Autor Tópico: Sacerdote dinamarquês ateu pode voltar a rezar missa  (Lida 1187 vezes)

vazio

• Visitante
Sacerdote dinamarquês ateu pode voltar a rezar missa
« Online: 12 de Maio de 2005, 18:21:41 »
Quinta-feira, 12 de maio de 2005 -  14h38

Sacerdote dinamarquês ateu pode voltar a rezar missa

Copenhague - Um ministro luterano dinamarquês, que não acredita em Deus, terá permissão para liderar cultos novamente caso refaça sua profissão de fé, anunciou um bispo. O bispo Jan Lindhardt, da Igreja Luterana da Dinamarca, disse que estuda reconduzir ao ministério o reverendo Thorkild Grosboell, que foi suspenso depois de declarar publicamente, em 2003, que Deus não existe.

Grosboell, de 55 anos, adiantou à Associated Press que deseja renovar seu voto de fé, mas sua opinião continua a mesma. "Espero e acredito que eu e o bispo encontraremos um campo comum e que poderei retornar em breve às minhas funções como pastor", disse Grosboell.

O sacerdote causou uma tremenda polêmica ao dizer numa entrevista a um jornal que "não existe um Deus divino, não existe vida eterna, não existe ressurreição". "E eu acredito que Jesus foi um cara legal, que percebeu o que o homem precisava", acrescentou. "Ele encarnou o que, acreditava, era necessário para fazer evoluir o ser humano".

A igreja o suspendeu e pediu ao governo para demiti-lo. Na Dinamarca, ministros luteranos são servidores públicos e apenas o governo pode demiti-los, com a recomendação do bispo responsável.

Mas o governo recusou-se a demitir Grosboell e devolveu o caso à igreja na quarta-feira. "Casos de fé deveriam,vse possível, ser resolvidos dentro dos parâmetros da supervisão da igreja," disseram as autoridades. O bispo Lindhardt, que se propôs a cuidar do caso, é um dos poucos defensores de Grosboell e tem dito que apesar de discordar do reverendo, deveria haver espaço para ele na igreja dinamarquesa.

AP

http://www.estadao.com.br/rss/mundo/2005/mai/12/96.htm

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
Re.: Sacerdote dinamarquês ateu pode voltar a rezar missa
« Resposta #1 Online: 13 de Maio de 2005, 19:54:13 »
Interessante e ao mesmo tempo muito legal.

Unbedeutend_F_Organisch

• Visitante
« Resposta #2 Online: 13 de Maio de 2005, 21:06:14 »
Eu achei o cara babaca.

Por que ele não monta a sua própria igreja?Por que ele tem necessidade de ser sacerdote/Vira um Dan Barker da vida...
Achei estranho o Estado dinamarquês ainda "contratar" ministros.

rizk

• Visitante
« Resposta #3 Online: 13 de Maio de 2005, 23:11:25 »
Por que ele quer voltar?

Unbedeutend_F_Organisch

• Visitante
Re: Re.: Sacerdote dinamarquês ateu pode voltar a rezar miss
« Resposta #4 Online: 14 de Maio de 2005, 22:23:00 »
Citação de: Wilfredo
Para voltar a ser sustentado pela comunidade?

E pelo Estado...

Ele é servidor público!(Como pode?)

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!