve a nossa capacidade analítica em resolver problemas, o que formatou o nosso cérebro a encontrar conexões para os fatos que registramos. Essa compulsão de ver sentido em tudo nos leva a intuir um propósito para nossas vidas e daí nascem as fantasias para preencher a absoluta falta de sentido - e não há nada de errado em não haver sentido em nossa existência a não ser minimizar nossa importância como indivíduo. E muitas pessoas odeiam isso.

É uma hipótese.

Abraços a todos
Fight your prime enemy
---

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 25 de Dezembro de 2006, 18:59:30 »
Inconformismo para aceitar o mundo, cru, como ele é… incapacidade de agir em uma determinada situação para reverter um quadro e acomodação... resignação.

Eles precisam dourar a pílula. 
« Última modificação: 25 de Dezembro de 2006, 19:02:24 por Spitfire »

Offline Verner44

• Nível 10
  • *
« Resposta #4 Online: 27 de Dezembro de 2006, 06:04:08 »
Acredito que nos situarmos num possível "plano divino" fornece ao nosso ego uma satisfação, mesmo hipotética. Os "evangélicos" usam bastante essa isca, e parecem crer realmente nisso. Quem tem dúvidas quanto ao seu papel no universo, medo de não haver nenhuma importância cósmica em sua vida, encontra aí uma consolação, um lugar seguro. :?
verner44
O temor é um grande inibidor do questionamento inteligente. [Doris Lessing]

Offline Luis Brudna

• Nível 18
  • *
    • Gluon
« Resposta #5 Online: 27 de Dezembro de 2006, 21:58:46 »
  Acho que algumas pessoas temem a liberdade de pensarem o que quiser.

Temem achar um animal grotesco e sadico dentro de si mesmas. Acham que se nao tiverem limitacoes divinas, vao sucumbir.

Luz

• Visitante
« Resposta #6 Online: 28 de Dezembro de 2006, 15:31:59 »

Temem achar um animal grotesco e sadico dentro de si mesmas. Acham que se nao tiverem limitacoes divinas, vao sucumbir.

Para ser muito sincera, utilizando seu texto, eu acho que a maioria das pessoas teme mais a liberdade dos outros pensarem livremente, como se isso pudesse libertar esse animal que elas acreditam que todos têm por dentro, mas poucos sabem dominá-lo, quanto ela própria, sem limitações divinas.

Offline Washington

• Nível 13
  • *
« Resposta #7 Online: 29 de Dezembro de 2006, 08:52:10 »
Leia "luta pela mente" de William Sargante, eu recomendo.

Offline Verner44

• Nível 10
  • *
« Resposta #8 Online: 30 de Dezembro de 2006, 06:08:21 »

Para ser muito sincera, utilizando seu texto, eu acho que a maioria das pessoas teme mais a liberdade dos outros pensarem livremente, como se isso pudesse libertar esse animal que elas acreditam que todos têm por dentro, mas poucos sabem dominá-lo, quanto ela própria, sem limitações divinas.
Ora mineirinha luminosa (rs) é claro q temos nosso lado animal, perverso... a psicanálise detalhou isso com bastante propriedade, e nossa lucidez nos leva a tentar conviver com nossos medos e agressividade... Spinoza, tão esquecido nos dias de hoje, tem idéias muito criativas a respeito. :)
verner44
O temor é um grande inibidor do questionamento inteligente. [Doris Lessing]

Luz

• Visitante
« Resposta #9 Online: 30 de Dezembro de 2006, 11:38:49 »
Ora mineirinha luminosa (rs) é claro q temos nosso lado animal, perverso… a psicanálise detalhou isso com bastante propriedade, e nossa lucidez nos leva a tentar conviver com nossos medos e agressividade… Spinoza, tão esquecido nos dias de hoje, tem idéias muito criativas a respeito. :)

Eu ainda chego no Spinoza, estou lendo alguns "pensadores" seguindo a cronologia e ele está na lista.

Mas bem, eu tenho a impressão que a maior parte das pessoas teme mais os outros que si mesmas. É como se cada um acreditasse que ele próprio domina seus "instintos primitivos", mas os outros não, por isso precisam, mais que ele (que acha que precisa da religiosidade por outros motivos) de imposições externas, seja pelo castigo seja pela recompensa.

Entende o que estou tentando dizer?

As pessoas olham a si mesmas e aos outros de forma diferente. E parece que a maioria das pessoas, por causa disso, acha a religiosidade uma coisa necessária, principalmente para os outros. Eu vejo dessa forma e acredito que seja mesmo por isso que o ateísmo declarado, às vezes, assusta tanto - soa como ameaça.

Nós sabemos o quanto as pessoas temem o atéísmo, o quanto julgam precipitadamente que "sem deus, tudo é permitido". Sem castigos e recompensas, elas imaginam, o que seguraria o homem?

Estou tentando entrar na mente das pessoas, que é uma coisa arriscada, mas é o que me parece.

Leia "luta pela mente" de William Sargante, eu recomendo.

Obrigada pela indicação, mas me diga porque me indica após o post. Para esclarecer, reforçar, modificar?
« Última modificação: 30 de Dezembro de 2006, 11:41:02 por Luz »

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #10 Online: 30 de Dezembro de 2006, 12:52:25 »
Vejo mais como um meio de fingir de que os outros não podem fazer o que podem.

Luz

• Visitante
« Resposta #11 Online: 30 de Dezembro de 2006, 12:53:50 »
Vejo mais como um meio de fingir de que os outros não podem fazer o que podem.

Ou isso!

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!