Autor Tópico: Maliki contra-ataca: "Tropas dos EUA podem sair já dentro de três meses"  (Lida 1201 vezes)

Pug2

• Visitante
Maliki contra-ataca: "Tropas dos EUA podem sair já dentro de três meses"
Cadi Fernandes

Fonte:DN

Num vigoroso contra-ataque, depois de publicamente desautorizado pelos Estados Unidos, o primeiro- -ministro iraquiano disse, ontem, que George W. Bush nunca esteve tão fraco como agora; garantiu que, se tudo correr bem, as tropas americanas podem sair já dentro de três a seis meses; e avisou que, se cair, não cairá sozinho, arrastando consigo a Administração americana.

É a vingança de Nuri al-Maliki, que, ao contrário do que ditam as regras, não foi servida fria, antes quente, poucas horas após as críticas que lhe foram dirigidas, na terça-feira à noite, pelo Presidente Bush. E em bandeja de luxo, numa entrevista colectiva a três jornais de reputação internacional: Washington Post (EUA), The Times (Reino Unido) e Corriere della Sera (Itália). Já Bush optara pelo canal americano de televisão pública PBS.

Durante uma hora, no seu gabinete na Zona Verde de Bagdad, Nuri al-Maliki, socorrendo-se de um tradutor, explicou o que pensa das críticas, dantes veladas, agora explícitas, que lhe têm sido dirigidas pelos dois principais responsáveis americanos - Bush e a secretária de Estado, Condoleezza Rice.

E fez uma revelação: o grosso dos soldados americanos pode partir já dentro de três a seis meses, assim os EUA municiem suficientemente as forças iraquianas. "Penso que, se tivermos êxito na aplicação do acordo que prevê maior rapidez na distribuição de armas às nossas forças militares, de três a seis meses a nossa necessidade de tropas americanas diminuirá dramaticamente."

Mas, enfatizou, isso só acontecerá se houver um "verdadeiro esforço para apoiar as nossas forças militares, equipá-las, armá-las". Com uma certeza: "O êxito se obtiver no Iraque será um êxito para o Presidente Bush e os EUA, e vice-versa. Um desaire seria um desaire para o Presidente Bush e os EUA."

Desafiante, também reiterou a vontade de diálogo com o Irão e a Síria, cenário que Bush tem procurado rechaçar a todo o custo, invocando apoios de Teerão e de Damasco aos insurrectos iraquianos. E aqui Maliki vê uma garantia de independência em relação a Washington.

Aviso e desafio que não invalidam, porém, um agradecimento. "A democracia de que desfrutamos... e a liberdade que o povo do Iraque desfruta não teriam sido possíveis sem a ajuda" de Bush e dos EUA.

Dito isto, cioso da "soberania" do seu país - que, contudo, se sentiu forçado a lembrar -, Maliki propõe-se dar luta sem quartel às milícias, reclamando créditos pelo que já fez e pelo que fará. "Nos últimos dias, foram detidas 400 pessoas" do Exército de Mehdi, milícia do líder xiita radical Moqtada al-Sadr, cujo ascendente político crescente Washington não vê com bons olhos. E, "nos próximos dias, todo o mundo testemunhará como lidamos com pessoas que violam a lei ou como lidamos com militares que diferenciam um fora-de- lei de outro".

Sobre o enforcamento de Saddam, falou das suas "aventuras", das suas "guerras", das suas "execuções", dos seus "crimes", das suas "armas químicas", mas afiançou que nada disto pesou no momento de lhe tirar a vida. Ou seja, a execução não constituiu "um acto de vingança".

Washington já reagiu, acusando o toque, mas não sem uma ponta de ironia nas entrelinhas, com o porta-voz da Casa Branca a congratular-se assim: "Temos ali um primeiro-ministro que diz claramente que quer fazer o que os políticos e americanos e o público americano querem vê-lo fazer." Alguém que "entende seriamente assumir as suas responsabilidades quando se trata de garantir a segurança no Iraque".

