Autor Tópico: Já prepararam?  (Lida 2930 vezes)

Offline Jasig Aurumalfa

• Nível 25
  • *
  • Eu tenho um Pássaro de Argila!
    • http://www.fotolog.net/joao_ms
Já prepararam?
« Online: 10 de Maio de 2005, 19:13:08 »
Faltam poucos dias pra sexta-feira 13, acho que uns 3 dias, já prepararam tudo? Gato preto? Escada? Espelho?  :lol:
Blog do Pássaro de Argila!

(\__/)
(O.o )
(> < ) This is Bunny. Copy Bunny into your signature to help him on his way to world domination!

Offline Atomic Garden

• Nível 18
  • *
Re.: Já prepararam?
« Resposta #1 Online: 10 de Maio de 2005, 19:43:48 »
Alguem sabe o pq dessa lenda com sexta feira 13?

Offline Jasig Aurumalfa

• Nível 25
  • *
« Resposta #2 Online: 10 de Maio de 2005, 20:21:17 »
Boa pergunta... pq dessa lenda?  :?

(\__/)
(O.o )
(> < ) This is Bunny. Copy Bunny into your signature to help him on his way to world domination!

Offline Jasig Aurumalfa

• Nível 25
  • *
« Resposta #3 Online: 10 de Maio de 2005, 20:31:55 »
:shock: e o pior que isso nem tá na wiki, eu fui lá e pesquisei antes sobre mitologia nórdica...

(\__/)
(O.o )

Offline OldSkull

• Nível 29
  • *
« Resposta #4 Online: 10 de Maio de 2005, 21:00:59 »
Eu ouvi dizer q nos EUA tem prédios q tem o andar 13 fechados, pq ninguém compra/aluga..

"The sun is the same in a relative way but you're older,
Shorter of breath and one day closer to death. "

Offline GMGall

• Nível 21
  • *
  • Se precisarem entrar em contato, usem o e-mail.
Re: Re.: Já prepararam?
« Resposta #5 Online: 10 de Maio de 2005, 22:24:45 »
Citação de: OldSkull
Eu ouvi dizer q nos EUA tem prédios q tem o andar 13 fechados, pq ninguém compra/aluga..

Eu já ouvi falar algo semelhante: que nos EUA alguns prédios nem tinham o 13° andar... Nos elevadores inclusive apareceriam os andares assim: ...10, 11, 12, 14. :o

Offline Snake

• Nível 31
  • *
« Resposta #6 Online: 10 de Maio de 2005, 22:33:08 »
Citação de: Mr.Hammond
Na mitologia nórdica encontramos uma lenda sobre isso. Odin, chefe de uma tribo asiática, estabeleceu na Escandinávia seu reino. Para administrá-lo, celebrar os rituais religiosos e predizer o futuro, Odin teria escolhido doze sábios, reunindo-os em um banquete no Valhalla, morada dos deuses. Loki, o deus do fogo, apareceu sem ser convidado e armou uma grande confusão. Como invejava a beleza radiante de Balder, deus do Sol e filho de Odin, fez com que Hodur, o deus cego, o assassinasse por engano. Daí veio a crendice de que 13 pessoas reunidas para um jantar é desgraça certa .

Não pegue o mal de não citar as fontes.

Citação de: GMGall
Eu já ouvi falar algo semelhante: que nos EUA alguns prédios nem tinham o 13° andar... Nos elevadores inclusive apareceriam os andares assim: ...10, 11, 12, 14.

Eu já ouvi falar que no Japão existiam prédios sem apartamentos terminados com 4, porque a sonoridade desse número parece-se com "morte" em japonês. (não sei se era exatamente assim)
Newton's Law of Gravitation:
What goes up must come down. But don't expect it to come down where you can find it. Murphy's Law applies to Newton's.

Offline Jasig Aurumalfa

• Nível 25
  • *
« Resposta #7 Online: 10 de Maio de 2005, 22:53:55 »
é isso mesmo... mas é na China...

