Tá, 13 sentados numa mesa é uma coisa do norte da europa. Nada a ver.
A idéia da sexta 13 é porque houve uma vez que se sentaram 13 numa mesa, e um deles dedurou o outro, que acabou sendo morto de uma maneira horrível numa sexta-feira... e ressussitou no terceiro dia. Vocês conhecem a história.
Tem também uma variante de o 13 trazer azar porque é o número de luas num ano, a Lua sendo uma divindade feminina, e a cristianização da Europa querendo apagar o paganismo. Neste sentido pode-se explicar o problema da sexta-feira, também, porque, também na mitologia clássica nórdica, o sexto dia da semana era dia de Freya, deusa da fertilidade, que tinha um gato (? não sei realmente o papel do gato, mas tinha um gato na história) e aí depois misturaram tudo e acharam que era dia de bruxaria.
Nisso também deve se inspirar a definição clássica de um coven, de 13 bruxas, ou, em algumas variantes, de 12 bruxas e um gato que foi dado de presente ao grupo pela própria deusa.
E uh!, também tem de sexta ser dia de Vênus, no calendário romano (substituído por nomes bestas de feira por um santo chamado Martinho de Braga, um grande imbecil, que escreveu um tratado chamado "de correctione rusticorum" que tem MUITA cara de neopentecostal), e originalmente era um dia bom para casamentos e encontros amorosos. Um monte de coisas ruins foram associadas à deusa (tipo "doença venérea"), pode ter vindo daí também. Mas Vênus não tinha gatos.
Não sei quem inventou de juntar, mas acho que não tem muita fonte anterior ao XIX falando da sexta 13. Alguém teve a idéia de "potenciar o azar" juntando as duas circunstâncias de má-sorte.
Podem rir, mas as semanas de sexta 13 são excepcionalmente boas para mim. Ok que eu só lembro de três, uma em agosto e outra em fevereiro do ano passado, e outra em junho de 03. E esta, se tudo der certo.