Usando o FoxyProxy para acessar sites bloqueadosTutorial do
Alenônimo.
O uso de proxys para burlar bloqueios a sites é bastante popular, mas pode trazer sérios riscos aos seus dados. É difícil, senão impossível, saber se um proxy está coletando seus dados digitados, que pode incluir sua senha e seus dados bancários. Por isso não é recomendável simplismente usar um proxy para todas as suas conexões se não são todos os sites que você visita que estão bloqueados.
Para o
Firefox, há uma extensão chamada
FoxyProxy que lhe permite usar automaticamente proxys somente para os sites que você precisa. Vou ensinar agora como usá-lo, já pressupondo que esteja usando o Firefox:
Primeiro,
instale o FoxyProxy. Assim que reiniciar o Firefox, ele perguntará se quer usar o Tor. A menos que esteja usando o Tor, selecione
não e siga adiante.

Com o FoxyProxy instalado, clique nele na barra de status do Firefox. Isto fará com que ele abra sua janela de configuração.
Vamos agora adicionar um proxy e configurá-lo para que ele seja usado todas as vezes que acessarmos o
YouTube, por exemplo. Se não tiver nenhum proxy, pode tentar pegar um endereço de um proxy público nos sites
Proxy Lists e
Public Proxy Servers.
Clique em
Adicionar Novo Proxy.

Na primeira aba, chamada
Geral, deixe o proxy ativado e preencha alguns dados para que você possa identificá-lo na janela anterior. Pode ser o que você quiser, mas eu o chamei de
ProxyTube neste exemplo.

Na segunda aba, chamada
Detalhes do Proxy, preencha o seu proxy de acordo com os campos pedidos. No caso, como é só para acessar o site, preenchi somente o campo
Proxy HTTP.
Lembre-se que quando vir algo como
123.456.789.255:3128, o que vier antes dos dois pontos é o
endereço IP e o que vier depois é a
porta de acesso. Preencha no FoxyProxy cada um em seu campo.

Na última aba, chamada
Padrões, vamos configurar o FoxyProxy para usar o proxy somente quando se deparar com o site do YouTube. Clique em
Adicionar Novo Padrão.

Nesta nova janela, tente criar a mesma configuração da imagem abaixo. Se quiser, pode substituir o nome e o padrão de endereço para qualquer outro site bloqueado que quiser acessar, mas repare no uso dos coringas.

Se souber usar
Expressões Regulares pode mudar a última opção. Mas como é geralmente complicado, prefiro usar os
Coringas mesmo.
Agora que você configurou o padrão, basta confirmar tudo:


Não foi muito complicado, certo? As opções são intuitivas para os usuários mais avançados, então se for um pode criar configurações mais específicas ou acrescentar mais sites à lista.
PS: Evite fazer logins em sites usando proxy, pelos motivos citados acima. O ideal é lutar contra o bloqueio reclamando com os responsáveis.