Autor Tópico: Dúvidas no Firefox…  (Lida 1445 vezes)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
Dúvidas no Firefox…
« Online: 27 de Dezembro de 2006, 20:14:15 »
No opera tem um botão que faz páginas com barra de rolagem horizontal se espremerem um pouco para caber sem elas; tem algum opcional do firefox ou algo que já venha "de fábrica" que faça o mesmo? (sem ser zoom, porque é meio tosco, já que mantém a proporção)

E tem alguma opção para o botão de fechar cada aba ficar não na aba em si, mas embaixo do botão de fechar da janela? O melhor que consegui fazer foi deixar apenas o botão de fechar visível na aba do topo…

E por último, tem como sumir com a barra das abas? (com mais de uma aba sendo usada, claro  |()

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
Re: dúvidas no firefox…
« Resposta #1 Online: 27 de Dezembro de 2006, 21:06:20 »
No opera tem um botão que faz páginas com barra de rolagem horizontal se espremerem um pouco para caber sem elas; tem algum opcional do firefox ou algo que já venha "de fábrica" que faça o mesmo? (sem ser zoom, porque é meio tosco, já que mantém a proporção)

O que seria? O tamanho das letras? Isso tem em qualquer navegador. Vai em Exibir, depois em Tamanho do Texto e vai aumentando ou diminuindo como quiser.

E tem alguma opção para o botão de fechar cada aba ficar não na aba em si, mas embaixo do botão de fechar da janela? O melhor que consegui fazer foi deixar apenas o botão de fechar visível na aba do topo…

Tem, mas não é uma opção fácil de achar. Você precisa abrir uma aba, entrar com o endereço about:config e editar ou adicionar a opção browser.tabs.closeButtons com o valor 3 (0 mostra só na aba que estiver usando, 1 é o padrão e faz aparecer o botão em todas as abas e 2 some com o botão fechar de todas as barras).

É possível fechar as abas clicando nelas com o botão do meio do mouse (aquele da rodinha). A aba fecha mesmo que não clique no botão de fechar.

E por último, tem como sumir com a barra das abas? (com mais de uma aba sendo usada, claro  |()

Para sumir com ela quando tiver apenas uma aba, vá em Ferramentas, Opções…, Abas e desmarque Sempre exibir a barra de abas.

Agora, sumir com a barra quando tiver mais abas? Como vai fazer para ver suas abas sem ela?

Se quiser fazer com que ela não tenha rolagem e esconda o excesso de abas, vai no about:config, edita a opção browser.tabs.tabMinWidth e coloca o valor 0 para desativar ou um valor menor (em pixels) para que só comece a rolar quando estiver mais cheia. O padrão é 100.
« Última modificação: 27 de Dezembro de 2006, 21:09:07 por Alenônimo »
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #2 Online: 27 de Dezembro de 2006, 21:14:35 »
Ah! Tem também a extensão Tab Mix Plus. Com ela, dá para controlar mais coisas e pelo menu de opções.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
Re: dúvidas no firefox...
« Resposta #3 Online: 27 de Dezembro de 2006, 21:45:38 »

O que seria? O tamanho das letras? Isso tem em qualquer navegador. Vai em Exibir, depois em Tamanho do Texto e vai aumentando ou diminuindo como quiser.
Não, isso seria exatamente só o que o zoom já faz. O opera força a largura, ou seja, redimensiona imagens e a largura de espaços vazios da página para fazer sumir a barra de rolagem horizontal, sem diminuir a fonte.

Tem, mas não é uma opção fácil de achar. Você precisa abrir uma aba, entrar com o endereço about:config e editar ou adicionar a opção browser.tabs.closeButtons com o valor 3 (0 mostra só na aba que estiver usando, 1 é o padrão e faz aparecer o botão em todas as abas e 2 some com o botão fechar de todas as barras).
valeu, não sabia desses 2 e 3!

É possível fechar as abas clicando nelas com o botão do meio do mouse (aquele da rodinha). A aba fecha mesmo que não clique no botão de fechar.
meu mouse não tem o botão do meio propriamente, a menos que seja a mesma coisa que pressionar a rodinha em vez de rolar... mas ao fazer isso o que acontece aqui é aparecer aquela coisa que faz com que não se precise arrastar a área de visualização na barra de rolagem.

Para sumir com ela quando tiver apenas uma aba, vá em Ferramentas, Opções…, Abas e desmarque Sempre exibir a barra de abas.

