Autor Tópico: Hoje discuti com meu pai sobre meu ateísmo.  (Lida 2862 vezes)

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
Hoje discuti com meu pai sobre meu ateísmo.
« Online: 06 de Janeiro de 2007, 01:08:02 »
Vou resumir a história.  |(

Fomos a uma bar eu e meu pai.

Papo vai, papo vem e depois de uma disconfianças de meu pai a respeito de minha crença em algum deus...

Um diálogo mais ou menos assim acontece

- Pai: Hoje estamos bem graças a Deus...

- Eu: (risos)

- Pai: Por que ri ironicamente?

- Eu: Tá pai, tudo bem...

- Pai: Não! Só quero saber por que ri assim... Deus é a força de tudo, um homem sem Deus é nada...

- Eu: Tá pai, eu tenho meu deus e me sinto forte assim... não acredito em demonios, anjos e essas coisas...

- Pai: Seu Deus.... Quando o padre for lá em casa você deveria conversar com ele a respeito disso...

- Eu: ...

- Pai: Vc é muito barriga verde ainda, muita coisa para aprender...

- Eu: Mais pai, eu não acredito em religiões e essas coisas... é isso

- Pai: Mas vc está confundindo as coisas, é preciso ter um Deus

- Eu: Pai, depois que começei a ler livros e pesquisar sobre ciências, genética e essas coisas vejo que é tudo diferente...

- Pai: Não é só por causa disso que siginifica que é verdadeiro...

- Eu: Eu sei, mas me sinto mais seguro assim, com essa minha crença, não adianta você e nem um padre ou pastor querer impor para mim.

- Pai: Mas saiba que um força superior rege sobre nós...

- Eu: Tá... mas pai, me fala uma coisa, por que toda essa guerra em nome de deus, bush, bin lande, sadam... tudo isso por causa de deus... Me diz pai, Prefere um cristão que mate em nome de deus ou um ser imparcial que não comete crime?

- Pai: (Após alguns segundos) Tudo bem, mas saiba que existe ateus mal também...

- Eu: Isso eu sei pai, como em todo lugar.

- Pai: É religião é parcial, faça o que bem entender... contanto que acredite em um deus...

- Eu: É mesmo pai, eu com o meu deus e você com o seu.

- Pai: (Muda a conversa de rumo) Nossa... olha que carro bonito que está passando agora....

:arrow: Agora me diz, eu dizendo que acreditava em um deus para amenizar meu pai fica tão bravo assim, imagina se eu disser que sou ateu!? Me sinto injustiçado e um criminoso quando digo que sou ateu, por isso prefiro esconder... me sinto triste cada vez mais.  :x
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
Re: Hoje discuti com meu pai sobre meu ateísmo.
« Resposta #1 Online: 06 de Janeiro de 2007, 01:16:01 »
Eu acho que você fez certo. Não vale à pena desgastar sua relação com seu pai, mesmo que para isso tenha sido preciso contar meias-verdades. Quando você se sentir seguro de que vocês não vão brigar você pode dizer para ele que não acredita em Deus nenhum, mas vá com calma. Eu também saí do armário aos poucos.

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 06 de Janeiro de 2007, 01:27:44 »
É, mas é interessante como que eles têm uma visão fechada quando falo a respeito de religião. Se fosse de uma outra coisa como droga, crime, briga, traição e essas coisas ruins… ele dialogaria, explicaria… mas pessoa religiosa assim quando fala que não acredita em deus parece ser um crime!

Fico triste por que meu pai é meu único amigo que conto tudo, e nisto estou vendo que ele nunca irá concordar comigo. :(

Mas também ficará por isso, essa será a única e última vez que irei tocar neste assunto, até falei para ele não comentar com outras pessoas que não sou tão assim religioso. Por quê, já imaginou eu, que moro no interior, cidade de 30 mil habitantes onde todos conhecem todos, eu disser que não acredito em deus!? Nossa… nem queira imaginar, serei julgado por mil e uma atrocidades. :'(
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 06 de Janeiro de 2007, 01:42:35 »
Não há vergonha nenhuma em você guardar isso para si, e você já deu motivos suficientes para isso. Relaxa, cara. Às vezes dá para ir amaciando seu pai como tempo. E de qualquer forma você sempre vai ter a Internet para conversar com pessoas cujas idéias batam mais com as suas.

Mas, pô, Fabulous, ultimamente você só está se queixando da vida! Primeiro o negócio do estágio, depois o carro e agora sua relação com seu pai. Acho que você anda meio estressado.

