Autor Tópico: "sob a proteção de deus"  (Lida 1837 vezes)

Offline Carlos Capuchinho

• Nível 25
  • *
"sob a proteção de deus"
« Online: 04 de Janeiro de 2007, 20:33:16 »
JB, 02-01-2007

OPINIÃO: SOB A PROTEÇÃO DE DEUS
Ives Gandra Martins, professor de direito, advogado e escritor

Fui procurado por alguns cidadãos que pretendem iniciar um movimento para retirar, das repartições e de todas as dependências dos três poderes, quaisquer símbolos religiosos, sob a alegação de que o Estado brasileiro é laico.

Pediram o meu apoio - possivelmente como uma provocação - atribuindo-me força, como formador de opinião, capaz de tornar vitorioso o movimento.

Com o respeito que sempre tenho para com as pessoas que defendem teses opostas à minha, disse-lhes que se haviam equivocado ao buscar a minha adesão, por duas razões fundamentais. Em primeiro lugar, porque sou apenas um cidadão comum, que exerce seu direito de expressão. Não me considero formador de opinião e até me espanto que os jornais ainda dêem guarida a meus contínuos protestos em defesa da cidadania.

Em segundo lugar, sou um respeitador da Constituição - embora muitas vezes a critique - e, sem a retirada da expressão "sob a proteção de Deus", que consta do preâmbulo do texto supremo, o movimento que pretendem iniciar parece inconstitucional.

A troca de e-mails, em que expus meu ponto de vista, acabou com esta resposta, não sabendo se o movimento continua ou não.

O certo, todavia, é que se faz necessário, de uma vez por todas, deixar clara uma coisa: "Estado laico" não significa que aquele que não acredita em Deus tenha direito de impor sua maneira de ser, de opinar e de defender a democracia. Não significa, também, que a democracia só possa ser constituída por cidadãos agnósticos ou ateus. Não podem, ateus e agnósticos, defender a tese de que a verdade está com eles e, sempre que qualquer cidadão, que acredita em Deus, se manifeste sobre temas essenciais - como, por exemplo, direito à vida, eutanásia, família - sustentar que sua opinião não deve ser levada em conta, porque é inspirada por motivos religiosos. A recíproca, no mínimo, deveria ser também considerada, por tal lógica conveniente e conivente, e desqualificada a opinião de agentes ateus e agnósticos, precisamente porque seus argumentos são inspirados em sentimentos anti-Deus.

Numa democracia, todos têm o direito de opinar, os que acreditam em Deus e os que não acreditam. Mas, na democracia brasileira, foram os representantes do povo, reunidos numa Assembléia Constituinte considerada originária, que definiram que todo o ordenamento jurídico nacional, toda a Constituição, todas as leis brasileiras devem ser veiculadas "sob a proteção de Deus", não podendo, pois, violar princípios éticos da pessoa humana e da família.

Parece-me que os ateus e agnósticos - que se auto-outorgaram o direito de ser os únicos a opinar na democracia brasileira - teriam que começar por mudar o preâmbulo da Lei Maior. Para serem mais fiéis a seus princípios, o preâmbulo poderia dizer:

"Nós, representantes do povo brasileiro, ..... promulgamos, sem a proteção de Deus, a seguinte Constituição da República Federativa do Brasil".

http://jbonline.terra.com.br/editorias/pais/papel/2007/02/01/pais20070201016.html
« Última modificação: 04 de Janeiro de 2007, 20:36:52 por café-com-leite »
“A idéia de que Deus é um gigante barbudo de pele branca sentado no céu é ridícula. Mas se, com esse conceito, você se referir a um conjunto de leis físicas que regem o Universo, então claramente existe um Deus. Só que Ele é emocionalmente frustrante: afinal, não faz muito sentido rezar para a lei da gravidade!”
Carl Sagan

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
Re: "sob a proteção de deus"
« Resposta #1 Online: 04 de Janeiro de 2007, 20:55:41 »
Deixa eu ver se eu entendi: Para ele, não favorecer nenhuma religião é o mesmo que favorecer o ateísmo?

Bom, para mim retirar os símbolos religiosos dos prédios públicos é diferente de substituí-los pelo peixe de Darwin ou pelo logo da American Atheists.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 04 de Janeiro de 2007, 20:59:41 »
Deixa eu ver se eu entendi: Para ele, não favorecer nenhuma religião é o mesmo que favorecer o ateísmo?

Bom, para mim retirar os símbolos religiosos dos prédios públicos é diferente de substituí-los pelo peixe de Darwin ou pelo logo da American Atheists.

Exato.

E porque apenas Deus e não Allah? Buda?

É em nome da diversidade que os ateístas lideram este movimento... quem mais com isenção e imparcialidade é capaz de fazê-lo?

Ou todos ou nenhum.
« Última modificação: 04 de Janeiro de 2007, 21:02:27 por Spitfire »

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #3 Online: 04 de Janeiro de 2007, 21:58:33 »

:!: :enjoo:
Não deseje.