Pug2

• Visitante
Re: Maliki contra-ataca: "Tropas dos EUA podem sair já dentro de três meses"
« Resposta #1 Online: 19 de Janeiro de 2007, 12:18:54 »
"O êxito se obtiver no Iraque será um êxito para o Presidente Bush e os EUA, e vice-versa. Um desaire seria um desaire para o Presidente Bush e os EUA."

EUA, como potência, poderia estar no seu canto em paz.
Preferiram fazer uso da sua força, mostrando ao mundo o que realmente valem.

A indústria do armamento agradece, o povo americano pagará.
« Última modificação: 19 de Janeiro de 2007, 12:22:03 por Pug »

Offline Verner44

• Nível 10
  • *
« Resposta #2 Online: 22 de Janeiro de 2007, 06:00:04 »
É um festival de hipocrisia, toda essa carnificina poderia ter sido evitada. E depois ainda falam em "respeito à vida humana"...
verner44
O temor é um grande inibidor do questionamento inteligente. [Doris Lessing]

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 22 de Janeiro de 2007, 06:02:04 »
não consigo deixar de notar a fraqueza de washington. democracias não servem pra impérios, definitivamente.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #4 Online: 22 de Janeiro de 2007, 07:29:14 »
Por mais que tentem seus governantes ::)

ukrainian

• Visitante
« Resposta #5 Online: 22 de Janeiro de 2007, 21:15:40 »
O Grande Satã está dando seus últimos suspiros antes de sua derrocada final...

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 22 de Janeiro de 2007, 21:31:26 »
O Grande Satã está dando seus últimos suspiros antes de sua derrocada final…

Que coisa mais messiânica.   :histeria:

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 22 de Janeiro de 2007, 22:00:48 »
não consigo deixar de notar a fraqueza de washington. democracias não servem pra impérios, definitivamente.

Concordo totalmente com essa observação.

Mas os EUA têm um sério problema. Se deixarem de intervir em outros países, colocam em sério risco sua existência: dependem de imensas quantidades de recursos externos para manter seu padrão de desenvolvimento econômico, sem falar do enorme ódio que semearam em todas as partes do planeta.

Acho difícil fechar essa equação.
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline Felius

• Nível 34
  • *
« Resposta #8 Online: 22 de Janeiro de 2007, 22:06:20 »

Mas os EUA têm um sério problema. Se deixarem de intervir em outros países, colocam em sério risco sua existência: dependem de imensas quantidades de recursos externos para manter seu padrão de desenvolvimento econômico, sem falar do enorme ódio que semearam em todas as partes do planeta.

Fora o detalhe que se ele NAO intervem e da merda ele tambem e culpado.
"The patient refused an autopsy."

Eriol

• Visitante
« Resposta #9 Online: 23 de Janeiro de 2007, 12:03:37 »
Um império não pode dar-se ao luxo de perder uma guerra.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #10 Online: 23 de Janeiro de 2007, 12:39:36 »
Um império não pode se dar ao luxo de ter como meta continuar sendo um império.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #11 Online: 23 de Janeiro de 2007, 12:41:01 »

Essas críticas do Maliki podem ser traduzidas assim: "Queremos armas e dinheiro para nos manter no poder. Caso contrário, expulsaremos suas tropas daqui." Típica chantagem. É bom para o governo dos EUA ver no que dá intervir de forma brutal e atrapalhada em outro país.

