Autor Tópico: Critica à cada religião  (Lida 839 vezes)

Rhyan

• Visitante
Critica à cada religião
« Online: 16 de Janeiro de 2007, 10:10:32 »
Que tal criarmos uma arquivo que contenha crítica para cada religião? Tipo:

Igreja Católica
Igreja Evangélica
Espiritismo
...

Ou algumas críticas gerais:

Cristianismo
Judaísmo
Islamismo
...

Aí a gente manda para os religiosos, eles rebatem, e assim a gente vai aperfeiçoando a crítica.

Offline Fred

• Nível 20
  • *
  • Hubble...out of the ordinary...out of this world.
Re: Critica à cada religião
« Resposta #1 Online: 16 de Janeiro de 2007, 11:29:40 »
Rhyan, entendi exatamente a essência da sua proposta, mas permita-me fazer um comentário construtivo para sua análise.
Da maneira como foi colocado, este fórum poderia passar uma idéia não muito simpática e tendenciosa, pois alguns adeptos das doutrinas citadas poderiam se sentir ofendidos. Uma coisa é defender sua crença...outra bem diferente é criticar a crença alheia.
Eu acho que na prática isto já ocorre diariamente nos diversos fóruns por aqui, só que de maneira mais respeitosa e não tão explicitamente, em meio a outro tipo de debate que naturalmente conduz a contradições e inconguências comuns na maioria das religiões.
Eu, particularmente, não acho produtivo criticar esta ou aquela religião, mas sim os dogmas em geral e as atitudes danosas de alguns dos seus praticantes. Da mesma maneira como existem ateus que fazem coisas erradas e devem ser criticados.
Resumindo...tenho certeza da boa intenção do teu tópico, porém, ele não me passa uma idéia muito politicamente correta e poderia gerar eventuais desconfortos para alguns participantes. Sugiro que você refaça o título e a proposta, tornando-a mais amena e simpática, se possível.
Abraço !
“Não tenho medo das perguntas difíceis: tenho pavor das respostas fáceis.” A. Malcot

Rhyan

• Visitante
« Resposta #2 Online: 16 de Janeiro de 2007, 16:54:16 »
É, sempre me pareceu algo agressivo e anti-politicamente correto.
Bom, mas a bíblia do cético é feita dessa forma, assim como a comunidade Contradições da Bíblia e a Espiritismo é Piada.

E por outro lado os religiosos adoram criticar o ateísmo sem dó (e sem base também).

Talvez essa idéia rendesse mais no RV.

Pug2

• Visitante
« Resposta #3 Online: 16 de Janeiro de 2007, 18:17:21 »
Talvez essa idéia rendesse mais no RV.

Sem dúvida.
Aqui, usa-se do raciocínio rigoroso.
Debate-se as questões.
No RV brinca-se, por vezes os limites são demasiados largos.
Pese embora, no RV também existirem bons debates e sérios

Até seguiria a proposta, mas, minha conta ficou inactiva no RV.

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #4 Online: 16 de Janeiro de 2007, 19:19:42 »
Rhyan, entendi exatamente a essência da sua proposta, mas permita-me fazer um comentário construtivo para sua análise.
Da maneira como foi colocado, este fórum poderia passar uma idéia não muito simpática e tendenciosa, pois alguns adeptos das doutrinas citadas poderiam se sentir ofendidos. Uma coisa é defender sua crença…outra bem diferente é criticar a crença alheia.
(...)

Mas como agnósticos/ateus, podemos reforças seus pontos mais fracos e mais fortes.

Eu gostei da idéia.
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #5 Online: 16 de Janeiro de 2007, 19:29:10 »
E também fazer o controle de qualidade, tanto da argumentação nossa quanto da dos outros.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Fred

• Nível 20
  • *
  • Hubble...out of the ordinary...out of this world.
« Resposta #6 Online: 16 de Janeiro de 2007, 20:32:28 »
Com bom senso e respeito, não vejo mal algum.
Como bem disse o Rhyan, a bíblia do cético é feita de questionamentos.
Só é preciso resistir à tentação do deboche. Eu mesmo preciso me policiar para evitar ironias mais fortes diante de alguns argumentos religiosos.
Caso a idéia vingue, certamente dará um bom trabalho aos administradores no controle de qualidade, mas pode ser produtivo sem dúvida.
Podem contar comigo !
“Não tenho medo das perguntas difíceis: tenho pavor das respostas fáceis.” A. Malcot

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #7 Online: 16 de Janeiro de 2007, 21:02:30 »
Eu acabei de mudar o site da Ateus do Brasil para um sistema de blog. Se quiserem publicar os textos lá, e se esses textos  forem bons, é só me avisar.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Huxley

• Nível 18
  • *
« Resposta #8 Online: 17 de Janeiro de 2007, 23:23:40 »
Eu acho que as religiões abraâmicas fazem um excessivo culto ao mistério e determinam que a sabedoria de Deus é suficiente ("os sábios são loucos") e isso serve como combustível ao fundamentalismo religioso.
"A coisa mais importante da vida é saber o que é importante". Otto Milo

Meu blog: http://biologiaevolutiva.blogspot.com

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!