Autor Tópico: Por que precisamos de um deus?  (Lida 1467 vezes)

Offline Alexandre

• Nível 04
  • *
Por que precisamos de um deus?
« Online: 13 de Janeiro de 2007, 00:36:01 »
"O medo final das explicações biológicas da mente é que elas possam privar nossa vida de significado e propósito. Se somos apenas máquinas para permitir que nossos genes produzam cópias de si mesmos, se nossas alegrias e satisfações não passam de eventos bioquímicos que algum dia cessarão para sempre, se a vida não foi criada para um propósito superior e dirigida para um objetivo nobre, então por que continuar vivendo?"

Quando ocorre um evento ruim, principalmente uma catástrofe natural, em que não há ação do homem, como o maremoto na Ásia, é pertinente fazer alguns questionamentos no âmbito religioso. Uma catástrofe nas proporções de um tsunami, poderia ter sido evitada por uma interferência divina? Ou foi provocada pela mesma?
Se existe um deus; e este deus não interfere na vida do homem nem para o bem e nem para o mal, então por que precisaríamos dele? Melhor, por que acreditar em sua existência? É coerente pensar que um deus não se envolveria em questões cuja solução estivesse ao alcance do homem, corroborando a tese do livre-arbítrio. Mas a situação muda quando se trata de algo que não podemos evitar, que foge ao nosso controle. Por que deus não salvaria o homem do mundo que ele mesmo criou? Por que deus sendo perfeito, criaria um mundo imperfeito e perigoso? Qual a contribuição de deus a este mundo? Á luz da razão, faz algum sentido orar?

"A questão é que Deus nunca responde qualquer oração. toda a idéia de que “Deus atende orações” é uma ilusão criada pela imaginação humana.
Como podemos saber que “orações atendidas” são ilusões? Simplesmente fazendo experimentos científicos. Basta pedirmos para um grupo de religiosos rezarem por alguma coisa e então observarmos o que acontece. O que se descobre quando se testa a eficácia das orações cientificamente, é que a oração possui um efeito nulo. Não importa quem reze. Não importa se rezamos para Deus, Alá, Vishna, Zeus, Rá ou qualquer outro deus. Não importa pelo quê rezamos. Se fizermos testes científicos de duplo-cego nos oradores, e se as orações envolvem algo concreto e mensurável (curando as pessoas com câncer, por exemplo), sabemos que o efeito das orações é nulo. Cada caso de “oração atendida” não passa de uma coincidência. Tanto as experiências científicas quanto suas observações do dia-a-dia mostram que é isso o que acontece em cada uma das vezes.
Um dos estudos científicos mais rigorosos feitos até agora, publicado no começo deste mês, descobriu que as orações de uma congregação distante não reduz as taxas de complicações ou mortes em pacientes hospitalizados para tratamento do coração.No maior estudo do tipo, pesquisadores descobriram que ter pessoas rezando por pacientes operados do coração não teve nenhum efeito em suas recuperações. De fato, pacientes que sabiam que estavam recebendo orações apresentaram uma taxa um pouco maior de complicações.A crença nas orações é uma superstição. Quando uma oração parece ser atendida, é uma coincidência. Simplesmente, orações não possuem absolutamente nenhum efeito no desfecho de qualquer evento. O “poder da oração” é, na verdade, “o poder da coincidência”. Orações não funcionam porque Deus é completamente imaginário.
Você encontrará muitos religiosos que dirão "A razão pela qual os experimentos científicos falham em detectar Deus é porque Deus precisa permanecer escondido. Ele não atende a orações se ele sabe que será detectado."

Para que você possa ver a verdade, você precisa entender que esta explicação é boba. Se Deus precisa permanecer escondido, então ele não pode atender a qualquer oração. Qualquer “oração atendida” poderia expor Deus.

A própria noção de que Deus precisa permanecer “escondido” é uma faca de dois gumes para a própria doutrina religiosa. Por um lado, religiosos dirão que "Deus escreveu a Bíblia, encarnou-se e morreu na cruz por nós, e Deus atende milhões de orações na Terra todos os dias". Então, num piscar de olhos eles dirão "Deus precisa se manter escondido". Deus obviamente não pode “ficar escondido” e “encarnar-se”. Estas duas coisas se excluem mutuamente. Portanto, a explicação de que “Deus precisa se manter escondido” é impossível. Assim que entender como isso é impossível, começará a ver que Deus não existe.