Luz

• Visitante
« Resposta #4 Online: 04 de Janeiro de 2007, 22:12:20 »
Talvez o caso se deva ao fato que além da língua, hino, bandeira e tal há também a religião oficial, ou não? O Brasil é um país de maioria católica, o que não significa que não possa abrigar e respeitar judeus, ateus ou budistas. Imagino que seja apenas uma questão de convenção democrática.  :?

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 04 de Janeiro de 2007, 22:45:03 »
E vejam esse caso, nos EUA.

04/01/2007 - 22h20
Assume hoje o primeiro legislador muçulmano do Congresso dos EUA
da France Presse

O deputado americano Keith Ellison assumiu nesta quinta-feira seu posto no Congresso americano como o primeiro membro muçulmano da Casa, prestando juramento sobre uma cópia do Corão que pertenceu ao terceiro presidente americano, Thomas Jefferson.

Numa cerimônia privada, Ellison, acompanhado por sua esposa Kim, quatro crianças e dezenas de parentes e convidados, usou um Corão de capa de couro da Livraria do Congresso.

Ao falar à rede de TV ABC News numa entrevista transmitida na manhã da última terça-feira (2), Ellison disse que era natural que ele jurasse sobre o Corão, o livro da fé islâmica.

"É a escritura que eu leio todos os dias e é o livro no qual busco inspiração", disse Ellison, que se converteu do Catolicismo para o Islã quando era estudante secundário.

Controvérsia

Ellison envolveu-se numa controvérsia quando anunciou, depois de sua vitória na eleição de novembro, que faria seu juramento privado sobre o Corão, uma decisão criticada por um deputado conservador e alguns comentaristas.

(...)

http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u103488.shtml
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline Carlos Capuchinho

• Nível 25
  • *
« Resposta #6 Online: 04 de Janeiro de 2007, 23:04:57 »
Pediram o meu apoio - possivelmente como uma provocação - atribuindo-me força, como formador de opinião, capaz de tornar vitorioso o movimento.

Realmente deve ter sido uma provocação. Ele é um fervoroso católico, dizem... não sei, que pertence a Opus Dei.

Citação de: Ives Gandra Martins
o movimento que pretendem iniciar parece inconstitucional.

Agora o que ele diz parece ter lógica, embora não determine uma religião oficial a constituição no caso se "assume" teísta.

“A idéia de que Deus é um gigante barbudo de pele branca sentado no céu é ridícula. Mas se, com esse conceito, você se referir a um conjunto de leis físicas que regem o Universo, então claramente existe um Deus. Só que Ele é emocionalmente frustrante: afinal, não faz muito sentido rezar para a lei da gravidade!”
Carl Sagan

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #7 Online: 04 de Janeiro de 2007, 23:24:16 »
"Estado laico" não significa que aquele que não acredita em Deus tenha direito de impor sua maneira de ser, de opinar e de defender a democracia. Não significa, também, que a democracia só possa ser constituída por cidadãos agnósticos ou ateus. Não podem, ateus e agnósticos, defender a tese de que a verdade está com eles e, sempre que qualquer cidadão, que acredita em Deus, se manifeste sobre temas essenciais - como, por exemplo, direito à vida, eutanásia, família - sustentar que sua opinião não deve ser levada em conta, porque é inspirada por motivos religiosos. A recíproca, no mínimo, deveria ser também considerada, por tal lógica conveniente e conivente, e desqualificada a opinião de agentes ateus e agnósticos, precisamente porque seus argumentos são inspirados em sentimentos anti-Deus.

Ele está coberto de razão aqui. Só que isso é um Espantalho, já que não foi nada disso que as pessoas que o procuraram pareceram sugerir.

"Nós, representantes do povo brasileiro, … promulgamos, sem a proteção de Deus, a seguinte Constituição da República Federativa do Brasil".

E aqui temos mais um Espantalho, clássico.

Eu esperava mais de Gandra.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #8 Online: 04 de Janeiro de 2007, 23:35:04 »
Ele é um grande jurista, mas parece não entender os argumentos deste grupo, se bem que, não sabemos ao certo o que este povo falou a ele, que podem ser argumentos fracos e extremamente radicais. A questão é que o preâmbulo não pode ser mudado, é um fato histórico que os congressistas da constituinte promulgaração a Constituição sob a proteção de Deus, ou ao menos assim o disseram, logo, não tem como mudar isso. Agora, na minha modesta opinião em nada afeta a laicidade do nosso Estado o preâmbulo da Constituição. Ela é bem clara em garantir a liberdade de expressão e convicção religiosa e filosófica, este grupo reclama a toa. Somos uma democracia e esmagadora maioria acredita em Deus, é natural que o preâmbulo seja assim.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #9 Online: 04 de Janeiro de 2007, 23:41:41 »
Agora, na minha modesta opinião em nada afeta a laicidade do nosso Estado o preâmbulo da Constituição.

Ah, sim. Eu ia dizer isso também, mas o sono acabou me impedindo :-)

É óbvio que uma coisa não nega a outra. Não conhecendo Direito, não saberia dizer o que pode ou o que não pode mudar no Preâmbulo. Não tendo lido a petição do grupo, não saberia dizer como eles se expressaram.

