Enquete

Se o governo desse um prêmio a instituições religiosas mais caridosas ou que tivessem projetos sociais,você acharia que quebra o laicismo?

Votos Totais: 0

enquete encerrada: 12 de Maio de 2005, 11:03:05

Autor Tópico: Enquete bizarra(mesmo assim entrem!)  (Lida 2200 vezes)

Unbedeutend_F_Organisch

• Visitante
Enquete bizarra(mesmo assim entrem!)
« Online: 12 de Maio de 2005, 11:03:05 »
Eu não acharia ruim, acharia até legal, que muitas instituições tentassem competir pelo prêmio em dinheiro.

Imaginem se fosse cargo político, a IURD ia ficar desesperado para competir, seria um rival na unha com a Igreja Católica

PS: sei que seria mais justo, mais laico, que todos tipos de instituições participassem.Mas a questão é se premiar uma religião por algum ato justo, estaria quebrando o laicismo

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
Re.: Enquete bizarra(mesmo assim entrem!)
« Resposta #1 Online: 12 de Maio de 2005, 11:05:16 »
Quebraria sim. Quem tem que fazer caridade é o governo, por meio da Assistência Social.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Unbedeutend_F_Organisch

• Visitante
Re: Re.: Enquete bizarra(mesmo assim entrem!)
« Resposta #2 Online: 12 de Maio de 2005, 11:07:33 »
Citação de: Alenônimo
Quebraria sim. Quem tem que fazer caridade é o governo, por meio da Assistência Social.

Mas se as instituições quissesem dar(assim como eu ou você sentisse comovido)?

O governo deve proibir projetos de caridade de instituições religiosas(já que quebra o laicismo)?

Unbedeutend_F_Organisch

• Visitante
« Resposta #3 Online: 12 de Maio de 2005, 11:08:35 »
Citação de: Mr.Hammond
Sim, vai terminar entre os 8 primeiros na competição.

Quem?

Unbedeutend_F_Organisch

• Visitante
« Resposta #4 Online: 12 de Maio de 2005, 11:09:48 »
Vou colocar outra enquete oposta a essa, isso é base de uma reflexão(curta,não é tese de doutorado) de como o Estado deve tratar a religião

Offline Jonh Ford

• Nível 10
  • *
« Resposta #5 Online: 12 de Maio de 2005, 11:22:38 »
Não entendi bem a enquete e a colocação do Alenônimo (parabéns pelo site): qualquer cidadão ou entidade (laica ou não) tem o direito de fazer caridade. Mesmo que assitência social seja dever do Estado.

O governo "premiar" uma entidade (laica ou religiosa) que fizer caridade me parece normal. Entidades religiosas não podem receber prêmios humanitários, como o Nobel da Paz? Alguém está atribuindo aos premiadores um caráter proselitista por isso?

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #6 Online: 12 de Maio de 2005, 11:42:18 »
Citação de: Unbedeutend Organisch

O governo deve proibir projetos de caridade de instituições religiosas(já que quebra o laicismo)?
Uma coisa é fazer caridade (coisa que a Igreja, caso não saiba, não faz), outra é botar a Assistência Social nas mãos de religiosos, com incentivo do governo. Isso quebra o laicismo.

Se a entidade fizer o esforço por si só e for premiada por alguma entidade não-governamental, aí sim...
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Unbedeutend_F_Organisch

• Visitante
« Resposta #7 Online: 12 de Maio de 2005, 11:49:03 »
O que você não entendeu na enquete?
Ela ignora a possibilidade de uma premiação ao estilo Nobel da Paz(para religiosos ou não), ou seja, é uma hipótese em que apenas instituições religiosas seriam premiadas pelo Estado, ignorando essa primeira quebra do laicismo(ou o mesmo tratamento para o  religioso e o leigo),estou perguntando se vocês consideram o Estado premiar uma instituição religiosa, uma segunda quebra de laicismo.

Unbedeutend_F_Organisch

• Visitante
« Resposta #8 Online: 12 de Maio de 2005, 11:50:28 »
Citação de: Unbedeutend Organisch

Uma coisa é fazer caridade (coisa que a Igreja, caso não saiba, não faz), outra é botar a Assistência Social nas mãos de religiosos, com incentivo do governo. Isso quebra o laicismo.

Se a entidade fizer o esforço por si só e for premiada por alguma entidade não-governamental, aí sim...

