Quinta-feira, 12 de maio de 2005 - 14h38
Sacerdote dinamarquês ateu pode voltar a rezar missa
Copenhague - Um ministro luterano dinamarquês, que não acredita em Deus, terá permissão para liderar cultos novamente caso refaça sua profissão de fé, anunciou um bispo. O bispo Jan Lindhardt, da Igreja Luterana da Dinamarca, disse que estuda reconduzir ao ministério o reverendo Thorkild Grosboell, que foi suspenso depois de declarar publicamente, em 2003, que Deus não existe.
Grosboell, de 55 anos, adiantou à Associated Press que deseja renovar seu voto de fé, mas sua opinião continua a mesma. "Espero e acredito que eu e o bispo encontraremos um campo comum e que poderei retornar em breve às minhas funções como pastor", disse Grosboell.
O sacerdote causou uma tremenda polêmica ao dizer numa entrevista a um jornal que "não existe um Deus divino, não existe vida eterna, não existe ressurreição". "E eu acredito que Jesus foi um cara legal, que percebeu o que o homem precisava", acrescentou. "Ele encarnou o que, acreditava, era necessário para fazer evoluir o ser humano".
A igreja o suspendeu e pediu ao governo para demiti-lo. Na Dinamarca, ministros luteranos são servidores públicos e apenas o governo pode demiti-los, com a recomendação do bispo responsável.
Mas o governo recusou-se a demitir Grosboell e devolveu o caso à igreja na quarta-feira. "Casos de fé deveriam,vse possível, ser resolvidos dentro dos parâmetros da supervisão da igreja," disseram as autoridades. O bispo Lindhardt, que se propôs a cuidar do caso, é um dos poucos defensores de Grosboell e tem dito que apesar de discordar do reverendo, deveria haver espaço para ele na igreja dinamarquesa.
AP
http://www.estadao.com.br/rss/mundo/2005/mai/12/96.htm