Lula cria vocabulário próprio em discursosEm suas falas oficiais, presidente demonstra espontaneidade ao deixar seu linguajar acessível a todas as classes sociaisO "dado concreto" é que "nunca na história deste país" um presidente esteve tão "convencido" de que não existe "mágica na economia", seu governo está fazendo uma "revolução na educação" e o "século 21 será da América Latina" -e tudo isso é "extraordinário".
Os termos e as expressões acima são algumas das mais comuns nas 1.127 falas oficiais, a maioria delas de improviso, que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez até o último dia 15 em seu mandato.
Em discursos, pronunciamentos ou declarações, ele recorreu a elas centenas de vezes para embasar sua retórica, diante de platéias tão distintas quanto sem-terra e banqueiros, seja em lançamentos de obras ou balanços de programas.
A média de Lula é próxima a um discurso a cada dia útil da semana. Já houve casos em que o petista falou ao microfone por quatro vezes num intervalo de 12 horas. Neles, adotou artifícios retóricos, amparou-se largamente nas metáforas, principalmente nas futebolísticas, e demonstrou habilidade oratória e espontaneidade ao deixar seu linguajar acessível a todas as classes sociais.
Mas a quantidade de improvisos e de discursos longos, alguns deles com mais de 40 minutos, também acarreta inconvenientes ao presidente, como gafes, inflação de ações e de promessas de governo e descontrole nos ataques à mídia e à oposição. Na semana passada, por exemplo, Lula causou reação negativa em políticos, acadêmicos e personalidades ao dizer que pessoas com mais de 60 anos que permanecem de esquerda têm problemas.
PALAVRAS E EXPRESSÕES FAVORITASem números das usadas nas falas
"Corinthians" 47 vezes
"Elite" 55 vezes
"extraordinária/o" 371 vezes
"estou convencido" 189 vezes
"dado concreto" 153 vezes
"nunca na história deste país" 89 vezes
"estamos fazendo uma revolução não educação" 23 vezes
"não existe mágica na economia" 20 vezes
"dor de dente é coisa de pobre" 17 vezes
Fonte: FOLHA DE SÃO PAULO
Nunca na história deste país um presidente falou tantas vezes "nunca na história deste país"