Ah bom...

Eu estou falando da segunda hipótese, que deixei bem clara na enquete...

rizk

• Visitante
« Resposta #9 Online: 12 de Maio de 2005, 12:06:51 »
Citação de: Jonh Ford
O governo "premiar" uma entidade (laica ou religiosa) que fizer caridade me parece normal. Entidades religiosas não podem receber prêmios humanitários, como o Nobel da Paz? Alguém está atribuindo aos premiadores um caráter proselitista por isso?

O Estado já isenta espaços de culto e instituições filantrópicas religiosas de pagar imposto. Dar prêmio, além de desnecessário, não faz o mínimo de sentido.

Unbedeutend_F_Organisch

• Visitante
« Resposta #10 Online: 12 de Maio de 2005, 12:14:49 »
Citação de: rizk
Citação de: Jonh Ford

O Estado já isenta espaços de culto e instituições filantrópicas religiosas de pagar imposto. Dar prêmio, além de desnecessário, não faz o mínimo de sentido.

Então vota!

rizk

• Visitante
« Resposta #11 Online: 12 de Maio de 2005, 12:51:17 »
Votei, ué!

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 12 de Maio de 2005, 13:12:50 »
não acho que chegaria a me opor... melhor que o fome zero deve funcionar, afinal.
pode ter a birra com a icar que quiser, mas é inegável que muitas vezes sua caridade faria falta. e não precisa acreditar em deus pra admitir uma coisa dessas.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Poindexter

• Visitante
« Resposta #13 Online: 12 de Maio de 2005, 14:23:07 »
É quebra do Laicismo sim, porque este prêmio do Estado, à priori, já é para uma instituição religiosa! Mesmo que uma instituição não-religiosa conseguisse melhor resultado, não ganharia o prêmio simplesmente por não ser religiosa!

Offline Agnostic

• Nível 24
  • *
  • simply agnostic
    • Para Além da Loucura e da Razão
« Resposta #14 Online: 12 de Maio de 2005, 14:40:41 »
Citação de: Poindexter
É quebra do Laicismo sim, porque este prêmio do Estado, à priori, já é para uma instituição religiosa! Mesmo que uma instituição não-religiosa conseguisse melhor resultado, não ganharia o prêmio simplesmente por não ser religiosa!

Exatamente. Isso é muito claro. Para não ferir o laicismo não poderia ser um prêmio apenas para instituições religiosas.
Who cares?

Unbedeutend_F_Organisch

• Visitante
« Resposta #15 Online: 12 de Maio de 2005, 14:43:10 »
Citação de: Poindexter

Estou falando de dar o prêmio , já que a condição em que se dá o prêmio foi ressaltado por mim...

Leiam as observações!!!

Offline Agnostic

• Nível 24
  • *
  • simply agnostic
    • Para Além da Loucura e da Razão
« Resposta #16 Online: 12 de Maio de 2005, 14:50:28 »
As observações... você quer dizer o seu "PS", né?

Eu li, e mantenho que isso quebraria o laicismo porque seria uma premiação apenas para instituições religiosas. Não significa que essas não poderiam ser premiadas, mas sim que esse prêmio deveria ser para todas as instituições, religiosas e não-religiosas, competindo de igual para igual.

;-)
Who cares?

Unbedeutend_F_Organisch

• Visitante
« Resposta #17 Online: 12 de Maio de 2005, 14:53:35 »
Citação de: Agnostic
As observações... você quer dizer o seu "PS", né?

Eu li, e mantenho que isso quebraria o laicismo porque seria uma premiação apenas para instituições religiosas. Não significa que essas não poderiam ser premiadas, mas sim que esse prêmio deveria ser para todas as instituições, religiosas e não-religiosas, competindo de igual para igual.

;-)

É claro! Mas foi isso que pedi para ignorar...

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 12 de Maio de 2005, 15:37:13 »
ah, claro. sem discriminação. tenho certeza que a intenção do organismo insignificante não foi a de propor uma premiação somente para instituições religiosas. então devia-se premiar pelos serviços, sem levar a religião em conta.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #19 Online: 13 de Maio de 2005, 14:06:00 »
Eu entendo que não afeta o laicismo uma vez que estas instituições estariam praticando atividade de interesse público e coletivo, contribuindo para a sociedade.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!