Para que você veja a verdade, precisa aceitar o fato de que a evidência científica é acurada e irrefutável. Provamos cientificamente que Deus não atende qualquer oração na Terra. Cada “oração atendida” não passa de uma coincidência.

Podemos ver a realidade olhando para um exemplo simples. Imagine que a taxa de cura para um tipo particular de cancer maligno seja de 5%. Isso significa que se 20 pessoas possuírem este tipo de câncer, o resultado é quase fatal. Somente uma dessas vinte pessoas que tem esta enfermidade sobreviverá. Sabendo disso, podemos ver o que acontece se analisarmos as orações:
20 religiosos adquirem a enfermidade.
Todos eles leram Tiago 5:15, então todos eles rezam.
19 deles morrem.
O que sobrevive proclama: "Eu orei para o Senhor e o Senhor atendeu minhas preces! Minha enfermidade foi curada! É um milagre! Eu sabia que Deus atenderia minhas preces!"
Você não fica sabendo das outras 19 pessoas que morreram. Ninguém sequer escreve sobre eles em revistas. "Pessoa reza, e então morre" não é uma grande manchete. E já que eles morreram, você nunca saberá dessas pessoas.
Então, se você não olhar para todos os fatos sobre essa “oração atendida”, e somente souber da pessoa que sobreviveu, parecerá que a oração foi um sucesso.
O fato é que, religiosos que oram morrem desta mesma enfermidade exatamente na mesma taxa das pessoas que não oram.
Podemos ver a realidade desta situação simplesmente abrindo os olhos e olhando as informações. Mas para isso precisamos abrir nossos olhos — precisamos ver os sucessos e as falhas das orações para ver a realidade do nosso mundo. Quando agimos ceticamente e analisamos os dois lados, nós vemos o que realmente acontece. Deus não atende a nenhuma oração porque Deus não existe." (fonte-ateus do brasil)

(Senhor, dá-me a faculdade de jamais rezar, poupa-me a insanidade de toda adoração, afasta de mim essa tentação de amor que me entregaria para sempre a Ti. Que o vazio se estenda entre meu coração e o céu! Não desejo ver meus desertos povoados com Tua presença, minhas noites tiranizadas por Tua luz, minhas Sibérias fundidas sob Teu sol. Mais solitário do que Tu, quero minhas mãos puras, ao contrário das Tuas que sujaram-se para sempre ao modelar a terra e ao misturar-se nos assuntos do mundo. Só peço à Tua estúpida onipotência respeito para minha solidão e meus tormentos. Não tenho nada a fazer com Tuas palavras. Concede-me o milagre recolhido antes do primeiro instante, a paz que Tu não pudeste tolerar e que Te incitou a abrir uma brecha no nada para inaugurar esta feira dos tempos, e para condenar-me assim ao universo, à humilhação e à vergonha de existir.)  :umm:
"Como te atreves a perturbar o sagrado repouso do nada, para criares este mundo de angústia e de dôres?" --- Arthur Schopenhauer

"Não posso convencer-me de que um Deus benéfico e onipotente tenha criado as Ichneumonidae, com a intenção expressa de que estas buscassem o seu alimento no corpo vivo das lagartas." --- Charles Darwin

“Devemos questionar a lógica que afirma um Deus onipotente e onisciente, que criou um homem falível e o culpa por seus defeitos.” --- Gene Roddenberry

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
Re: Por que precisamos de um deus?
« Resposta #1 Online: 13 de Janeiro de 2007, 03:19:21 »
O que deveria ser isso? :?
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Ego

• Nível 12
  • *
« Resposta #2 Online: 13 de Janeiro de 2007, 05:40:32 »
Porque é legal ter alguém pra controlar as coisas que estão fora do seu lugar. Tanto faz se esse alguém existe ou não. A parte boa é acreditar, exercitar a imaginação e se sentir bem.