(\__/)
(O.o )

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 10 de Maio de 2005, 23:34:45 »
Não, é no Japão mesmo. A pronúncia para o número quatro (shi) é a mesma para a palavra morte.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 10 de Maio de 2005, 23:36:57 »
Será que vão passar algum filme do Jason na tv?
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Poindexter

• Visitante
« Resposta #10 Online: 10 de Maio de 2005, 23:44:43 »
Toda sexta-feira 13 aparece alguém, de alguma forma, para anunciá-la. Impressionante, isso.

rizk

• Visitante
« Resposta #11 Online: 11 de Maio de 2005, 00:05:24 »
Tá, 13 sentados numa mesa é uma coisa do norte da europa. Nada a ver.

A idéia da sexta 13 é porque houve uma vez que se sentaram 13 numa mesa, e um deles dedurou o outro, que acabou sendo morto de uma maneira horrível numa sexta-feira... e ressussitou no terceiro dia. Vocês conhecem a história.

Tem também uma variante de o 13 trazer azar porque é o número de luas num ano, a Lua sendo uma divindade feminina, e a cristianização da Europa querendo apagar o paganismo. Neste sentido pode-se explicar o problema da sexta-feira, também, porque, também na mitologia clássica nórdica, o sexto dia da semana era dia de Freya, deusa da fertilidade, que tinha um gato (? não sei realmente o papel do gato, mas tinha um gato na história) e aí depois misturaram tudo e acharam que era dia de bruxaria.
Nisso também deve se inspirar a definição clássica de um coven, de 13 bruxas, ou, em algumas variantes, de 12 bruxas e um gato que foi dado de presente ao grupo pela própria deusa.
E uh!, também tem de sexta ser dia de Vênus, no calendário romano (substituído por nomes bestas de feira por um santo chamado Martinho de Braga, um grande imbecil, que escreveu um tratado chamado "de correctione rusticorum" que tem MUITA cara de neopentecostal), e originalmente era um dia bom para casamentos e encontros amorosos. Um monte de coisas ruins foram associadas à deusa (tipo "doença venérea"), pode ter vindo daí também. Mas Vênus não tinha gatos.

Não sei quem inventou de juntar, mas acho que não tem muita fonte anterior ao XIX falando da sexta 13. Alguém teve a idéia de "potenciar o azar" juntando as duas circunstâncias de má-sorte.

Podem rir, mas as semanas de sexta 13 são excepcionalmente boas para mim. Ok que eu só lembro de três, uma em agosto e outra em fevereiro do ano passado, e outra em junho de 03. E esta, se tudo der certo.   :P

Poindexter

• Visitante
« Resposta #12 Online: 11 de Maio de 2005, 00:16:04 »
ô povo burro... |(

Como são burros, não é mesmo? Impessionante como eles são burros de terem o PIB per capita que eles têm... como são burros!

Como são burros eles por terem uma Justiça rápida. Como são burros eles por serem uma superpotência militar e econômica!

Poindexter

• Visitante
« Resposta #13 Online: 11 de Maio de 2005, 00:23:02 »
Péssima analogia. Eles têm PIB alto mas são em sua maioria superticiosos, fanáticos religiosos cristãos criacionistas....são burros por isso.
Puxa saco dos eua! :lol:

Neste aspecto, de fato, eles possuem um perfil não muito animador, e nisto concordo com você.

Não sou puxa-saco dos E.U.A.. Sou puxa-saco, isso sim, do progresso, da abundância, da organização e de instituições que funcionam!

Poindexter

• Visitante
« Resposta #14 Online: 11 de Maio de 2005, 10:02:11 »
Citação de: rizk
Tá, 13 sentados numa mesa é uma coisa do norte da europa. Nada a ver.

A idéia da sexta 13 é porque houve uma vez que se sentaram 13 numa mesa, e um deles dedurou o outro, que acabou sendo morto de uma maneira horrível numa sexta-feira... e ressussitou no terceiro dia. Vocês conhecem a história.

Tem também uma variante de o 13 trazer azar porque é o número de luas num ano, a Lua sendo uma divindade feminina, e a cristianização da Europa querendo apagar o paganismo. Neste sentido pode-se explicar o problema da sexta-feira, também, porque, também na mitologia clássica nórdica, o sexto dia da semana era dia de Freya, deusa da fertilidade, que tinha um gato (? não sei realmente o papel do gato, mas tinha um gato na história) e aí depois misturaram tudo e acharam que era dia de bruxaria.
Nisso também deve se inspirar a definição clássica de um coven, de 13 bruxas, ou, em algumas variantes, de 12 bruxas e um gato que foi dado de presente ao grupo pela própria deusa.
E uh!, também tem de sexta ser dia de Vênus, no calendário romano (substituído por nomes bestas de feira por um santo chamado Martinho de Braga, um grande imbecil, que escreveu um tratado chamado "de correctione rusticorum" que tem MUITA cara de neopentecostal), e originalmente era um dia bom para casamentos e encontros amorosos. Um monte de coisas ruins foram associadas à deusa (tipo "doença venérea"), pode ter vindo daí também. Mas Vênus não tinha gatos.

