Olá amigos,
Terminei de ler um livro interessantíssimo chamado "Foco" do autor Al Ries, bem, no livro trata da questão da especialização versus conglomerização nas empresas, mas em um certo trecho o autor diz que o "foco", ou seja, a especialização economica, também acontece nos países. Ele cita o exemplo dos EUA onde não há mais fábricas de televisores, estas migraram para a Asia. O que estou querendo dizer é que se o autor estiver certo cada país tende a se especializar na produção de um número limitado de bens e serviços. Aí eu fiquei pensando no que o Brasil é competitivo, salvo alguns setores industriais a área em que somos mais competitivos e na agropecuária. Produzimos muitos produtos agrícolas e carnes a preços muito vantajosos para a exportação. Mas vem a questão: será que o país com uma população de quase 200 milhões de pessoas conseguirá gerar renda suficiente para sustentar sua população? Afinal as áreas mais rentaveis da atualidade estão nos setores da biotecnologia, nanotecnologia, eletrônica, computação e telecomunicações, setores as quais o país não tem muito destaque internacional. Se imaginarmos simplificadamente o país como uma grande família o nosso sustento(Economia) vem de áreas de baixa rentabilidade a longo prazo! O que fazer então? Alguém tem alguma idéia? Será que essa especialização não ocorre de fato? O nosso país conseguirá produzir bens e servições de alto valor agregado e assim garantir uma renda maior para a população?