Há muito tempo, li as "356 Histórias da Bíblia", de Mary Batchelor. Tem 416 páginas e houve vezes que li de uma assentada num único dia, mesmo em criança, e escrevi uma livrinho ilustrado sobre a Paixão de Cristo.
Li um livro dos Gideões, oferecido por uma avó, com o Novo Testamento, Provérbios e Salmos (só não li os Salmos todos).
Sobre deuses extraterrestres, li os livros "Eram os deuses astronautas?" e "Os deuses que fizeram a terra e o céu". Foram muito importantes para investigar certos termos hebraicos (especialmente "elohim") e diversas religiões antigas.
Achei muito interessante o livro "O Homem que se tornou Deus", que apesar de não ser teológico/religioso (é um romance histórico), influenciou-me bastante para investigação sobre a história judaica.
Quando soube que as Testemunhas de Jeová acreditam que Jesus foi morto numa estaca e não numa cruz imissa ou comissa, decidi investigar. Recebi imensa literatura prosélita, que, com o tempo, pude ler completamente. Em quase três anos li os livros "Revelação – Seu Grandioso Clímax Está Próximo!", "Conhecimento Que Conduz à Vida Eterna", "Adore o Único Deus Verdadeiro", "Existe um Criador Que Se Importa com Você?", "O Maior Homem Que Já Viveu", "O Homem em Busca de Deus", "Raciocínios à base das Escrituras", "Poderá Viver Para Sempre no Paraíso na Terra", "A vida – Qual a sua origem? A evolução ou a criação?". Como aceito sempre as revistas prosélitas, tenho um grande molho de revistas "A Sentinela" e "Despertai!".
Tive a oportunidade de ler a Bíblia completa pela "Tradução do Novo Mundo". Comecei por ler de seguida o Génesis e o Exodo. Intrigado sobre a origem de Satanás como o Lúcifer, anjo caído, li o Novo Testamento. Completei o Pentateuco, li Josué, os Juízes e os livros do tempo dos reis: livros de Samuel, dos Reis e Crónicas. Li o Livro dos Provérbios numa manhã num jardim, e reli-o várias vezes em casa. Comecei a ler os salmos pelo início, mas a certa altura lia-os ao acaso (são muitos, geralmente demasiado lamentosos, por isso Salmos é o livro que nunca li completamente…). Gostei do Eclesiastes, por parecer filosófico e muito diferente dos outros livros, e dos Cânticos, pela poesia erótica (gosto de poesia erótica, e escrevi uns poemas no liceu
![Wink ;)](../forum/Smileys/default/icon_wink.gif)
). Releio várias vezes os Evangelhos, cartas de Paulo, a Revelação, o Génesis e o Êxodo. Os primeiro livros das profecias (os últimos da Bíblia) que li foram de Isáias, Ezequiel e Malaquias. Depois decidi ler os outros todos, como Oseias, Jonas e Jeremias. Mais tarde decidi ler outros livros como Josué, Rute, Jó. Nunca cheguei a ler as Lamentações e todos os Salmos.
Soube que o meu pai tem um livro dos Mórmons, oferecido nos Açores, e li alguns dos primeiros livros de seguida. Não li aqueles que eram obviamente copiados de Isaías. Li também alguns dos últimos capítulos. Não li o intermédio.
Em alguns tempos livros li livros de crítica ou comentários religiosos. Dois livros sobre o Corão e Cristianismo foram oferecidos gratuitamente com uma revista.