Não sei quem inventou de juntar, mas acho que não tem muita fonte anterior ao XIX falando da sexta 13. Alguém teve a idéia de "potenciar o azar" juntando as duas circunstâncias de má-sorte.

Podem rir, mas as semanas de sexta 13 são excepcionalmente boas para mim. Ok que eu só lembro de três, uma em agosto e outra em fevereiro do ano passado, e outra em junho de 03. E esta, se tudo der certo.   :P

Não entendi... uma hora você diz que não tem nada a ver por ser do norte da Europa e depois cita um exemplo do norte da Europa... afinal, o norte da Europa conta ou não?

Poindexter

• Visitante
« Resposta #15 Online: 11 de Maio de 2005, 10:03:29 »
Na Europa também as instituições funcionam...

É verdade.

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #16 Online: 11 de Maio de 2005, 11:40:10 »
A lenda da Sexta-feira 13 vem dos filmes de terror "Sexta-feira 13" onde aparece o Jason. Não sei se copiaram de outro lugar...

Daí criaram um vírus para MSDOS que atacava os computadores quando o sistema marcava que o dia era sexta-feira 13.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 11 de Maio de 2005, 17:13:43 »
Mas assim, mesmo que os andares estajam em: 11, 12, 14, 15, o décimo-terceiro não continua existindo? Só muda o nome...

:zzz:

Offline Jasig Aurumalfa

• Nível 25
  • *
« Resposta #18 Online: 11 de Maio de 2005, 18:17:42 »
deixa eles serem assim, eles tem tecnologia

(\__/)
(O.o )

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 11 de Maio de 2005, 18:42:23 »
Péssima analogia. Eles têm PIB alto mas são em sua maioria superticiosos, fanáticos religiosos cristãos criacionistas....são burros por isso.
Puxa saco dos eua! :lol:

os brasileiros, eles sim, povo esperto. nada de crendices nem pais de santo por aqui né?
e também, de onde vem o mito que o europeu é mais culto? já viu programação de domingo da bbc? não perde em nada pro faustão!
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 11 de Maio de 2005, 18:46:13 »
O brasileiro ou o europeu ser burro não quer dizer que o americano não seja...

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 11 de Maio de 2005, 18:57:41 »
Citação de: Ricardo Mioto

se todos são burros, não faz sentido chamá-los de burros, porque todos são. é como eu digo, massa é massa onde quer que você for.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 11 de Maio de 2005, 19:05:21 »
Citação de: bruno

se todos são burros, não faz sentido chamá-los de burros, porque todos são. é como eu digo, massa é massa onde quer que você for.

Estou empregando o sentido que foi proposto pelo tópico, acreditar em supertições é sinal de burrice. Se ser burro é ter um potencial menor que a média, concordo com você. Mas constumamos usar burro como quem tem inteligencia menor que a de nós mesmo, ou muito menor. Daí não há problema em falar que a massa é burra. Exceto a modéstia... rs...

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 11 de Maio de 2005, 19:59:20 »
Citação de: bruno

Estou empregando o sentido que foi proposto pelo tópico, acreditar em supertições é sinal de burrice. Se ser burro é ter um potencial menor que a média, concordo com você. Mas constumamos usar burro como quem tem inteligencia menor que a de nós mesmo, ou muito menor. Daí não há problema em falar que a massa é burra. Exceto a modéstia... rs...

claro, tomemos cuidado com esse burro. a maioria das pessoas não é burra, é ignorante. digo isso sem querer parecer pedante, e não é pedantismo, você conhece a realidade. mas fui seguindo a linha, no final só quis dizer que a massa americana é tão burra quanto a européia.

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 11 de Maio de 2005, 21:55:21 »
Não tenho treiztedecafobia.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!