«George Bush pode enforcar um Saddam Hussein, mas vamos criar um exército de Saddam Husseins»
Quantos Saddams são necessários para formar uma vila? Esta parece ser a pergunta que os cidadãos de Lakhanow, no Estado de Bihar, no norte da Índia, procuram responder, pois decidiram dar o nome do ex-ditador iraquiano a todos os rapazes que vão nascendo.
Mais de 20 crianças da pequena localidade já se chamam Saddam Hussein e a saga promete não ficar por aqui. Aliás, alguns moradores da região dizem que existem mais de cem nos 27 lugares que cercam Lakhanow, cuja população é predominantemente muçulmana sunita. Segundo relata a BBC existe até uma família em que um dos filhos é chamado Saddam Hussein e o irmão mais novo, Osama Bin Laden.
Depois da execução do ex-líder iraquiano, todos os recém-nascidos são apelidados de Saddam Hussein e até há um caso em que uma criança de três anos deixou de ser Majhar Alam para passar a chamar-se¿ claro, Saddam, em homenagem ao ex-ditador.
«Queremos transmitir o seu legado, pelo menos aqui na nossa terra. Se Deus quiser, um dia a vila estará cheia de Saddam Husseins», disse Alam, um dos habitantes. «George Bush pode enforcar um Saddam Hussein, mas vamos criar um exército de Saddam Husseins», disse o líder local Ayub Khan.
Um destes Saddams já explicou o que é ter este nome: «Sinto-me extremamente orgulhoso, pois era um grande líder, um leão que enfrentou os poderosos Estados Unidos e transformou-se no salvador dos fracos. Também gostaria de ser como o presidente iraquiano e morrer como ele».