Autor Tópico: Propriedades da água a baixas temperaturas  (Lida 1781 vezes)

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
Propriedades da água a baixas temperaturas
« Online: 31 de Dezembro de 2006, 20:18:29 »
Lembro-me de, em uma aula de Química, a professora ter dito algo sobre a água ter estado sólido até 0°ĸ, mas que abaixo disso ela virava líquido novamente. No entanto, não estou achando nada sobre o assunto. Alguém tem alguma idéia de onde achar algum texto sobre isso, se é que isso é verdade?
Se Jesus era judeu, então por que ele tinha um nome porto-riquenho?

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
Re: Propriedades da água a baixas temperaturas
« Resposta #1 Online: 31 de Dezembro de 2006, 20:53:39 »
A água pode até ser líquida a temperaturas abaixo de zero Celsius, mas aí vai depender de outras variáveis, como pressão.
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline Eleitor de Mário Oliveira

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #2 Online: 01 de Janeiro de 2007, 01:04:29 »
Lembro-me de, em uma aula de Química, a professora ter dito algo sobre a água ter estado sólido até 0°ĸ, mas que abaixo disso ela virava líquido novamente. No entanto, não estou achando nada sobre o assunto. Alguém tem alguma idéia de onde achar algum texto sobre isso, se é que isso é verdade?

Peraí! 0ºk quer dizer Zero Kelvin (o zero absoluto)? Se for, você está viajando na maionese. Não existe temperatura menor que esta, pois é a ausência completa de calor.

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #3 Online: 01 de Janeiro de 2007, 01:08:31 »
Ok, então ou ela viajou, ou eu entendi errado o que ela disse.

Valeu, pessoal.

EDIT: Só mais uma coisa. Cada elemento possui um ponto de fusão diferente, certo? Portanto o 0° absoluto não deveria ser diferente pra cada elemento?
« Última modificação: 01 de Janeiro de 2007, 02:01:44 por André Ramaciotti »

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 01 de Janeiro de 2007, 02:38:17 »
Sua professora não está completamente errada (bastante errada sim, mas não completamente). Essa história que você ouviu na escola de que a água tem somente três fases, a de vapor, a líquida e a sólida é só uma simplificação. Na verdade existem város tipos diferentes de gelo e mais uma fase amorfa, isto é, algo como um "vidro de gelo", um gelo líqüido. Dependendo da temperatura e da pressão você vai encontrar H2O de um jeito diferente.

Você já deve alguma vez ter visto um diagrama de fases, se não vai uma pequena revisão:

Esse aqui é o diagram de fases da água que você conhece:

O lado laranja é o gelo com que estamos acostumados, o lado violeta é a nossa água líqüida e o lado verde é o vapor de água. Os pontos localizados nas interfaces entre essas regiões contêm uma mistura das duas fases. As setas representam transições de fase. Temos também dois pontos especiais, o ponto triplo, que contém uma mistura de três fases e o ponto crítico, que representa que para temperaturas além dele, não importa o quanto aumentemos a pressão, o vapor não pode mais ser transformado em água líqüida.

Só que o diagrama aí de cima não está completo, ele é só um pedacinho de um diagrama maior e mais complexo, tente encontrá-lo no meio do diagrama completo:

Está vendo a letra E perto da palavra "Solid"? Ela representa condições de pressão e temperatura habituais, são mais ou menos pressão e temperatura ambiente. Repare que para a pressão ambiente existem três tipos de gelo (trace uma linha horizontal a partir do E e verá), o gelo Ih, o Ic e o gelo XI. O I é o numeral romano I, o h é de hexagonal e o c é de cúbico - eles representam a estrutura cristalina da água. O gelo comum é o hexagonal, não à tôa os flocos de neve formados na Terra têm padrões hexagoanis (o que não quer dizer que em outros planetas com temperaturas ou pressões mais extremas eles também teriam!)

O gelo XI é uma forma ferroelétrica e ortorrômbica, isto é, um parelelepípedo onde os lados são diferentes, como na figura seguinte:

Uma representação do gelo XI, embora seja difícil perceber sua ortorrombicidade é a seguinte:

Cada tipo de gelo tem uma estrutura molecular diferente, e isso afeta várias propriedades, como densidade e constante dielétrica. Por exemplo, não são todos os gelos que flutuam em água, o gelo X, por exemplo, tem densidade 2,51 g/cm³, para se ter uma idéia a densidade do alumínio é de 2,70 g/cm³, mas gelos como o X só se formam a pressões acima de 10^8 Pa, umas 1000 atmosferas. E apesar de o mapa só ir até XII, já se aconhece até o gelo XIV, e sabe-se lá se não vão acabar topando com mais algum.

Já o gelo amorfo não aparece no diagrama porque ele só se forma sob condições extremas: Uma queda de temperatura velocíssima da água líqüida, por volta de 1 000 000 K/s (é claro que o resfriamento vai durar bem menos do que 1 segundo, para não termos que aquecer a água até um milhão Kelvin.) Nessas cicunstâncias não haverá tempo para os cristais de gelo se formarem e teremos uma estrutura amorfa toda bagunçada, como um vidro. O que define um objeto como sólido é a presença de estrutura cristalina, então nesse sentido o gelo amorfo é um líqüido (se bem que muita gente prefere dizer que é simplesmente um sólido amorfo.)

