Autor Tópico: A volta de Jesus  (Lida 1386 vezes)

Offline Mental

• Nível 12
  • *
A volta de Jesus
« Online: 22 de Janeiro de 2007, 09:27:29 »
Quando Jesus Cristo voltará?

A intenção de Jesus era de ter voltado naquela mesma geração a que pertenceu, cerca de 2000 anos atrás.
Em Mateus 4:17 Jesus disse: “Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus.”

Algumas traduções dizem: “Arrependei-vos, pois o reino de Deus está próximo”.

Ao que parece a justificativa que Jesus dava para o arrependimento era o fato de o fim estar próximo... Próximo para as pessoas daquela época.

O raciocínio de Jesus é confirmado em Marcos 9:11

Jesus disse-lhes mais: Em verdade vos digo que, dos que aqui estão, alguns há que de modo nenhum provarão a morte até que vejam o reino de Deus já chegando com poder.

Ele dizia que a sua volta, portanto, não poderia demorar mais do que uns 100 anos a partir de sua época, de forma a pegar algumas pessoas ainda vivas.
Ele não voltou...

Então eu gostaria de saber: Qual é o meu “erro de interpretação” do ponto de vista cristão em relação a esses versículos?
Alguém aqui teria alguma idéia?

Nem sempre...

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
Re: A volta de Jesus
« Resposta #1 Online: 22 de Janeiro de 2007, 11:02:11 »
Ouvi dizer que isso se referia à João, a quem seria dado ver o Apocalipse e o retorno de Jesus antes de morrer na prisão.

Offline Mental

• Nível 12
  • *
« Resposta #2 Online: 22 de Janeiro de 2007, 11:41:30 »
Ouvi dizer que isso se referia à João, a quem seria dado ver o Apocalipse e o retorno de Jesus antes de morrer na prisão.

Existe mais alguem alem de João na "literatura bíblica" que também teve essas visões naquela época?
Pergunto porque Jesus disse : Algumas pessoas.

Nem sempre...

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #3 Online: 22 de Janeiro de 2007, 15:20:08 »
Jesus disse-lhes mais: Em verdade vos digo que, dos que aqui estão, alguns há que de modo nenhum provarão a morte até que vejam o reino de Deus já chegando com poder.
. Estes seriam testemunhas de sua ressurreição. Este seria o reino de Deus chegando com todo o poder. Será que existe outra interpretação?
Erivelton, O profeta dos ateus. Tudo pela paz

Offline Fred

• Nível 20
  • *
  • Hubble...out of the ordinary...out of this world.
« Resposta #4 Online: 22 de Janeiro de 2007, 15:38:34 »
Quando Jesus Cristo voltará?

Ele não voltou…

Então eu gostaria de saber: Qual é o meu “erro de interpretação” do ponto de vista cristão em relação a esses versículos?
Alguém aqui teria alguma idéia?

Seu erro é achar que pode encontrar alguma coisa útil tentando interpretar qualquer um dos versículos da Bíblia.
Se Cristo voltou, provavelmente foi engolido de volta pelo buraco do Metrô aqui em SP...e aí, nem mesmo Deus saberá quando ele irá voltar outra vez...

:inri:
“Não tenho medo das perguntas difíceis: tenho pavor das respostas fáceis.” A. Malcot

Offline PedroAC

• Nível 25
  • *
    • PedroAC
« Resposta #5 Online: 22 de Janeiro de 2007, 16:04:47 »
1Te 4:13-18 :
13 Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais, como os demais, que não têm esperança.
14    Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem, Deus os tornará a trazer com ele.
15    Dizemo-vos, pois, isto, pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem.
16    Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro.
17    Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.
18    Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras.
Pedro Amaral Couto
 http://del.icio.us/pedroac/pedroac
 http://pedroac.deviantart.com
 http://crerparaver.blogspot.com

"Tudo o que podemos fazer é pesquisar a falsidade do conteúdo da nossa melhor teoria" -- Karl Popper
"Se um ser humano discorda de vós, deixem-no viver" -- Carl Sagan
"O problema com este mundo é que os estúpidos estão seguros de si e os inteligentes cheios de dúvidas" -- Bertrand Russell

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #6 Online: 22 de Janeiro de 2007, 17:28:56 »
 :o Eu nem sei se ele veio! Quanto mais se já voltou.....

