Autor Tópico: Ondas cerebrais  (Lida 973 vezes)

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
Ondas cerebrais
« Online: 21 de Janeiro de 2007, 13:43:46 »
Não sei se o fórum mais adequado seria esse ou o de Ciência, se algum moderador achar preferível mudar, sem problemas.

Estava dando uma olhada na página inicial do del.icio.us e me deparei com isso, segundo o site, um substituto ao café, ou melhor dizendo, à cafeína.

Nesse site há um mp3 de 20 minutos que diz ter o mesmo efeito que ingerir café. Esse arquivo tem sons de passarinhos, algo como uma britadeira e barulho de mar e segundo. Eles explicam no site que isso ocorre porque para cada situação, as ondas cerebrais atuam em uma freqüência, e que se você ouvir algo de determinada freqüência, as ondas do seu cérebro acompanham esse som, mudando o estado do seu cérebro.

Há uma freqüência para relaxar, para ficar atento, para dormir e até para ter sonhos lúcidos  :o

Alguém sabe mais sobre o assunto?

Meu relato: No começo eu senti uma certa dificuldade para me concentrar na leitura de textos, mas depois não senti grande diferença no meu comportamento. O que eu estou sentindo agora é uma ligeira rigidaz no meu ombro, como se eu estivesse tenso, e um zumbido irritante no meu ouvido que já está diminuindo com o tempo.

Edit: Com café eu também não sinto alteração no meu comportamento.
Se Jesus era judeu, então por que ele tinha um nome porto-riquenho?

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
Re: Ondas cerebrais
« Resposta #1 Online: 21 de Janeiro de 2007, 13:55:21 »

Meu relato: No começo eu senti uma certa dificuldade para me concentrar na leitura de textos, mas depois não senti grande diferença no meu comportamento. O que eu estou sentindo agora é uma ligeira rigidaz no meu ombro, como se eu estivesse tenso, e um zumbido irritante no meu ouvido que já está diminuindo com o tempo.

Ixe. Começa assim mesmo. Depois piora...  :twisted:

Tô brincado, hein, André.  :hihi:

Vou testar aqui. Como sou viciado em café, pode ser uma boa alternativa.
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #2 Online: 21 de Janeiro de 2007, 14:02:56 »
Eu já terminei de ouvir, a falta de concentração foi só no começo :P

Talvez esse tópico devesse ser unido com o do Rhyan sobre experiências com drogas :D

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 21 de Janeiro de 2007, 19:37:18 »
Meio out esse assunto viu. O bom mesmo é que gostei do link do site del.icio.us! :ok:
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 22 de Janeiro de 2007, 07:51:20 »
http://en.wikipedia.org/wiki/Brainwave_synchronization

Está na categoria "alternative medicine"  :hein:

Não ouvi o mp3. Apesar de achar meio "woo" (meio como aquela coisa de que Mozart deixa inteligente), sei lá, ao mesmo tempo parece que não é muito diferente da experiência comum, ainda que com alguma variação individual (já ouvi falar de algum físico ou matemático que preferia heavy metal ou qualquer coisa menos esperada para ajudar a trabalhar) de coisas como algumas músicas ou sons ambientes favorecerem a pensar, ficar mais agitado, ou dormir.

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #5 Online: 22 de Janeiro de 2007, 09:45:55 »
O experimento que fizeram com Mozart era com ratos que tinham que sair de labirintos. Pelo estudo perceberam que os ratos que ouviram Mozart ou outra coisa relaxante saíam do labirinto mais rápido, mas parece que tem mais a ver com estar relaxado do que ser específicamente Mozart ou música clássica.

O som de "britadeira" lembra mesmo o bumbo duplo de bandas de Heavy Metal.

E pra me animar prefiro Van Halen :P

Edit: Pelo que eu entendi dessa página: http://en.wikipedia.org/wiki/Binaural_beats , as batidas da "britadeira" são produzidas pelo nosso cérebro. Quando cada um dos ouvidos está ouvindo uma frequência próxima, (ex: 500Hz e 510Hz), nós ouvimos pulsos de 505Hz (a média) dez vezes por segundo (a diferença entre as duas frequências).
« Última modificação: 22 de Janeiro de 2007, 09:52:34 por André Ramaciotti »

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!