Entendo a preocupação sobre a questão de um regime totalitário assumir o controle destes meios de vigilância... isto também me assusta, não por ter algo a esconder de quem quer que seja, mas sim por uma questão de mau uso, como por exemplo, um funcionário do governo poderia usar uma imagem captada minha entrando em um motel com minha secretária e usar isto como instrumento de chantagem. É da corrupção que tenho mais medo.
Mas por outro lado, esta questão da polícia gaúcha não foi algo arbitrário... feito a esmo. Para conseguir isto foi necessário que o judiciário se manifestasse dando autorização para a polícia monitorar o telefone do criminoso... foi necessário a companhia telefonia se dispor a fornecer os dados... de modo que este tipo de controle não ficaria muito fácil de um funcionário corrupto ou autoritário pudesse realizar "secretamente".
Enquanto estiverem usando a tecnologia para procurar e prender criminosos, já julgados pela justiça e foragidos da polícia, dou meu total apoio.