Autor Tópico: Física Quântica e Espiritualismo  (Lida 2456 vezes)

Rhyan

• Visitante
Física Quântica e Espiritualismo
« Online: 16 de Janeiro de 2007, 16:20:05 »
Por quê os espiritualistas gostam de física quântica? Será que eles entendem alguma coisa disso?

http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=13405504

Rhyan

• Visitante
Re: Física Quântica e Espiritualismo
« Resposta #1 Online: 16 de Janeiro de 2007, 16:20:32 »

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #2 Online: 16 de Janeiro de 2007, 16:41:09 »
Não entendem, é por isso que gostam :)

Muitos misticóides mais apegados sentem medo da pesquisa científica e buscam algum tipo de pretexto para poder desconsiderá-la.  Como as interpretações mais grosseiras da física quântica fazem parecer que tudo é completamente aleatório ou determinado pela vontade do observador, ela é um pretexto bastante popular.

No fundo é só isso.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #3 Online: 16 de Janeiro de 2007, 18:38:45 »
Infelizmente é isso mesmo.

Diria mais: algumas dessas pessoas aspiram ao grau de confiabilidade da ciência - sem querer passar pelo crivo rigoroso da ciência. É por isso que elas se aborrecem quando a gente as critica.

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #4 Online: 16 de Janeiro de 2007, 19:23:38 »
[propaganda]
Ah, então você não leu "A Metáfora Quântica".
[/propaganda]
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Fred

• Nível 20
  • *
  • Hubble...out of the ordinary...out of this world.
« Resposta #5 Online: 16 de Janeiro de 2007, 20:02:37 »
A física quântica, devido à sua complexidade e ao pouco tempo dos estudos existentes, é um campo rico para especulações em meio a leigos e espiritualistas. Simplesmente porque a quase maioria das pessoas não entende nada e é muito mais difícil de questionar.
Usando termos complicados e pseudo-científicos, dá-se facilmente uma áurea de credibilidade a teorias mirabolantes.
Eu sei que é clichê e quase todo mundo aqui já leu, mas a frase de Richard Feynmam se enquadra bem no caso: “Se você acha que entende física quântica, então você não entende física quântica”.
“Não tenho medo das perguntas difíceis: tenho pavor das respostas fáceis.” A. Malcot

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #6 Online: 16 de Janeiro de 2007, 20:24:35 »
É como o filme "What Bleep We Know?", como a física quântica ainda é bem desconhecida, usa-se para tentar enrolar as pessoas que um mundo mágico paralelo existe.

Narkus

• Visitante
« Resposta #7 Online: 23 de Janeiro de 2007, 09:53:27 »
Ridículo mesmo!
Todos os crentes que defendem a verdade de Bíblia ou o criacionismo usam desses pretextos pra reforçar a hipótese da existência de Deus!

A gente ouve pérolas como:
"Lá no quantum veremos que Deus existe!"
"O "Fez-se a luz" da Bíblia é uma evidência clara da veracidade da teoria do Big-Bang!"
"A própria lei da relatividade de Einstein explica que é possível voltar no tempo. Logo, nós não temos controle sobre isso, pois é uma dádiva divina o controle do tempo"

É ridículo, simplesmente ridículo!
Usam de fatos que a ciência assume desconhecer para justificar a veracidade da existência de Deus.

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 23 de Janeiro de 2007, 12:31:42 »
[propaganda]
Ah, então você não leu "A Metáfora Quântica".
[/propaganda]
:clap: :clap: :clap:

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 23 de Janeiro de 2007, 13:03:04 »
No futuro, quando a física quântica for matéria de segundo grau, os espíritas lançarão os espíritos em alguma nova e obscura (para a época)  área da ciência... sei lá... a física trans-quântica tridimensional hiper-parabólica. Muito embora alguns mais lerdinhos ainda tentem usar áreas atualmente muito conhecidas, como na questão da transcomunicação, que não passa de um gigantesco bullshit.  E de avanço em avanço os espíritos são jogados mais adiante, tudo na vã tentativa de não admitir que espíritos não existem.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #10 Online: 23 de Janeiro de 2007, 13:23:13 »
No futuro, quando a física quântica for matéria de segundo grau, os espíritas lançarão os espíritos em alguma nova e obscura (para a época)  área da ciência… sei lá… a física trans-quântica tridimensional hiper-parabólica. Muito embora alguns mais lerdinhos ainda tentem usar áreas atualmente muito conhecidas, como na questão da transcomunicação, que não passa de um gigantesco bullshit.  E de avanço em avanço os espíritos são jogados mais adiante, tudo na vã tentativa de não admitir que espíritos não existem.

Eu não apostaria nisso, Spitfire. Basta ver como os "esotéricos" ainda usam conceitos ultrapassados do século XIX, como "éter", "força vital", "fluidos energéticos" e "magnetismo animal". Aliás, acho que o vitalismo é uma das idéias ultrapassadas que mais tem persistido na memória popular. Está presente na "teoria" da acupuntura, no espiritualismo e até na mídia, em programas do estilo de Star Trek e Arquivo X.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #11 Online: 23 de Janeiro de 2007, 13:42:14 »
Tem razão! Vez por outra ainda escuto um "protoplasma", conceito tão ou mais atrasado que o Éter.