Agora, sumir com a barra quando tiver mais abas? Como vai fazer para ver suas abas sem ela?
instalei um opcional de gestos com o mouse, que ainda não é perfeito (como o do opera), mas já torna isso possível; no meu caso, seguro o botão do meio (a rodinha) e pressiono o esquerdo para ir para abas "anteriores", e o direito para abas "seguintes". Ctrl + tab também faz o mesmo, mas apenas para a seguinte.

No opera, você aperta o direito e com a barra de rolagem, vai para cima e para baixo num menu que surge no meio da tela, análogo ao do alt + tab do windows para janelas. Esse deveria ter, aparentemente, pelas configurações da extensão, mas não consigo fazer funcionar :|

Se quiser fazer com que ela não tenha rolagem e esconda o excesso de abas, vai no about:config, edita a opção browser.tabs.tabMinWidth e coloca o valor 0 para desativar ou um valor menor (em pixels) para que só comece a rolar quando estiver mais cheia. O padrão é 100.

valeu pelas dicas!

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #4 Online: 27 de Dezembro de 2006, 22:30:26 »
Não, isso seria exatamente só o que o zoom já faz. O opera força a largura, ou seja, redimensiona imagens e a largura de espaços vazios da página para fazer sumir a barra de rolagem horizontal, sem diminuir a fonte.
Não conheço, ou nunca me deparei com o problema. Digo, o Firefox e o Opera fazem isso quando exibem imagens sozinhas mas…

meu mouse não tem o botão do meio propriamente, a menos que seja a mesma coisa que pressionar a rodinha em vez de rolar… mas ao fazer isso o que acontece aqui é aparecer aquela coisa que faz com que não se precise arrastar a área de visualização na barra de rolagem.
A rodinha do mouse é um botão. Isso que você diz que acontece, acontece quando você clica na página em sí. Para fechar a aba, você precisa estar com o cursor em cima dela na hora de clicar. É prático pois você não precisa ir até o botão de fechar exatamente. Ainda mais prático se não tiver botão de fechar em lugar algum.

instalei um opcional de gestos com o mouse, que ainda não é perfeito (como o do opera), mas já torna isso possível; no meu caso, seguro o botão do meio (a rodinha) e pressiono o esquerdo para ir para abas "anteriores", e o direito para abas "seguintes". Ctrl + tab também faz o mesmo, mas apenas para a seguinte.

No opera, você aperta o direito e com a barra de rolagem, vai para cima e para baixo num menu que surge no meio da tela, análogo ao do alt + tab do windows para janelas. Esse deveria ter, aparentemente, pelas configurações da extensão, mas não consigo fazer funcionar :|
Pode ser alguma incompatibilidade da extensão com o Firefox 2.0 talvez. Não duvido que tenha alguma opção no registro do Firefox (about:config) que a faça sumir, mas não sei qual seria essa opção.

valeu pelas dicas!
A maioria delas você encontra no Firefox Extension Guru's Blog. Lá tem dicas quentíssimas para o Firefox em geral. Achei pelo Google ao procurar as chaves do registro do Firefox que você tava querendo.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 27 de Dezembro de 2006, 22:31:10 »
Alê... existe alguma instrução no about:config para descarregar automaticamente a cache na RAM para cada aba fechada?

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #6 Online: 27 de Dezembro de 2006, 22:48:57 »
Alê… existe alguma instrução no about:config para descarregar automaticamente a cache na RAM para cada aba fechada?
Pelo que diz aqui, você pode aliviar o problema com a memória acertando um valor diferente para a opção browser.cache.disk.capacity.

Para quem tem entre 512MB e 1GB de memória RAM, é sugerido o valor (em KB) 15000. Para quem tem entre 128MB e 512MB, é sugerido 5000. No entanto, acho que tem algum problema aí, pois limitar o cache pode aumentar o uso da memória.

