Autor Tópico: O que é o Niilismo??  (Lida 5396 vezes)

Offline Copelli

• Nível 21
  • *
O que é o Niilismo??
« Online: 11 de Janeiro de 2007, 09:50:55 »
Desculpem a minha ignorância, como eu não sei o que é Niilismo nem sei se criei esse tópico no lugar certo. :???:

Mas eu gostaria que alguém me explicasse o que é o Niilismo. Eu procurei na internet e encontrei que o niilismo (ou nihilismo), do latim nihil (nada), é uma corrente filosófica, que em princípio, concebe a existência humana como desprovida de qualquer sentido. No Niilismo fica evidente sua relação com o estoicismo, por subjugar o externo, o não próprio do ser. E que um verdadeiro niilista não acredita em nada.

O niilismo seria uma forma de Ateísmo ou ceticismo radical?

E o que vocês pensam sobre o Niilismo?

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
Re: O que é o Niilismo??
« Resposta #1 Online: 11 de Janeiro de 2007, 10:09:36 »
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Huxley

• Nível 18
  • *
« Resposta #2 Online: 15 de Janeiro de 2007, 13:35:17 »
Uma definição popular de Niilismo é " achar que tudo é moralmente permitido".Pelo menos, é o que o povão acha.
"A coisa mais importante da vida é saber o que é importante". Otto Milo

Meu blog: http://biologiaevolutiva.blogspot.com

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #3 Online: 15 de Janeiro de 2007, 14:46:42 »
Para mim o Niilismo é um beco sem saída.  Um acidente que pode acontecer, mas não vale a pena buscar.  Esperança e propósito são coisas valiosas (por mais abstratas que sejam) para se ter, e não tem necessariamente de advir da crença em Deus.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline O Grande Capanga

• Nível 39
  • *
« Resposta #4 Online: 15 de Janeiro de 2007, 20:12:47 »
Trata-se de anarquismo:

http://www.e-cristianismo.com/forum/viewtopic.php?p=25175&sid=259e7f5b34b1cde7a98c44933a402a06#25175

Eu, a princípio, não gosto do termo anarquia, hoje muito associado às idéias de caos, liberdade total, individualismo. Eu prefiro o termo anarquismo, o qual é, justamente, a antítese dos conceitos mencionados.
O anarquismo é uma das idéias mais antigas de associação do homem em sociedade e, ainda hoje, está presente em diversas culturas e agrupamentos. As tribos indígenas brasileiras, por exemplo, têm organização nítidamente anarquista.
Anarquismo não representa a negação da organização humana, nem da hierarquia natural, muito menos da noção de sociedade.
O que o anarquismo rejeita é a noção do estado, da autoridade pela autoridade e, principalmente, a restrição de liberdade por grupos que pretendem o domínio de um agrupamento social.
Um dos anarquistas mais influentes, no século XIX foi Proudhom e, em um discurso, ele define notavelmente o que é anarquismo:
- "Anarquismo é um sistema em que a sociedade evolui a tal ponto que prescinde das regras do estado, uma vez que os mecanismos de convivência são internalizados pela sociedade".
Em suma: no anarquismo, as regras de convivência passam a ser cerne do próprio indivíduo.
Deixam de existir os mecanismos de controle social autoritários. O anarquista é um entusiasta pela ação direta, ou seja, fazer o su papel na sociedade. Um exemplo banal: em uma sociedade como a nossa, cada morador varre a frente de sua casa. Seu vizinho da frente faz o mesmo. O meio da rua é varrido pelos garis do estado, os quais todos pagam. Em uma soceidade anarquista, de forma grosseira, cada vizinho varreria até o meio da rua...
Existem diversas proposições de anarquismo, tais como o individualismo anarquista, o anarco-comunismo, anarco-sindicalismo, comunitarismo (essa é a forma de anarquismo praticada pelos hippies, nos anos 1960), niilismo, anarquismo científico.
Uma idéia corrente é a de que os anarquistas rejeitam a religião (de fato, anarquistas andaram incendiando igrejas, durante a Revolução Espanhola). Isso não é a regra.
Leon Tolstoi era praticante de uma forma bastante di9sseminada de anarquismo: o anarquismo cristão . Foi dessa forma de anarquismo que surgiu a Resistência Passiva - a não-violência - utilizada posteriormente por Gandhi e Martin Luther King. Seus precursores foram Henry David Thoreau (que passou uma noite na cadeia por se recusar a pagar impostos, já que os mesmos eram utilizados para armar os EUA na guerra contra o México) e Leon Tolstoi (um conhecedor profundo das cadeias do czar...)
Um livro muito bom para se entender o anarquismo, em uma perspectiva histórica é História das Idéias e Movimentos Anarquistas, de George Woodcock.

