Acho que vi esse boato pela primeira há uns cinco anos. Fora que o método de sorteio da mega-sena não é esse que o cara escreveu. Ele escreveu se baseando no sistema americano, que realmente foi fraudado assim há alguns anos.
Ao que eu sei o método é exatamente este. São globos feitos de grade com esferas numeradas de zero a nove. Para o sorteio da Mega, dois dos "engradados" giram e as bolas que cairem formam a dezena. O processo é repetido seis vezes para se obter as seis dezenas. Simples. Entretanto uma fraude no sorteio seria muito muito muito improvável devido ao número de auditores e sistemas de segurança envolvidos. É mais fácil falsificar um bilhete (há alguns anos um cara foi preso por isso).
A questão é que no sistema brasileiro, seria necessário fraudar bolinhas nas duas esferas (a da dezena e da unidade) e, como mais de uma teria que ser fraudada em cada esfera, o resultado ainda seria incerto. No sistema americano, cada bolinha já tinha o número inteiro (dezena e unidade) e assim bastava fraudar apenas as bolinhas certas.