Talvez tenham escrito o nome da opção errado, pois aqui eu descobri que há uma opção chamada browser.cache.memory.capacity. O valor padrão é -1 (automático), 0 desativa o cache da memória e qualquer valor acima disso é tido como o valor do cache da memória em KB. Acho que é por aí que você vai limitar sua memória.
« Última modificação: 27 de Dezembro de 2006, 23:57:57 por Alenônimo »

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 27 de Dezembro de 2006, 23:28:06 »
Olha só… não é não fazer cache na RAM (aliás, até prefiro que se faça cache na RAM, temporariamente, do que no HD). O problema é que quando se fecha uma aba seu conteúdo continua na cache da RAM… isto faz com que o Firefox comece usando cerca de 20Mb de RAM (1 aba aberta) e depois de navegar um outras abas (e fecha-las, retornando a uma unica aba novamente) o Firefox esta "pesando" mais de 45Mb na memória. Sei lá… parece ser um bug (eu ao menos penso assim), o Firefox deveria descarregar este conteúdo da RAM e salvar em disco se fosse o caso… depois de passar 1 dia navegando no Firefox, ele fica pesadão.

Já notou isto?  :wink:

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #8 Online: 28 de Dezembro de 2006, 00:14:00 »
Olha só… não é não fazer cache na RAM (aliás, até prefiro que se faça cache na RAM, temporariamente, do que no HD). O problema é que quando se fecha uma aba seu conteúdo continua na cache da RAM… isto faz com que o Firefox comece usando cerca de 20Mb de RAM (1 aba aberta) e depois de navegar um outras abas (e fecha-las, retornando a uma unica aba novamente) o Firefox esta "pesando" mais de 45Mb na memória. Sei lá… parece ser um bug (eu ao menos penso assim), o Firefox deveria descarregar este conteúdo da RAM e salvar em disco se fosse o caso… depois de passar 1 dia navegando no Firefox, ele fica pesadão.

Já notou isto?  :wink:
Já tentou desativar o cache de memória? Aí provavelmente ele não deixará as páginas na memória. Basta colocar browser.cache.memory.capacity = 0 ou browser.cache.memory.enable = false.

Se eu achar outra coisa eu posto aqui, mas já aviso que estou fuçando agora só no MozillaZine.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 28 de Dezembro de 2006, 00:22:34 »
Não conheço, ou nunca me deparei com o problema. Digo, o Firefox e o Opera fazem isso quando exibem imagens sozinhas mas…
Sabe, quando um emmmmmmcri da vida escreve algo como hahahahahahahhaahh[...] até uma palavra só ficar mais larga que a página? Esse tipo de coisa o opera resolve com esse botão... mas algumas páginas são de vez em quando um pouco mais largas, mas por outro lado pode ser erro de interpretação do próprio opera  :D

meu mouse não tem o botão do meio propriamente, a menos que seja a mesma coisa que pressionar a rodinha em vez de rolar… mas ao fazer isso o que acontece aqui é aparecer aquela coisa que faz com que não se precise arrastar a área de visualização na barra de rolagem.
A rodinha do mouse é um botão. Isso que você diz que acontece, acontece quando você clica na página em sí. Para fechar a aba, você precisa estar com o cursor em cima dela na hora de clicar. É prático pois você não precisa ir até o botão de fechar exatamente. Ainda mais prático se não tiver botão de fechar em lugar algum.
ah, entendi! também não conhecia!  :ok:

Pode ser alguma incompatibilidade da extensão com o Firefox 2.0 talvez. Não duvido que tenha alguma opção no registro do Firefox (about:config) que a faça sumir, mas não sei qual seria essa opção.
:vergonha: acabei de corrigir.... nas opções da extensão tem que se habilitar em outra parte o rolamento como parte dos gestos interpretados...... como constavam como atalhos, nem estavam cinza nem nada, imaginava que todos funcionariam por default...

mas o menu com as abas que aparece no opera ainda faz falta...

valeu pelas dicas!
A maioria delas você encontra no Firefox Extension Guru's Blog. Lá tem dicas quentíssimas para o Firefox em geral. Achei pelo Google ao procurar as chaves do registro do Firefox que você tava querendo.
Boa dica!  :ok:

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #10 Online: 28 de Dezembro de 2006, 01:45:27 »
Sabe, quando um emmmmmmcri da vida escreve algo como hahahahahahahhaahh[…] até uma palavra só ficar mais larga que a página? Esse tipo de coisa o opera resolve com esse botão… mas algumas páginas são de vez em quando um pouco mais largas, mas por outro lado pode ser erro de interpretação do próprio opera  :D
Ah tá. O Firefox não mexe com isso. Ele espera que a página não tenha esse tipo de coisa.

Uma solução, e que é usada aqui no fórum, é fazer com que a área onde possa aparecer esses textos enormes tenha definido no CSS a propriedade overflow:auto, pois isso faz aparecer barras horizontais quando um texto ou uma imagem é muito grande.