PS: Não li o seu texto, culpa do genes da preguiça (tá vendo, o lado racional também é ótimo!). Desculpa! (cara de pau também é ótimo!).
Visite meu blog, "Fat Free: A Vida Com Um Exaustor":

http://fatfree.jubiiblog.co.uk/

Quero práticar o cérebro.

Cereal Killer

• Visitante
« Resposta #3 Online: 13 de Janeiro de 2007, 16:13:07 »
PS: Não li o seu texto, culpa do genes da preguiça

hahaaha
Não li o seu texto porque os genes da preguiça tambem não deixaram... Viu como aprendi com seu outro post ? Posso jogar tudo para o lado da genetica e me desculpar... Não tenho, culpa nem de ter escrito este post... Sou uma criança... Uma pessoa pode ser geneticamente inocente ??

(Tenta postar texto menores bem resumidos e na evolução do post vai complementando, fica mais facil e racional.)

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #4 Online: 13 de Janeiro de 2007, 16:17:57 »
Porque é legal ter alguém pra controlar as coisas que estão fora do seu lugar. Tanto faz se esse alguém existe ou não. A parte boa é acreditar, exercitar a imaginação e se sentir bem.
Devia parar de usar drogas. Não faz bem para a saúde.

Sério agora, você é maluco? Acreditar em Deus para “exercitar a imaginação e se sentir bem”? Pra você tanto faz se algo é real ou não, né?

Sei lá… Talvez você seja algum tipo de autista…

PS: Não li o seu texto, culpa do genes da preguiça (tá vendo, o lado racional também é ótimo!). Desculpa! (cara de pau também é ótimo!).
Se não leu, por que comentou?

Caramba, eu tive o trabalho de criar o site da Ateus do Brasil para que os ateus pudessem ter acesso a estes textos e distribuir para as pessoas lerem e você ainda confessa que teve preguiça de olhar? Só não reclamo mais porque são os paraquedistas como você que clicam em banners. Vou botar um lá na Ateus do Brasil e faturar uma grana.

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #5 Online: 13 de Janeiro de 2007, 16:26:08 »

Ao que parece, o cara copiou e colou um texto do Ateus do Brasil e boa :)

O 'ego', além de ser preguiçoso, só respondeu à pergunta do título. Ou seja, está por fora. E ainda o divulga. Se o chamar de 'resposta inútil' é um insulto ? Em todo caso, acho que sua resposta foi, além de inútil, mais uma prova de que devo ignorá-lo (outra prova está na sua resposta de hoje no 'Transexualidade').
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #6 Online: 13 de Janeiro de 2007, 16:49:07 »
Ao que parece, o cara copiou e colou um texto do Ateus do Brasil e boa :)
Tá, mas aqui não é um site cuja a maioria das pessoas é ateísta? De que adianta postar um texto ensinando como rezar uma missa em um lugar cheio de padres?

O 'ego', além de ser preguiçoso, só respondeu à pergunta do título. Ou seja, está por fora. E ainda o divulga. Se o chamar de 'resposta inútil' é um insulto ? Em todo caso, acho que sua resposta foi, além de inútil, mais uma prova de que devo ignorá-lo (outra prova está na sua resposta de hoje no 'Transexualidade').
Depois descem o cacete em mim por reclamar do Ego. ::)