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 06 de Janeiro de 2007, 01:52:11 »
Mas, pô, Fabulous, ultimamente você só está se queixando da vida! Primeiro o negócio do estágio, depois o carro e agora sua relação com seu pai. Acho que você anda meio estressado.

Também acho que vc está precisando desencanar um pouco.
Talvez você esteja cobrando de si mesmo e da vida um pouco demais.

Deixa as coisas rolarem...
E é bom não ficar preocupando muito com o que os outros pensam, mesmo sendo seu pai. A individualidade é uma jóia rara.  :ok:
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline Vito

• Webmaster
  • Nível 37
  • *
    • Realidade
« Resposta #5 Online: 06 de Janeiro de 2007, 02:08:10 »
Já aconteceu meus tio e avô.
É mesmo dialogo de Fabulous.
Eles tentem reforçar que preciso acreditar.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #6 Online: 06 de Janeiro de 2007, 07:55:22 »
Fab, não esquenta. Essa é uma reação natural de pais religiosos, porque acham sinceramente que você está pondo sua alma em perigo. É uma tentativa de protegê-lo.

Conquanto a atuação de seus pais não for abusiva, não tem problema algum. Não vale a pena brigar com pai e mãe por causa de religião, ou falta de, se de outra maneira a relação familiar for harmoniosa.

danieli

• Visitante
« Resposta #7 Online: 06 de Janeiro de 2007, 09:36:31 »
Fab é verdade, você anda um pouco estressado...
Mas mesmo assim tente sempre uma convivência harmoniosa com a sua familia, ficar se estressando e talz só gera mais estresse. Aqui na minha casa todo mundo é evangélico, mas mesmo assim elas tentam me levar na Igreja de vez em quando :P
Mas relax viver bem com eles é uma forma de mostrar que ateu é normal e não acredita em demônios ou faz rituais como muita gente acha (minha mãe e as amigas dela acham pelo menos :D).

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #8 Online: 06 de Janeiro de 2007, 09:53:49 »
“Somente o tolo diz ao seu coração: Deus não existe. O sábio o diz ao mundo.”
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

rizk

• Visitante
« Resposta #9 Online: 06 de Janeiro de 2007, 10:02:11 »
Bom, Fab, acho que vc foi razoavelmente maduro. Não vale dar murro em ponta de faca.

Se é de algum consolo, saiba que os pais da gente sempre acham que a gente é jovem demais pra escolher caminhos - mesmo que sejam uns que não são absolutamente da conta deles - e se sentem no "dever" de cuidar e fazer pressão pra gente fazer as coisas que eles acham certas. Aparentemente faz parte de "ser pai", sabe.

Mas, se foi a primeira primeiríssima vez que você conversou assim com seu papi, eu diria que dá pra ter esperanças de um dia conseguir dizer tudo o que quer dizer sem tomar bronca.

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 06 de Janeiro de 2007, 10:09:42 »
bin lande e Sadan se converteram ao crestianismo, né?

Eriol

• Visitante
« Resposta #11 Online: 06 de Janeiro de 2007, 11:37:58 »
eres uma caricatura viva...

tenta sacar o velho da escuridão...

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #12 Online: 06 de Janeiro de 2007, 11:46:18 »
Sabem, meninos... nem todo mundo quer ser tirado da escuridão e nem acho que deva ser um dever imutável para nós fazê-lo. Não estamos buscando converter ninguém, afinal.

Eu acho ótimo debater ceticismo com os amigos, com colegas de trabalho, com estranhos - quando e se a oportunidade se apresenta. Também começaria um debate muito firme se alguém tentasse me converter. Mas uma conversa casual? Façam-me o favor.

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #13 Online: 06 de Janeiro de 2007, 12:01:08 »
Vou resumir a história.  |(

Fomos a uma bar eu e meu pai.

Papo vai, papo vem e depois de uma disconfianças de meu pai a respeito de minha crença em algum deus…

(...)

No meu modo (moderado) de ver as coisas vc foi muito bem. Haverão outras oportunidades, e aos poucos seu pai vai acabar entendendo. É o começo de uma longa conversa que durará anos.

Agora quem tem que decidir se vai bater de frente ou não é vc, mas eu não vejo motivos para disseer que a única forma seja bater de frente.

Diria que até enquanto seja independente economicamante, seria muito ruim bater de frente, então se quer ser independete, primeiro precisaria de uma independência verdadeira para poder falar de igual para igual, em outro caso vai acabar perdendo a conversa se bater de frente.

