EUA vendem seus armamentos para o Irã16 de Janeiro de 2007 | 10:28Os Estados Unidos estão ajudando a reforçar as forças armadas de alguns de seus principais inimigos, incluindo o Irã - país apontado pelo presidente George W. Bush como um dos integrantes do chamado "eixo do mal". De acordo com investigação federal do próprio governo americano, os iranianos têm obtido armamentos, peças para jatos e até componentes de mísseis através de empresas de fachada que participam dos "saldões" do Pentágono,
Conforme reportagem divulgada nesta terça-feira pela agência de notícias Associated Press, a investigação interna levantou as falhas nos leilões do Departamento de Defesa, que costuma vender armas e peças cujos estoques estão grandes demais. Em pelo menos seis ocasiões, intermediários ligados a outros países, como Irã e China, conseguiram explorar essas falhas e conseguir comprar os equipamentos militares, ajudando os adversários dos americanos.
No caso que envolve o Irã, um negociador de armas paquistanês adquiriu peças de helicóptero para o governo de Teerã através de uma empresa americana que participou de um leilão do Pentágono. Pior: o paquistanês fez esse negócio logo depois de deixar a prisão - ele havia sido detido justamente sob acusação de exportar peças para mísseis para o Irã. O governo prometeu aumentar a vigilância sobre os leilões e tentar impedir a venda para grupos ligados aos países hostis.
Veja onLine