...
Off-topic:

Dúvida sincera: os EUA realmente dependem tanto assim de recursos externos para sobreviver? Claro, os EUA realmente dependem do petróleo externo, tanto assim que fazem guerras para garantir o fornecimento. Mas e quanto ao resto? Pelo que sei, grande parte da riqueza gerada atualmente nos EUA tem origem no consumo interno. Os EUA são também grandes produtores de alimentos, além de automóveis, aviões e outros manufaturados. A indústria de entretenimento também é grande geradora de riquezas. Fico me perguntando (e também ao pessoal daqui que entende de economia): se os EUA se fechassem completamente ao mundo, será que eles perderiam tanto assim?
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 23 de Janeiro de 2007, 18:17:24 »
Dependência externa envolve também trocas comerciais. E isso envolve ou laços diplomáticos ou então a prática de subjugar os "parceiros".

Isso sem falar também que se o dólar perder sua primazia no comércio e demais transaçoes financeiras internacionais, os EUA se verão em maus lençóis.
"Por quê?"

Chaves

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 24 de Janeiro de 2007, 18:44:10 »

Dúvida sincera: os EUA realmente dependem tanto assim de recursos externos para sobreviver? Claro, os EUA realmente dependem do petróleo externo, tanto assim que fazem guerras para garantir o fornecimento. Mas e quanto ao resto? Pelo que sei, grande parte da riqueza gerada atualmente nos EUA tem origem no consumo interno. Os EUA são também grandes produtores de alimentos, além de automóveis, aviões e outros manufaturados. A indústria de entretenimento também é grande geradora de riquezas. Fico me perguntando (e também ao pessoal daqui que entende de economia): se os EUA se fechassem completamente ao mundo, será que eles perderiam tanto assim?

Essa é uma das maiores preocupações da atualidade nos EUA.  :wink:

BBC: http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2007/01/070124_bushdiscursobg_ac.shtml
24 de janeiro, 2007
O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, realizou nesta terça-feira à noite o seu sétimo discurso anual do Estado da União, o primeiro desde que a oposição democrata passou a controlar o Congresso americano.

(...)
O presidente americano falou que ''por muito tempo nosso país tem sido dependente do petróleo internacional. E isso nos deixa mais vulneráveis a regimes hostis e a terroristas, que poderiam fazer uso de interrupções de suprimentos de petróleo para aumentar os preços e causar grandes prejuízos à nossa economia''.

Por esses e outros motivos, Bush pediu que o Congresso se unisse a ele ''para alcançar um grande ojetivo'', o de ''trabalhar para reduzir o consumo de gasolina no país em 20% nos próximos dez anos, e portanto reduzir nossas importações no equivalente a três quartos do que importamos do Oriente Médio''.
(...)

"Por quê?"

Chaves

Pug2

• Visitante
« Resposta #14 Online: 25 de Janeiro de 2007, 08:18:50 »
Um império não pode se dar ao luxo de ter como meta continuar sendo um império.

Perfeito.

Ao estudar história verificamos que a queda dos impérios dá-se aquando da crescente incapacidade deste em conseguir defender os seus interesses.
Os EUA apesar de ainda serem uma poderosa força, a sua derrota na chamada guerra ao terrorismo colocou em causa a segurança mundial.

Nenhum império resistiu à vontade dos povos em serem verdadeiramente livres.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 25 de Janeiro de 2007, 08:21:46 »

só não se esqueça que a dependência é sempre recíproca.

se os EUA se fechassem completamente ao mundo, será que eles perderiam tanto assim?

não só os EUA...
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Pug2

• Visitante
« Resposta #16 Online: 25 de Janeiro de 2007, 08:24:53 »
Aviso que é um site de esquerda, isto para os mais dados ao dualismo esquerda, direita.
Gostei do artigo e partilho-o aqui.

A utilização da história e a guerra contra o terrorismo

Pug2

• Visitante
« Resposta #17 Online: 25 de Janeiro de 2007, 08:26:29 »

só não se esqueça que a dependência é sempre recíproca.

se os EUA se fechassem completamente ao mundo, será que eles perderiam tanto assim?

não só os EUA…

Vero.
O mal dos EUA nos dias de hoje não é benéfico para a maioria de nós que vivemos no chamado ocidente.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!