Andei descobrindo umas coisas legais hoje. Sem querer eu esbarrei no
OpenID, um projeto que visa facilitar os sistemas de logins dos sites. Funciona assim:
- Você cria um login OpenID em algum site que permita, como o MyOpenID ou o ClaimID (ou coloca OpenID no seu próprio site).
- Ao acessar um site como o Ma.gnolia por exemplo, você pode entrar com o seu OpenID, com ou sem registro (ele cria um com os dados que ele pega do passo seguinte).
- O site vai mandar você de volta pro seu servidor de OpenID, pra te autenticar. Lá geralmente você vai ver os dados que o site tá pegando e ele pergunta se vai permitir a autenticação automática desta vez, sempre, ou se vai recusar.
- Se você aceita, ele te manda de volta pro site que você tentou acessar, agora registrado com seus dados.
Simples não? Enquanto você estiver logado no seu OpenID, você pode se registrar em qualquer site que aceita o sistema meramente clicando um botão para confirmar o acesso, e já tem seus dados preenchidos no sistema!
Também é possível você criar uma conta à moda antiga e associar um OpenID a ela, pra não precisar fazer logins.
Já vou espalhando a notícia agora pois em breve vocês vão começar a ver bastante logins de OpenID por aí. O grupo de desenvolvimento do SMF mesmo mostrou que tá afim de ganhar a
recompensa do grupo "I want my OpenID!" e vai adicionar a funcionalidade na próxima versão do fórum, que com certeza iremos usar aqui no site.
Para usar um domínio próprio como OpenID, você pode instalar um servidor de OpenID ou
colocar algumas tags no seu site pessoal. Eu usei o segundo método para criar um OpenID com o endereço do
meu site. A vantagem deste método é que você não fica atrelado a um serviço de terceiros.