Mas é como eu vejo as coisas de fora. Mais um conselho. Mais uma opinião.

E surpreendente que vc se exponha assim aqui. Está de parabéns.
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #14 Online: 06 de Janeiro de 2007, 12:05:41 »

Gostaria que vc falasse se reagiu igual ao Fab ou não.
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Luis Brudna

• Nível 18
  • *
    • Gluon
« Resposta #15 Online: 06 de Janeiro de 2007, 19:24:01 »
 Eu nunca tive problemas na familia por nao ter religiao.

Soh minha tia fica pegando no meu peh. Mas eh soh pra discutir um pouco comigo, sem brigas ou stress.

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #16 Online: 06 de Janeiro de 2007, 19:38:26 »
“Somente o tolo diz ao seu coração: Deus não existe. O sábio o diz ao mundo.”
Não deseje.

Offline Eleitor de Mário Oliveira

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #17 Online: 06 de Janeiro de 2007, 19:57:19 »
Eu nem sei como é ter estes atritos em famílha. A maioria deles são ateus.

Offline Vito

• Webmaster
  • Nível 37
  • *
    • Realidade
« Resposta #18 Online: 06 de Janeiro de 2007, 23:57:26 »
Gostaria que vc falasse se reagiu igual ao Fab ou não.
Depois responderei. Mas a conversa é longa que os trechos de Fabulous. (Ciência e Religião - Crer deus e não crer - Fé e razão - sentimento e acaso). O final conversa eu desista e pede eu ficar calado. Eles acreditam ganhou.  |(  :no:
Ju, não precisa recolher as falácias. Certo? Não vai dar âmbitos deles.
Aposto tu vai achar são coisas "bestas" (sem sentido).

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #19 Online: 07 de Janeiro de 2007, 02:31:44 »
Aqui em casa existem criaturas (no plurar) que acreditam em homeopatia e falam sobre "maturidade" quanto ao que penso como argumento.
Aliás, uma dessas pessoas é espírita e é vegetariana com o objetivo de viver de luz.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 07 de Janeiro de 2007, 02:40:25 »
acreditar ou não em deus é uma decisão pessoal. ninguém precisa saber no que você acredita, nem você precisa saber no que acreditam.

acho essa 'cruzada ateísta' uma perda de tempo, quando há muitas causas que merecem mais atenção do que metafísica boba.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 07 de Janeiro de 2007, 02:46:47 »
Uma antiga vizinha minha também era espírita e vegetariana. Segundo ela ao comer carne o sofrimento dos animais na hora da morte fica marcado nele de alguma forma, e por meios igualmente misteriosos quando o comemos o seu sofrimento interfere negativamente com o nosso perispírito. Ela diz que quem come carne tem o perispírito cheio de buracos.

Outra menina que mora junto com minha namorada também é espírta e vegetariana. Mas o vegetarianismo dela tem uma razão mais simples: frescura, ela não gosta de carne. Além de não gostar de carne ela não gosta de legumes nem de verduras nem de praticamente nada, a menina vive basicamente de arroz e macarrão. E por incrível que pareça ela é magra, quase esquelética.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 07 de Janeiro de 2007, 03:19:15 »
conta pra ela a história do britânico que vivia de comer batata frita e morreu, depois que os dentes caíram. tem aqui no fórum.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 07 de Janeiro de 2007, 03:42:40 »
conta pra ela a história do britânico que vivia de comer batata frita e morreu, depois que os dentes caíram. tem aqui no fórum.

Não, ela é chata. Os dentes dela podem cair e ela morrer que eu não tô nem ligando :bash:

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #24 Online: 07 de Janeiro de 2007, 11:24:26 »
acreditar ou não em deus é uma decisão pessoal. ninguém precisa saber no que você acredita, nem você precisa saber no que acreditam.

acho essa 'cruzada ateísta' uma perda de tempo, quando há muitas causas que merecem mais atenção do que metafísica boba.

Concordo... melhor do que tentar "converter" os outros, os ateus deveriam se preocupar com coisas significativas como laicidade do estado, a interferência da igreja na política e na economia, etc...

Por isso não vejo razão nenhuma em chamar uma pessoa de burra porque ela tem uma crença. Se ela quer acreditar no que ela quiser, o problema é dela, basta não querer tentar cercear meu direito de não crença e vai ficar tudo bem...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!