Offline Alexandre

• Nível 04
  • *
« Resposta #7 Online: 13 de Janeiro de 2007, 23:14:51 »
Eu achei que o objetivo desse fórum fosse promover um debate entre teístas e ateístas, mostrando nossos pontos de vista e os argumentos que nos levaram a adotar o ateísmo como filosofia de vida, e, paralelamente,
debater as opiniões contrárias ás nossas. A convicção da não-existência de um deus ou de vários deuses se apóia na falta de evidências que suportem uma afirmação contrária. Pelo mesmo motivo, não acreditamos na existência de fadas, bruxas e dragões. Não faria sentido, portanto, postar tópicos neste fórum com fatos que reafirmem a impossibilidade de existência de algo que não pode ser provado. É o mesmo que andar em círculos. Quem é ateu, sabe que o ato de orar, cuja a intenção é reverenciar ou pedir algo á uma entidade que supostamente não existe, é ilógico. Eu não preciso reafirmar isso áqueles que, assim como eu, já chegaram a essa conclusão. Alguém postou em um tópico que havia se tornado evangélico e prestou um testemunho de sua conversão. Foram apresentados argumentos sensatos que pudessem fazê-lo refletir sobre sua escolha?
Alguém disse a ele algo como: "O que levou você a adotar uma religião, ou acreditar na existência de um deus? Como a entidade se manifestou em sua vida? Como era a sua vida antes e depois?" É claro que no caso daquele homem, a causa de seu bem-estar não se deveu a adoção de uma religião ou aceitação de um deus.
Muitas vezes, ou em todas as vezes, o que essas pessoas pensam ser a presença do divino,não passa de serotonina, o hormônio desencadeado em momentos de excitação, nos cultos, onde a multidão se abraça, louva e chora. É uma válvula de escape; somente isso. Esse homem obteria o mesmo efeito indo ao estádio
de futebol, com a vantagem de não ter que pagar o dízimo, só o ingresso. É isso que devería ser dito a ele: "Deus está em todo o lugar, numa barra de chocolate, numa pelada no fim de semana, num copo de coca-cola, numa sessão de massagem turca. Deus é o hormônio da felicidade". Se não há confronto de idéias,então há pouco a dizer. Nunca deveríamos perder uma oportunidade de desconverter um fiél, de reduzir o rebanho. Se as
pessoas soubessem que não há uma outra chance, que a morte é o fim, porque a idéia de uma sobre-vida é anti-natural, então teríamos um mundo bem melhor, haveria menos apego a coisas materiais, e a idéia capitalista de levar a melhor sempre, perderia o sentido, porque no fundo, se estivermos certos, não haveria sentido algum em estarmos aqui. Como disse Schopenhauer: "Nada nessa vida vale muito esforço". Precisamos de crentes neste fórum,senão, a quem apresentaríamos nossas idéias?

PS: Eu não sou sempre piegas assim. É porque eu estou fumando enquanto escrevo, sei que é um hábito deplorável, mas a nicotina é bem estimulante. É isso, eu sinto a presença de deus: Deus é um cigarro. :lol:
"Como te atreves a perturbar o sagrado repouso do nada, para criares este mundo de angústia e de dôres?" --- Arthur Schopenhauer

"Não posso convencer-me de que um Deus benéfico e onipotente tenha criado as Ichneumonidae, com a intenção expressa de que estas buscassem o seu alimento no corpo vivo das lagartas." --- Charles Darwin

“Devemos questionar a lógica que afirma um Deus onipotente e onisciente, que criou um homem falível e o culpa por seus defeitos.” --- Gene Roddenberry

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #8 Online: 13 de Janeiro de 2007, 23:48:10 »
Eu achei que o objetivo desse fórum fosse promover um debate entre teístas e ateístas, mostrando nossos pontos de vista e os argumentos que nos levaram a adotar o ateísmo como filosofia de vida, e, paralelamente, debater as opiniões contrárias ás nossas.
Mais ou menos. Esta área nós usamos para ajudar a esclarecer os "não-ateus" que geralmente chegam fazendo perguntas. Ou postamos coisas interessantes sobre ateísmo, como algum lançamento de algum filme novo, por exemplo.

Agora, postar textos como o que você postou ao abrir o tópico seria mais útil em fóruns cristãos ou em locais onde as pessoas não sabem bem o que é ateísmo, e não aqui onde praticamente todo mundo já é ateu. Talvez se tivesse postado de uma maneira diferente, tipo perguntando a opinião sobre o texto e, ahem, fornecendo um link para o site original, ficaria mais interessante.

A convicção da não-existência de um deus ou de vários deuses se apóia na falta de evidências que suportem uma afirmação contrária. Pelo mesmo motivo, não acreditamos na existência de fadas, bruxas e dragões. Não faria sentido, portanto, postar tópicos neste fórum com fatos que reafirmem a impossibilidade de existência de algo que não pode ser provado. É o mesmo que andar em círculos. Quem é ateu, sabe que o ato de orar, cuja a intenção é reverenciar ou pedir algo á uma entidade que supostamente não existe, é ilógico. Eu não preciso reafirmar isso áqueles que, assim como eu, já chegaram a essa conclusão.
Se já sabe de tudo isso, então por que postou o texto?