Oi Pedroac!!! Tava sumido!?
Já sinto sua falta. Vá em paz meu lindo!

Offline PedroAC

• Nível 25
  • *
    • PedroAC
« Resposta #7 Online: 22 de Janeiro de 2007, 18:02:54 »
Tenho estado ocupado, mas voltei! Agora os vivos vão ser arrebatados para se encontrar com os mortos no céu (ou isso já devia ter acontecido há quase 2000 anos?)
Pedro Amaral Couto

"Tudo o que podemos fazer é pesquisar a falsidade do conteúdo da nossa melhor teoria" -- Karl Popper
"O problema com este mundo é que os estúpidos estão seguros de si e os inteligentes cheios de dúvidas" -- Bertrand Russell

Offline Mental

• Nível 12
  • *
« Resposta #8 Online: 23 de Janeiro de 2007, 07:48:42 »
1Te 4:13-18 :

É engraçado como esse texto é considerado como um esperança da vinda de Cristo para os cristãos atuais.
Paulo estava falando na primeira pessoa do plural a 2000 anos atrás (nós, os vivos, seremos arrebatados...), logo a vinda de Cristo seria destinada a pessoas daquela época, e não de um futuro distante.

Nem sempre...

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #9 Online: 23 de Janeiro de 2007, 08:09:26 »
É engraçado como esse texto é considerado como um esperança da vinda de Cristo para os cristãos atuais.
Paulo estava falando na primeira pessoa do plural a 2000 anos atrás (nós, os vivos, seremos arrebatados…), logo a vinda de Cristo seria destinada a pessoas daquela época, e não de um futuro distante.
Nós vivos está falando de um sentido geral que poderia ser num futuro distante.
Leia e releia o versículo que o pedroac citou acima:15 Dizemo-vos, pois, isto, pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem.
Obs:Entendeu? Foi isto que eu entendi.
« Última modificação: 23 de Janeiro de 2007, 08:11:57 por Erivelton »

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #10 Online: 23 de Janeiro de 2007, 08:24:43 »
Erivelton, estou curioso para saber qual é sua interpretação de Marcos 9:11:

"Jesus disse-lhes mais: Em verdade vos digo que, dos que aqui estão, alguns há que de modo nenhum provarão a morte até que vejam o reino de Deus já chegando com poder."?

Jesus nesse trecho estava se dirigindo aos seus seguidores. Ele teria mentido, então?

You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Mental

• Nível 12
  • *
« Resposta #11 Online: 23 de Janeiro de 2007, 08:49:31 »
Erivelton respondeu acima:

Estes seriam testemunhas de sua ressurreição. Este seria o reino de Deus chegando com todo o poder. Será que existe outra interpretação?

Se fosse essa a interpretação, seria mais do que desnecessária essa declaração de Jesus, pois é claro que ele não seria o último a "partir" daquela turma, em que poderia haver até adolecentes.

Existe outra interpretação onde dizem que essa declaração de Jesus se referia a pessoas que teriam visões sobre o reino de Deus chegando na terra, no caso o escritor de apocalipse.
Acntece que Jesus fez a declaração no plural (... alguns dos aqui presentes...)
Existe mais alguem além de Pedro na "Literatura bíblica" que também teve visões do reino de Deus chegando em poder?
Nem sempre...

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #12 Online: 23 de Janeiro de 2007, 09:18:18 »
Se fosse essa a interpretação, seria mais do que desnecessária essa declaração de Jesus, pois é claro que ele não seria o último a "partir" daquela turma, em que poderia haver até adolecentes.
não entendi, poderia esclarecer melhor.

