Enquete

Se uma religião tivesse em seus mandamentos um ato prejudicial para os membros da sociedade  deve ser punida pelo Estado?

Votos Totais: 1

enquete encerrada: 12 de Maio de 2005, 11:36:37

Autor Tópico: Enquete bizarra 2(o Retorno)  (Lida 1208 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Unbedeutend_F_Organisch

  • Visitante
Enquete bizarra 2(o Retorno)
« Online: 12 de Maio de 2005, 11:36:37 »
As duas enquetes são frutos de uma reflexão minha sobre a relação Igreja-Estado, gostaria de saber como vocês pensam e até usar nossas opiniões para um debate na nova ONG


PS: para evitar discussões superadas, estou falando da religião ter claramente expresso em seus dogmas,ensinamentos "Matar qualquer infiel" ou "Destruir toda tecnologia" e não uma interpretação fundamentalista.Principalmente, pelo últimos ocorridos, o islamismo que eu acho (não prega) terrorismo



O que Marco acha: Que deve ser tratado como liturgia ou prática religiosa, portanto sem condenação, a não ser que passe a prejudicar pessoas que não compartilhem das mesmas práticas(mesmo quem é ex-praticante ou praticante que não aceita uma prática X).Ou seja, sim.

Offline Alenônimo

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.545
  • Sexo: Masculino
    • Alenônimo.com.br
Re.: Enquete bizarra 2(o Retorno)
« Resposta #1 Online: 12 de Maio de 2005, 11:40:35 »
A religião não pode sobrepor-se à sociedade. Que seus adeptos fundem seu próprio país ou que vão para um que aceitem sua conduta.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

rizk

  • Visitante
Re.: Enquete bizarra 2(o Retorno)
« Resposta #2 Online: 12 de Maio de 2005, 12:35:37 »
Já é, em muitos casos. Discriminação racial, por exemplo. Discriminação ofensiva de outras práticas religiosas, incitação ao ódio, papá. O problema é fazer a lei valer, porque a geral acha que não é nada demais, é o "livre mercado" e cada um vende seu peixe como pode - usando de violência inclusive.

Poindexter

  • Visitante
Re.: Enquete bizarra 2(o Retorno)
« Resposta #3 Online: 12 de Maio de 2005, 14:26:46 »
Claro que sim! No mínimo, a religião em questão estaria fazendo apologia ao crime! Se a coisa fosse séria mesmo, praticamente todas as religiões mais conhecidas teriam que ser punidas e jogadas na clandestinidade, a menos que mudassem seus dogmas de acordo com as leis de cada Estado (em outras palavras: que tivessem que deixar muito mais claro os seus supermercados).

Offline ExPastorX

  • Nível 13
  • *
  • Mensagens: 257
Re.: Enquete bizarra 2(o Retorno)
« Resposta #4 Online: 27 de Junho de 2005, 16:45:08 »
Citar

 A religião não pode sobrepor-se à sociedade. Que seus adeptos fundem seu próprio país ou que vão para um que aceitem sua conduta.
Citar


Só tem um problema em fundarem seu proprio país: Vai aparecer dissidentes e criar ramos distintos e dizer que a religião anterior se desviou de seu rumo e era necessário criar outra.....  vai ter os mesmo problemas que as religioes tem atualmente, concorrencia .....  :twisted:
Estamos sozinhos no universo, e por mais que desejemos, imaginamos ou cultuamos uma suposta divindade, ela não virá a existir só por que assim o desejamos..... estamos sós..... sem deuses...... quer queiramos ou não...... expastorx@gmail.com

Offline Junker

  • Nível 02
  • *
  • Mensagens: 22
Re.: Enquete bizarra 2(o Retorno)
« Resposta #5 Online: 24 de Julho de 2005, 16:44:03 »
Não mesmo. Liberdade de religião ou não religião, cabe a cada indivíduo decidir. Não há por que o Estado determinar o que pode ou não um indivíduo fazer consigo mesmo.

No caso de alguma invasão da liberdade alheia, daí sim o Estado deve punir.

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!