Referências:
http://en.wikipedia.org/wiki/Ice
http://www.lsbu.ac.uk/water/phase.html
http://wine1.sb.fsu.edu/chm1045/notes/Forces/Phase/Forces06.htm
« Última modificação: 01 de Janeiro de 2007, 02:42:57 por Chosen One »

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #5 Online: 01 de Janeiro de 2007, 10:32:33 »
Saquei agora, obrigado pela explicação.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 04 de Janeiro de 2007, 23:56:26 »
EDIT: Só mais uma coisa. Cada elemento possui um ponto de fusão diferente, certo? Portanto o 0° absoluto não deveria ser diferente pra cada elemento?

Cuidado!! Zero absoluto ou 0K (nada de 0°K) é a temperatura mais baixa fisicamente possível. Chama-se absoluto por um motivo.

Agora, 0°C é diferente. 0°C é definido como a temperatura de fusão da água a 1 atm. Não confunda as bolas
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 05 de Janeiro de 2007, 00:01:23 »
Ah, sim: na transição suficientemente lenta entre essas diferentes fases do gelo é possível que a água passe por uma fase líquida enquanto se rearranja, mas deve ser uma situação meta-estável.
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #8 Online: 05 de Janeiro de 2007, 09:27:47 »

Cuidado!! Zero absoluto ou 0K (nada de 0°K) é a temperatura mais baixa fisicamente possível. Chama-se absoluto por um motivo.

Agora, 0°C é diferente. 0°C é definido como a temperatura de fusão da água a 1 atm. Não confunda as bolas
Não estava confundindo 0ĸ com 0°C, é que como em cada elemento a temperatura de fusão varia, pensava que a temperatura que seria o zero absoluto, variava de elemento para elemento.
Já estou lendo mais sobre o assunto aqui.

Edit: o zero absoluto se refere à ausência de movimento das partículas e não (especificamente) das moléculas, por isso o elemento não interfere?
« Última modificação: 05 de Janeiro de 2007, 09:35:47 por André Ramaciotti »

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #9 Online: 05 de Janeiro de 2007, 11:11:37 »

Não estava confundindo 0ĸ com 0°C, é que como em cada elemento a temperatura de fusão varia, pensava que a temperatura que seria o zero absoluto, variava de elemento para elemento.
Já estou lendo mais sobre o assunto aqui.

Edit: o zero absoluto se refere à ausência de movimento das partículas e não (especificamente) das moléculas, por isso o elemento não interfere?

Cara, você está confundindo 0K com ponto de fusão/congelamento.
0 Kelvin (ou Zero Absoluto) é a ausência total de energia térmica. Este estado nunca foi atingido, apesar de chegarmos bem próximo dele em laboratório. Ponto de congelamento é outra estória. Todos compostos passam do estado líqüido para o sólido (ou sólido para líqüido) a uma temperatura maior que 0K, e a maioria é uma temperatura bem maior que 0K. A água é a 273 K, o etanol a 158,8 K, o Oxigênio (O2) a 50,35 K...

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #10 Online: 05 de Janeiro de 2007, 12:13:15 »
Eu não estou confundindo o zero absoluto com o ponto de congelamento. Estou tentando fazer uma comparação: se o ponto de congelamento varia de substância de substância, por que o zero absoluto é o mesmo para todos?

Eu sei que 0°C e 0ĸ são coisas diferentes e que zero absoluto não é o ponto de fusão. O que eu estou tentando entender é por que o zero absoluto é sempre o mesmo (0ĸ ou -273°C) e o ponto de fusão muda de subsância pra substância.

Por isso que perguntei que o zero absoluto é a ausência de movimento nas partículas, e como toda molécula é feita do mesmo tipo de partículas só que em números diferentes, por isso que não mudava.

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 05 de Janeiro de 2007, 12:58:56 »
Eu não estou confundindo o zero absoluto com o ponto de congelamento. Estou tentando fazer uma comparação: se o ponto de congelamento varia de substância de substância, por ue o zero absoluto é o mesmo para todos?

Essa pergunta equivale a "se a altitude das montanhas é diferente de uma montanha pra outra, porque o chão (nível do mar) é zero para todas?"

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #12 Online: 05 de Janeiro de 2007, 13:48:54 »
A verdade é que eu devia ter pesquisado antes de ter feito a pergunta :)

Obrigado a quem respondeu aqui, entendi o que eu estava querendo saber.

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #13 Online: 06 de Janeiro de 2007, 00:43:57 »
Eu não estou confundindo o zero absoluto com o ponto de congelamento. Estou tentando fazer uma comparação: se o ponto de congelamento varia de substância de substância, por que o zero absoluto é o mesmo para todos?

Eu sei que 0°C e 0ĸ são coisas diferentes e que zero absoluto não é o ponto de fusão. O que eu estou tentando entender é por que o zero absoluto é sempre o mesmo (0ĸ ou -273°C) e o ponto de fusão muda de subsância pra substância.

Por isso que perguntei que o zero absoluto é a ausência de movimento nas partículas, e como toda molécula é feita do mesmo tipo de partículas só que em números diferentes, por isso que não mudava.

Pelo mesmo motivo que tudo é preto quando a energia luminosa é zero.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!