Atheist

• Visitante
« Resposta #5 Online: 01 de Fevereiro de 2007, 03:43:37 »
A definição de niilismo é interessante. Há um artigo na revista Discutindo Filosofia deste mês que fala exatamente disso.

O fato é que niilismo é relativo. Citando a revista:

O alemão Friedrich Nietzsche, ao negar a supremacia da razão e os valores cristãos, é considerado o mais célebre filósofo niilista. Para os cristãos, Nietzsche era niilista, pois desconstruiu tanto a idéia de verdade como a idéia de moral, além de ter negado valores como a igualdade, a humildade e a compaixão. Porém, ele próprio chamou de niilistas os que negavam aquilo que ele tomava como valor e que fundamentava sua Filosofia: a afirmação do ser individual.

Enfim, a negação dos valores e conhecimentos tradicionais é niilismo.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 03 de Fevereiro de 2007, 09:42:50 »
Niilismo é a doutrina filosófica inventada por Willy Niily. Daí vem o nome. :lol:

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 03 de Fevereiro de 2007, 09:49:33 »
Eu acho que eu sou niilista, sabia?

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 03 de Fevereiro de 2007, 18:58:53 »
hm, estranho falar 'eu sou niilista'. todo mundo tem um pouco de niilismo, vez ou outra, em uns essa tendência se acentua em outros não.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline ReVo

• Nível 19
  • *
  • "!"
« Resposta #9 Online: 04 de Fevereiro de 2007, 11:11:05 »
O termo "niilista" foi popularizado por Ivan Turguêniev em sua obra “Pais e Filhos”; transcrevo abaixo o trecho no qual o termo é apresentado.

“- Quem é Bazárov? – perguntou sorrindo Arkádi – Quer, meu tio, que lhe diga quem é de fato?
- Faça me o favor, meu caro sobrinho.
- Ele é niilista.
- Como? – perguntou Nikolai Pietróvitch, enquanto Páviel Pietróvitch erguia a faca com um pouco de manteiga na ponta.
- Ele é niilista – repetiu Arkádi.
- Niilista – disse Nikolai Pietróvitch – vem do latim, nihil, e significa “nada”, segundo eu sei. Quer dizer que essa palavra se refere ao homem que… em nada crê ou nada reconhece?
- Pode dizer: o homem que nada respeita – explicou Páviel Pietróvitch, voltando novamente sua atenção para a manteiga.
- Aquele que tudo examina do ponto de vista crítico – sugeriu Arkádi.
- Não é a mesma coisa? - perguntou Páviel Pietróvitch.
- Não, não é o mesmo. O niilista é o homem que não se curva perante nenhuma autoridade e que não admite como artigo de fé nenhum princípio, por maior respeito que mereça…
- E isso está bem? – interrompeu Páviel Pietróvitch.
- Depende, tio. Para alguns está bem e para outros não.
- Vejo que essa doutrina não se refere a nós. Somos homens do século passado e supomos que, sem princípios - Páviel Pietróvitch pronunciava esta palavra suavemente, à francesa; Arkádi, pelo contrário, proferia-a a russa, carregando a primeira sílaba -, não é possível dar um passo, nem mesmo respirar. Vous avez changé tout cela*, que Deus lhes dê saúde e posto de general. Sernos-á muito agradável apreciar sua obra, senhores… como se chamam mesmo?
- Niilistas – pronunciou claramente Arkádi.
- Bem. Antes havia hegelistas, hoje há niilistas. Veremos como poderão viver no vácuo, no espaço sem ar. Por enquanto, mano Nikolai Pietróvitch, toque a campainha e mande buscar meu chocolate, que já é tempo.”

