Autor Tópico: Darwin: o super-herói  (Lida 560 vezes)

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
Darwin: o super-herói
« Online: 12 de Janeiro de 2007, 19:20:54 »
Em sua coluna “Deriva Genética” no Ciência Hoje OnLine, Sergio Danilo Pena, Professor Titular do Departamento de Bioquímica e Imunologia UFMG presta homenagem ao grande naturalista britânico, 125 anos após sua morte

Vale a pena dar uma lida!

Trechos:

(…)
Em seu brilhante trabalho de mitologia comparativa, Joseph Campbell (1904-1987) verificou que os heróis de todas as culturas e religiões humanas compartilham um arco de vida similar, que ele chamou de “monomito”. No livro "O herói de mil faces", ele descreve que, no processo de se transformar de humano em herói, o personagem universalmente passa por três estágios previsíveis: separação – iniciação – retorno.

Isto é especialmente bem exemplificado na trajetória do herói Luke Skywalker em Guerra nas estrelas , pela simples razão de que a sua estória foi escrita por George Lucas estritamente seguindo as teorias de Campbell .

O arco de vida de Darwin acidentalmente seguiu de maneira fiel o script monomítico de Campbell.

Separação: o jovem destinado a se tornar pároco na Inglaterra vitoriana e ter uma vida monótona abandona seu país para uma aventura de volta ao mundo no navio Beagle.

Iniciação: na viagem de cinco anos (dos quais ele passou 2/3 do tempo em terra), Darwin vence várias agruras como constante enjôo no mar, perde a fé religiosa, descobre sua vocação de naturalista e coleta uma fantástica coleção de espécimes biológicos.

Retorno: Darwin completa sua aventura no isolamento de sua mansão campestre e emerge como autor da "Origem das espécies" , um livro contendo idéias que deram novo sentido à biologia e modificaram radicalmente a visão que a humanidade tem de si própria e de seu lugar no universo.

Certamente uma trajetória mitológica perfeita – não é de se surpreender que Darwin tenha se tornado um super-herói.
(…)

Ciência Hoje OnLine:
http://cienciahoje.uol.com.br/64883
« Última modificação: 12 de Janeiro de 2007, 19:23:39 por HSette »
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!