Mas que foi Espantalho a citação do Gandra, foi :-)

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 05 de Janeiro de 2007, 01:59:34 »
que força tem o preâmbulo contra o artigo quinto?
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

danieli

• Visitante
« Resposta #11 Online: 05 de Janeiro de 2007, 02:12:06 »
Parece-me que os ateus e agnósticos - que se auto-outorgaram o direito de ser os únicos a opinar na democracia brasileira - teriam que começar por mudar o preâmbulo da Lei Maior. Para serem mais fiéis a seus princípios, o preâmbulo poderia dizer:

"Nós, representantes do povo brasileiro, … promulgamos, sem a proteção de Deus, a seguinte Constituição da República Federativa do Brasil".

bobeira... querer a diversidade é auto-outorgar-se algo? estranho

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 05 de Janeiro de 2007, 11:21:51 »
:ok:

Ou todos ou nenhum.
Da mesma forma que eu penso em ver um altar de Maria, aqui no meu trabalho… E os evangélicos, mulçumanos e etc., por que não têm um espaço também…?

Falou certo:

Ou todos ou nenhum

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #13 Online: 05 de Janeiro de 2007, 11:25:50 »
Eu prefiro nenhum - incluindo o peixe de Darwin.

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 05 de Janeiro de 2007, 11:29:07 »
lógico. Já pensou cada instituição ter um tipo de "altar" em relação à todas as religiões? Não é possível hehe.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #15 Online: 05 de Janeiro de 2007, 11:40:27 »
Sim, mas é que me oponho a um certo ateísmo militante que de vez em quando aparece.

Como já disse em outras ocasiões, é interessante que tenhamos espaço para debater na mídia hoje em dia, mas daí a descer o cacete em qualquer um que pense diferente, ou vir com um papo de superioridade... isso não nos ajuda em nada.

Não acho factível, por exemplo, propor acabar com os feriados religiosos - ou mesmo trocar os nomes deles para alguma outra coisa. Não pega. Não dá certo. Ou a mudança da mentalidade religiosa para a cética acontece de forma lenta e gradual, ou não vai acontecer. Nunca.

Pode-se dizer que eu tenho fé nisso :hihi:

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 05 de Janeiro de 2007, 12:06:56 »
Ou a mudança da mentalidade religiosa para a cética acontece de forma lenta e gradual, ou não vai acontecer. Nunca.
:ok:

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #17 Online: 05 de Janeiro de 2007, 12:18:44 »
Sim, mas é que me oponho a um certo ateísmo militante que de vez em quando aparece.

Como já disse em outras ocasiões, é interessante que tenhamos espaço para debater na mídia hoje em dia, mas daí a descer o cacete em qualquer um que pense diferente, ou vir com um papo de superioridade… isso não nos ajuda em nada.

Não acho factível, por exemplo, propor acabar com os feriados religiosos - ou mesmo trocar os nomes deles para alguma outra coisa. Não pega. Não dá certo. Ou a mudança da mentalidade religiosa para a cética acontece de forma lenta e gradual, ou não vai acontecer. Nunca.

Concordo inteiramente, Dbohr. Faço coro também ao dizer que esperava mais do Gandra. Como é que um professor de direito tem coragem de usar argumentos tão obviamente falaciosos? Isso mostra até onde pode chegar o preconceito contra os ateus.

You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #18 Online: 05 de Janeiro de 2007, 20:17:33 »

Realmente deve ter sido uma provocação. Ele é um fervoroso católico, dizem… não sei, que pertence a Opus Dei.

Foi o Daniel Sottomaior que enviou uma mensagem para participar dos apoios ao site http://brasilparatodos.org, ainda em construção mas onde participaram alguns membros deste digníssimo fórum :)

O Daniel mandou porque mandou também a um monte de gente, então também mandou para quem supunha que podia rejeitar apoio. É uma questão de ser imparcial e deixar a pessoa decidir... daí o cara se exalta sem razão e ainda apela para a Constituinte, que é contraditória com o suposto laicismo do Estado.

Bom, na Argentina, se diz que há liberdade de culto, mas o presidente da República tem que ser Católico Apostólico Romano. O Menem que  é muçulmano 'se converteu' para ser presidente...

« Última modificação: 05 de Janeiro de 2007, 20:23:33 por jcatino »
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #19 Online: 05 de Janeiro de 2007, 20:21:08 »

Como já disse em outras ocasiões, é interessante que tenhamos espaço para debater na mídia hoje em dia, mas daí a descer o cacete em qualquer um que pense diferente, ou vir com um papo de superioridade… isso não nos ajuda em nada.

Inclusive porque precisamos de feriados, seja lá qual for a data comemorativa. precisamos para descansar, para tomar umas feriazinhas rápidas de vez em quando. E tem que ser um número significativo de pessoas ao mesmo tempo, senão teus clientes requisitam tua prescença, etc, etc...
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!