* "Vocês mudaram/alteraram tudo isso"
« Última modificação: 04 de Fevereiro de 2007, 12:22:54 por ReVo »
"Most men love money and security more, and creation and construction less, as they get older." John Maynard Keynes

"Plus ça change, plus c´est la même chose." Giuseppe Tomasi di Lampedusa

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 04 de Fevereiro de 2007, 12:14:36 »
cunhado pelo turgenev não sei, acho que foi popularizado por ele.

Offline ReVo

• Nível 19
  • *
  • "!"
« Resposta #11 Online: 04 de Fevereiro de 2007, 12:22:31 »
Acho que você tem razão Bruno, vou alterar.

Aproveito p/ dizer que se alguém encontrar algum erro ortográfico, deixa um aviso.  :ok:
"Most men love money and security more, and creation and construction less, as they get older." John Maynard Keynes

Offline Nightstalker

• Nível 37
  • *
  • Suae quisque fortunae faber est
« Resposta #12 Online: 04 de Março de 2007, 19:23:03 »
Em suma o Niilismo é uma doutrina que postula a substituição dos valores gerais da sociedade por valores que sejam relevantes para o desenvolvimento do ser humano como todo.

No site da A.N.U.S (American Nihilist Underground Society) tem um bom artigo acerca da definição do termo: Em português
Conselheiro do Fórum Realidade.

"Sunrise in Sodoma, people wake with the fear in their eyes.
There's no time to run because the Lord is casting fire in the sky.
When you make sin, hope you realize all the sinners gotta die.
Sunrise in Sodoma, all the people see the Truth and Final Light."

blue pill

• Visitante
« Resposta #13 Online: 04 de Março de 2007, 19:46:15 »
Eu gostei da definição do wikipedia:
"É uma corrente filosófica que, em princípio, concebe a existência humana como desprovida de qualquer sentido."

Nietzche conseguiu me convencer que a melhor solução é eu me suicidar... Isso é mal não é ?

Offline Nightstalker

• Nível 37
  • *
« Resposta #14 Online: 04 de Março de 2007, 19:57:47 »
"É uma corrente filosófica que, em princípio, concebe a existência humana como desprovida de qualquer sentido."

Nietzche conseguiu me convencer que a melhor solução é eu me suicidar… Isso é mal não é ?

Esse é o niilismo fatalista. Não o considero interessante.

De fato viver mais 50 anos e se matar agora no fim dará na mesma. Mas acho que a vida é provida de muitas coisas prazerosas, portanto vale a pena viver.

blue pill

• Visitante
« Resposta #15 Online: 04 de Março de 2007, 20:23:01 »

Nietzche conseguiu me convencer que a melhor solução é eu me suicidar… Isso é mal não é ?

De fato viver mais 50 anos e se matar agora no fim dará na mesma. Mas acho que a vida é provida de muitas coisas prazerosas, portanto vale a pena viver.
"Valer a pena"

Nada vai ter valido a pena depois da morte.

Mas pera ai, não tem sentido viver, mas tambem não tem sentido morrer, então "deixa a vida me levar, vida léééééva eu"

Offline Nightstalker

• Nível 37
  • *
« Resposta #16 Online: 04 de Março de 2007, 20:29:49 »

"Valer a pena"

Nada vai ter valido a pena depois da morte.

Mas pera ai, não tem sentido viver, mas tambem não tem sentido morrer, então "deixa a vida me levar, vida léééééva eu"

Assim mesmo que tem que ser.

Offline ReVo

• Nível 19
  • *
  • "!"
« Resposta #17 Online: 04 de Março de 2007, 21:27:44 »
Minha visão niilista é que nem viver, nem morrer tem sentido.

blue pill

• Visitante
« Resposta #18 Online: 04 de Março de 2007, 22:51:12 »
Isso tira todo o medo e a preocupação com a morte.

Offline Nightstalker

• Nível 37
  • *
« Resposta #19 Online: 05 de Março de 2007, 19:41:15 »
Minha visão niilista é que nem viver, nem morrer tem sentido.

O niilismo postula que você deve criar um sentido para sua existência. Que todos os pré-existentes são irrelevantes para o indivíduo, são sem sentido.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!