Alguém postou em um tópico que havia se tornado evangélico e prestou um testemunho de sua conversão. Foram apresentados argumentos sensatos que pudessem fazê-lo refletir sobre sua escolha?
Sempre é, mas crentes nunca escutam. Eu mesmo ainda estou esperando um ateu de verdade se converter de verdade e dar uma explicação bem convincente sobre sua conversão.

Não estaria você se referindo ao Ego, né? Aquele lá tem parafusos a menos na cabeça.

Alguém disse a ele algo como: "O que levou você a adotar uma religião, ou acreditar na existência de um deus? Como a entidade se manifestou em sua vida? Como era a sua vida antes e depois?" É claro que no caso daquele homem, a causa de seu bem-estar não se deveu a adoção de uma religião ou aceitação de um deus.
Muitas vezes, ou em todas as vezes, o que essas pessoas pensam ser a presença do divino,não passa de serotonina, o hormônio desencadeado em momentos de excitação, nos cultos, onde a multidão se abraça, louva e chora. É uma válvula de escape; somente isso. Esse homem obteria o mesmo efeito indo ao estádio
de futebol, com a vantagem de não ter que pagar o dízimo, só o ingresso.
Ou seja, que a religião é o ópio do povo. Isso não é novidade e explicações como essa nunca faltam aos crentes por aqui.

É isso que devería ser dito a ele: "Deus está em todo o lugar, numa barra de chocolate, numa pelada no fim de semana, num copo de coca-cola, numa sessão de massagem turca. Deus é o hormônio da felicidade". Se não há confronto de idéias,então há pouco a dizer.
Hein?! Mas Deus não está em lugar algum! Por que acha que nós somos ateus? Atheos. A = Sem e Theos = Deus. Sem Deus. Nós não acreditamos que Deus exista. Igual ao Papai Noel, saca?

Nunca deveríamos perder uma oportunidade de desconverter um fiél, de reduzir o rebanho. Se as pessoas soubessem que não há uma outra chance, que a morte é o fim, porque a idéia de uma sobre-vida é anti-natural, então teríamos um mundo bem melhor, haveria menos apego a coisas materiais, e a idéia capitalista de levar a melhor sempre, perderia o sentido, porque no fundo, se estivermos certos, não haveria sentido algum em estarmos aqui. Como disse Schopenhauer: "Nada nessa vida vale muito esforço".
Pessoas tem medo de encarar a morte de frente. Acabam desperdiçando duas vidas em igrejas e cultos enquanto podiam estar curtindo a vida, visto que ela tem fim. Mas pra quê repetir isso para um ateu, que já sabe que a vida é finita e que deve ser aproveitada? Diga isso aos crentes, que mais precisam saber da verdade. ;)

Precisamos de crentes neste fórum,senão, a quem apresentaríamos nossas idéias?
Este fórum não foi feito para ser um centro de desconversão. Esse tipo de coisa não funciona. Nós aqui temos um pensamento bem parecido e nos reunimos para nos divertir.

Volta e meia aparece algum crente maluco, ao qual é possível tentar converter, mas geralmente eles ferem as regras do site e acabam sendo expulsos.

PS: Eu não sou sempre piegas assim. É porque eu estou fumando enquanto escrevo, sei que é um hábito deplorável, mas a nicotina é bem estimulante. É isso, eu sinto a presença de deus: Deus é um cigarro. :lol:
Pra mim parece até que você cheirou cocaína e tá ligadasso, sabe? Só isso para explicar seus textos que mudam de assunto muito rápido e a falta de parágrafos. :lol:

PS: Xará, seu teclado tem duas teclas Enter. Pode usá-las para editar melhor seu texto. Fica muito difícil ler tudo o que você escreve se estiver aglomerado em uma bolota de texto.

A regra é assim: 1 Enter dá uma quebra de linha e 2 Enters dá uma quebra de parágrafo.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!