"O medo final das explicações biológicas da mente é que elas possam privar nossa vida de significado e propósito. Se somos apenas máquinas para permitir que nossos genes produzam cópias de si mesmos, se nossas alegrias e satisfações não passam de eventos bioquímicos que algum dia cessarão para sempre, se a vida não foi criada para um propósito superior e dirigida para um objetivo nobre, então por que continuar vivendo?"
Quando ocorre um evento ruim, principalmente uma catástrofe natural, em que não há ação do homem, como o maremoto na Ásia, é pertinente fazer alguns questionamentos no âmbito religioso. Uma catástrofe nas proporções de um tsunami, poderia ter sido evitada por uma interferência divina? Ou foi provocada pela mesma?
Se existe um deus; e este deus não interfere na vida do homem nem para o bem e nem para o mal, então por que precisaríamos dele? Melhor, por que acreditar em sua existência? É coerente pensar que um deus não se envolveria em questões cuja solução estivesse ao alcance do homem, corroborando a tese do livre-arbítrio. Mas a situação muda quando se trata de algo que não podemos evitar, que foge ao nosso controle. Por que deus não salvaria o homem do mundo que ele mesmo criou? Por que deus sendo perfeito, criaria um mundo imperfeito e perigoso? Qual a contribuição de deus a este mundo? Á luz da razão, faz algum sentido orar?
"A questão é que Deus nunca responde qualquer oração. toda a idéia de que “Deus atende orações” é uma ilusão criada pela imaginação humana.
Como podemos saber que “orações atendidas” são ilusões? Simplesmente fazendo experimentos científicos. Basta pedirmos para um grupo de religiosos rezarem por alguma coisa e então observarmos o que acontece. O que se descobre quando se testa a eficácia das orações cientificamente, é que a oração possui um efeito nulo. Não importa quem reze. Não importa se rezamos para Deus, Alá, Vishna, Zeus, Rá ou qualquer outro deus. Não importa pelo quê rezamos. Se fizermos testes científicos de duplo-cego nos oradores, e se as orações envolvem algo concreto e mensurável (curando as pessoas com câncer, por exemplo), sabemos que o efeito das orações é nulo. Cada caso de “oração atendida” não passa de uma coincidência. Tanto as experiências científicas quanto suas observações do dia-a-dia mostram que é isso o que acontece em cada uma das vezes.
Um dos estudos científicos mais rigorosos feitos até agora, publicado no começo deste mês, descobriu que as orações de uma congregação distante não reduz as taxas de complicações ou mortes em pacientes hospitalizados para tratamento do coração.No maior estudo do tipo, pesquisadores descobriram que ter pessoas rezando por pacientes operados do coração não teve nenhum efeito em suas recuperações. De fato, pacientes que sabiam que estavam recebendo orações apresentaram uma taxa um pouco maior de complicações.A crença nas orações é uma superstição. Quando uma oração parece ser atendida, é uma coincidência. Simplesmente, orações não possuem absolutamente nenhum efeito no desfecho de qualquer evento. O “poder da oração” é, na verdade, “o poder da coincidência”. Orações não funcionam porque Deus é completamente imaginário.
Você encontrará muitos religiosos que dirão "A razão pela qual os experimentos científicos falham em detectar Deus é porque Deus precisa permanecer escondido. Ele não atende a orações se ele sabe que será detectado."
Para que você possa ver a verdade, você precisa entender que esta explicação é boba. Se Deus precisa permanecer escondido, então ele não pode atender a qualquer oração. Qualquer “oração atendida” poderia expor Deus.
A própria noção de que Deus precisa permanecer “escondido” é uma faca de dois gumes para a própria doutrina religiosa. Por um lado, religiosos dirão que "Deus escreveu a Bíblia, encarnou-se e morreu na cruz por nós, e Deus atende milhões de orações na Terra todos os dias". Então, num piscar de olhos eles dirão "Deus precisa se manter escondido". Deus obviamente não pode “ficar escondido” e “encarnar-se”. Estas duas coisas se excluem mutuamente. Portanto, a explicação de que “Deus precisa se manter escondido” é impossível. Assim que entender como isso é impossível, começará a ver que Deus não existe.
Para que você veja a verdade, precisa aceitar o fato de que a evidência científica é acurada e irrefutável. Provamos cientificamente que Deus não atende qualquer oração na Terra. Cada “oração atendida” não passa de uma coincidência.
Podemos ver a realidade olhando para um exemplo simples. Imagine que a taxa de cura para um tipo particular de cancer maligno seja de 5%. Isso significa que se 20 pessoas possuírem este tipo de câncer, o resultado é quase fatal. Somente uma dessas vinte pessoas que tem esta enfermidade sobreviverá. Sabendo disso, podemos ver o que acontece se analisarmos as orações:
20 religiosos adquirem a enfermidade.
Todos eles leram Tiago 5:15, então todos eles rezam.
19 deles morrem.
O que sobrevive proclama: "Eu orei para o Senhor e o Senhor atendeu minhas preces! Minha enfermidade foi curada! É um milagre! Eu sabia que Deus atenderia minhas preces!"
Você não fica sabendo das outras 19 pessoas que morreram. Ninguém sequer escreve sobre eles em revistas. "Pessoa reza, e então morre" não é uma grande manchete. E já que eles morreram, você nunca saberá dessas pessoas.
Então, se você não olhar para todos os fatos sobre essa “oração atendida”, e somente souber da pessoa que sobreviveu, parecerá que a oração foi um sucesso.
O fato é que, religiosos que oram morrem desta mesma enfermidade exatamente na mesma taxa das pessoas que não oram.
Podemos ver a realidade desta situação simplesmente abrindo os olhos e olhando as informações. Mas para isso precisamos abrir nossos olhos — precisamos ver os sucessos e as falhas das orações para ver a realidade do nosso mundo. Quando agimos ceticamente e analisamos os dois lados, nós vemos o que realmente acontece. Deus não atende a nenhuma oração porque Deus não existe." (fonte-ateus do brasil)
(Senhor, dá-me a faculdade de jamais rezar, poupa-me a insanidade de toda adoração, afasta de mim essa tentação de amor que me entregaria para sempre a Ti. Que o vazio se estenda entre meu coração e o céu! Não desejo ver meus desertos povoados com Tua presença, minhas noites tiranizadas por Tua luz, minhas Sibérias fundidas sob Teu sol. Mais solitário do que Tu, quero minhas mãos puras, ao contrário das Tuas que sujaram-se para sempre ao modelar a terra e ao misturar-se nos assuntos do mundo. Só peço à Tua estúpida onipotência respeito para minha solidão e meus tormentos. Não tenho nada a fazer com Tuas palavras. Concede-me o milagre recolhido antes do primeiro instante, a paz que Tu não pudeste tolerar e que Te incitou a abrir uma brecha no nada para inaugurar esta feira dos tempos, e para condenar-me assim ao universo, à humilhação e à vergonha de existir.)