Curiosamente, o Éter só é citado pelos esotéricos mais delirantes - hoje em dia os menos delirantes preferem o termo "astral" - embora o termo ainda sobreviva em "etéreo" (que é um termo poético, diga-se), "duplo-etérico" etc.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #12 Online: 23 de Janeiro de 2007, 14:12:11 »
Deus e o mundo espiritual antigamente comandava, explicava os fenômenos da natureza.
Hoje, Deus e o mundo espiritual estão escondidos no seu cantinho podre, procurando qualquer coisa que seja desconhecida ou ainda não tenha sido estudada para serem explicados.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 23 de Janeiro de 2007, 14:23:16 »
No futuro, quando a física quântica for matéria de segundo grau, os espíritas lançarão os espíritos em alguma nova e obscura (para a época)  área da ciência… sei lá… a física trans-quântica tridimensional hiper-parabólica. Muito embora alguns mais lerdinhos ainda tentem usar áreas atualmente muito conhecidas, como na questão da transcomunicação, que não passa de um gigantesco bullshit.  E de avanço em avanço os espíritos são jogados mais adiante, tudo na vã tentativa de não admitir que espíritos não existem.

Eu não apostaria nisso, Spitfire. Basta ver como os "esotéricos" ainda usam conceitos ultrapassados do século XIX, como "éter", "força vital", "fluidos energéticos" e "magnetismo animal". Aliás, acho que o vitalismo é uma das idéias ultrapassadas que mais tem persistido na memória popular. Está presente na "teoria" da acupuntura, no espiritualismo e até na mídia, em programas do estilo de Star Trek e Arquivo X.

Esta é a turma da maconha.  :hihi: :hihi: :hihi:

Luz

• Visitante
« Resposta #14 Online: 23 de Janeiro de 2007, 16:07:02 »
No futuro, quando a física quântica for matéria de segundo grau, os espíritas (...)

Por favor... não é porque se é cético que não se pode ter esperanças e "crenças" - quando o física quântica for matéria de segundo grau não haverá mais religiões.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #15 Online: 23 de Janeiro de 2007, 16:14:59 »
ISSO eu acho tão difícil quanto indesejável, Luz.

Se bem que eu duvido que você reconheça como "religião" o que eu vejo como sendo a religião ideal.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Luz

• Visitante
« Resposta #16 Online: 23 de Janeiro de 2007, 16:17:45 »
ISSO eu acho tão difícil quanto indesejável, Luz.

Se bem que eu duvido que você reconheça como "religião" o que eu vejo como sendo a religião ideal.

O quê que acontece - estou compartimentando… quando falo com você religião tem um significado particular - quando falo com os outros, utilizo o significado "comum".  :)  Já a filosofia desejo que ganhe força.  :D

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #17 Online: 23 de Janeiro de 2007, 16:18:49 »
Não pense que eu acho o seu significado mais comum que o meu...

Luz

• Visitante
« Resposta #18 Online: 23 de Janeiro de 2007, 16:25:08 »
Não pense que eu acho o seu significado mais comum que o meu…

Mas acredite - eu acho o seu significado bastante incomum. Demorei um tantinho para descobrir do que estávamos falando.  :lol:

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 23 de Janeiro de 2007, 16:41:36 »

e lei da ação e reação! AAAAAAARGHHH A LEI DA AÇÃO E REAÇÃO!!
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #20 Online: 23 de Janeiro de 2007, 16:53:15 »
Não pense que eu acho o seu significado mais comum que o meu…

Mas acredite - eu acho o seu significado bastante incomum. Demorei um tantinho para descobrir do que estávamos falando.  :lol:

Eu acredito sim, até porque você não é a primeira, muito pelo contrário. 

Mas ainda é algo tão bizarro de se ver.  Por que alguém seguiria uma "religião" de manipulação?

Luz

• Visitante
« Resposta #21 Online: 23 de Janeiro de 2007, 17:38:34 »
Eu acredito sim, até porque você não é a primeira, muito pelo contrário. 

Mas ainda é algo tão bizarro de se ver.  Por que alguém seguiria uma "religião" de manipulação?

Eu acho que a culpa é do cérebro e não do raciocínio.  ::)   Acredito que somos fruto do meio, embora esse meio possa sutilmente nos causar efeitos contrários ao esperado, por um série de eventos combinados - levando-nos a isso ou aquilo.
« Última modificação: 23 de Janeiro de 2007, 17:41:22 por Luz »

Offline Tabacof

• Nível 05
  • *
« Resposta #22 Online: 23 de Janeiro de 2007, 22:29:45 »
O que o vitalismo?

Obrigado.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #23 Online: 23 de Janeiro de 2007, 23:14:56 »
Vitalismo é a idéia de que há algum tipo de energia invisível que é "própria" dos seres vivos - possivelmente a matéria-prima das almas e/ou espíritos.

http://en.wikipedia.org/wiki/Vitalism
http://es.wikipedia.org/wiki/Vitalismo

« Última modificação: 23 de Janeiro de 2007, 23:18:57 por Luis Dantas »

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #24 Online: 24 de Janeiro de 2007, 08:55:27 »
Isso não é da época onde a Abiogênese ainda se baseava em histórias como abelhas saírem de carne podre ou ratos de um casaco furado?
Lembro que eles tinham uma definição parecida de como a vida vinha.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!