Já reparou isso nas imagens que as pessoas postam e são enormes? Aparece um scroll que afeta só a mensagem onde ela aparece. É fácil de implementar. Suponhamos que queiram colocar isso lá no RV. Bastaria colocar entre o código que exibe as mensagens os comandos <div style="overflow:auto"> e </div>.

ah, entendi! também não conhecia!  :ok:
A um tempo atrás, eu também não. Vivendo e aprendendo.

O bom é que isso funciona em um monte de lugares, não só no Firefox. Deve ser uma regra para os programas feitos para o Windows…

:vergonha: acabei de corrigir… nas opções da extensão tem que se habilitar em outra parte o rolamento como parte dos gestos interpretados…. como constavam como atalhos, nem estavam cinza nem nada, imaginava que todos funcionariam por default…

mas o menu com as abas que aparece no opera ainda faz falta…
Vê aí o que dá para fazer. Não conheço essa extensão.

Boa dica!  :ok:
Achei pelo Google, se quiser outra boa dica. :P

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #12 Online: 28 de Dezembro de 2006, 02:26:29 »
para os fãs de opera, usando firefox:

http://www.scss.com.au/family/andrew/opera/firefox/

uma série de sugestões de extensões para emular a funcionalidade do opera
Da época do Firefox 1, né?

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 28 de Dezembro de 2006, 02:41:04 »
mais uma outra, com aquele substituto da barra de abas que mencionei:

http://update.mozilla.or.kr/addons/xpi/stackstyletabs_1.1.2006011601.xpi

(para o FF 2)

só não faz sumir a barra de abas, e nem funciona em conjunto com o gesto do mouse, infelizmente, apenas com ctrl + tab :/

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 28 de Dezembro de 2006, 03:14:49 »
tem um outro ainda mais frescurento que esse último, que mostra previews das abas, além de permitir buscá-las pela ordem de última utilização: LastTab

EDIT: ops, o last tab na verdade não faz o preview, acho, outro é que faz o preview frescurento, mas não lembro qual

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 29 de Dezembro de 2006, 15:38:32 »
outra pergunta: no FF tem como usar CSS "impostos" pelo usuário?

RE: tem sim, a extensão "stylish":

https://addons.mozilla.org/firefox/2108/

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
Re: Dúvidas no Firefox…
« Resposta #16 Online: 31 de Dezembro de 2006, 01:41:35 »
:!: outra pergunta...... no FF tem como reduzir o espaço do menu principal? Aquele com file, edit, view, etc. No IE tinha como comprimir tudo e ficava apenas o file e uma seta -&gt; ,que se clicada, descia as demais opções. Assim eu podia deixar tudo numa linha só com bastante espaço para exibir o endereço e links.

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #17 Online: 31 de Dezembro de 2006, 01:59:17 »
:!: outra pergunta…. no FF tem como reduzir o espaço do menu principal? Aquele com file, edit, view, etc. No IE tinha como comprimir tudo e ficava apenas o file e uma seta -&gt; ,que se clicada, descia as demais opções. Assim eu podia deixar tudo numa linha só com bastante espaço para exibir o endereço e links.
Normalmente eu acho que não, mas existem extensões que são usadas pro Firefox ficar mais parecido com o IE que mexem com isso.

Offline Sr. Bradley P. Richfield

• Nível 20
  • *
« Resposta #19 Online: 17 de Março de 2007, 19:47:54 »
Eu estou usando aquela extensão pra poder baixar do Megaupload. Mas eu não consigo parar e retomar um download.

Queria saber se tem alguma forma de eu poder fazer isso. E se eu posso usar algum gerenciador de downloads pra fazer isso.
"O problema da internet é que ninguém sabe quando as citações realmente pertencem a quem se atribui." -- Abraham Lincoln

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #20 Online: 17 de Março de 2007, 20:12:50 »
Eu estou usando aquela extensão pra poder baixar do Megaupload. Mas eu não consigo parar e retomar um download.

Queria saber se tem alguma forma de eu poder fazer isso. E se eu posso usar algum gerenciador de downloads pra fazer isso.

Gerenciador de downloads com MegaUpload provavelmente não funciona. Mas se quiser um gerenciador integrado ao Firefox, pode tentar o DownThemAll!. Se quiser integrar seu programa gerenciador ao Firefox, existe o FlashGot.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!