Autor Tópico: Pesquisadores japoneses conseguem "aprisionar luz" no silício  (Lida 857 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Diegojaf

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 24.204
  • Sexo: Masculino
  • Bu...
Pesquisadores japoneses conseguem "aprisionar luz" no silício
« Online: 25 de Dezembro de 2006, 10:47:51 »
Pesquisadores japoneses conseguem "aprisionar luz" no silício

Cientistas da gigante de telecomunicações japonesa NTT desenvolveram um tipo de cristal de silício capaz de desacelerar a velocidade da luz a ponto de "aprisioná-la". Tal conquista tecnológica significa que o desenvolvimento de chips fotônicos, ou seja, que utilizam luz ao invés de eletricidade para enviar e, nesse caso, armazenar informações.

Segundo o site The Register, os pesquisadores utilizaram a nanotecnologia para criar os tais cristais fotônicos. Como eles contam com "nanofuros", eles podem realizar a façanha de diminuir a velocidade da luz a níveis nunca antes atingidos - precisamente 5,8 quilômetros por segundo, isto é, velocidade 50 mil vezes mais lenta do que a atingida pela luz no vácuo.

No ano passado, uma equipe da universidade de Harvard conseguiu "congelar" a luz, o que provou que os fótons (unidade fundamental da luz) podem ser utilizados em computadores óticos para armazenar informações. O que oss japoneses fizeram foi comprovar que a criação de "memórais RAM óticas" é viável.

O controle da luz parece ser a chave para o desenvolvimento de sistema de informação e telecomunicação baseados em chips quânticos. Por meio deles, será possível aumentar - e muito - a velocidade de processamento dos chips, já que eles poderão mudar de estado muito mais vezes por segundo do que os atuais microprocessadores eletrônicos. Atualmente, sistemas quânticos são utilizados basicamente em programas de criptografia.

http://wnews.uol.com.br/site/techguru/ver.php?idConteudo=1588&origem=1
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Diego

  • Nível 40
  • *
  • Mensagens: 4.835
  • Sexo: Masculino
Re: Pesquisadores japoneses conseguem "aprisionar luz" no silício
« Resposta #1 Online: 25 de Dezembro de 2006, 10:54:33 »
é... computação quantica cada vez mais próxima da realidade.

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!