Offline Mental

• Nível 12
  • *
« Resposta #13 Online: 23 de Janeiro de 2007, 09:54:52 »
não entendi, poderia esclarecer melhor.

Suponhamos que eu, você, Dbohr, Fred, Pedroac, Alegra, Dr. Manhattan e demais membros do fórum fossemos conhecidos e estivéssemos em uma reunião.
Suponhamos que eu tivesse a intenção de suicidar daqui dois anos.
Seria estranho eu dizer :

- Em verdade digo a vocês, meus amigos, que alguns de vocês não morrerão sem que me vejam morrer primeiro.

Visto que daqui dois anos a grande maioria dos foristas ainda estariam vivos (e não apenas alguns) não teria porque eu dizer isso.
Seria uma declaração tão inútil quanto dizer para pessoas adultas:

- Digo a vocês que seu eu parar de respirar, morrerei.

Analisando assim , a declaração de Jesus com certeza tinha um alvo maior do que esse interpretado por você.

Temos ainda outra questão:

A ressurreição de Jesus não significa a chegada do reino de Deus em poder. Ou você acha que o reino de Deus está na terra, com toda essa bagunça?
Segundo a bíblia, o estabelecimento (a chegada) do reino de Deus na terra vem com a vinda de Jesus para consertar o mundo, e não com a sua ida embora para o céu.

Nem sempre...

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #14 Online: 23 de Janeiro de 2007, 10:21:11 »
Visto que daqui dois anos a grande maioria dos foristas ainda estariam vivos (e não apenas alguns) não teria porque eu dizer isso.
Judas escariotes não se suicidou-se?
A ressurreição de Jesus não significa a chegada do reino de Deus em poder. Ou você acha que o reino de Deus está na terra, com toda essa bagunça?
Segundo a bíblia, o estabelecimento (a chegada) do reino de Deus na terra vem com a vinda de Jesus para consertar o mundo, e não com a sua ida embora para o céu.
O reino de Deus está dentro de nós. Não é visivel ao mundo material.

Offline PedroAC

• Nível 25
  • *
    • PedroAC
« Resposta #15 Online: 23 de Janeiro de 2007, 13:33:01 »
Judas escariotes não se suicidou-se?

Segundo os Actos dos Apóstolos, não (1º capítulo).
16    Homens irmãos, convinha que se cumprisse a Escritura que o Espírito Santo predisse pela boca de Davi, acerca de Judas, que foi o guia daqueles que prenderam a Jesus;
17    Porque foi contado conosco e alcançou sorte neste ministério.
18    Ora, este adquiriu um campo com o galardão da iniqüidade; e, precipitando-se, rebentou pelo meio, e todas as suas entranhas se derramaram.
19    E foi notório a todos os que habitam em Jerusalém; de maneira que na sua própria língua esse campo se chama Aceldama, isto é, Campo de Sangue.20    Porque no livro dos Salmos está escrito: Fique deserta a sua habitação, E não haja quem nela habite, Tome outro o seu bispado.
[/b]

Mas estás a fugir à questão. Mental fez uma ilustração exemplificativa para demonstrar o ridículo desse género de interpretação, transpondo as ideias dos escritores antigos para o futuro. Todos os dias o fim está próximo, e houve imensas rebeliões, assassinatos, suicídios e desilusões. O "Nome da Rosa" de Umberto Eco dá vários exemplos da Idade Média.
 De qualquer modo, qualquer inconsistência é acompanhada com "Mistério!". "Credo quia absurdum."

O reino de Deus está dentro de nós. Não é visivel ao mundo material.
Isso é uma ideia gnóstica, que diz que há um pontencial divino em cada um de nós.
 O Reino de Deus é exactamente o que a expressão indica. O Livro da Revelação (Apocalipse) é bastante claro.

Dan 7:27 - "E o reino, e o domínio, e a majestade dos reinos debaixo de todo o céu serão dados ao povo dos santos do Altíssimo; o seu reino será um reino eterno, e todos os domínios o servirão, e lhe obedecerão."

Apo 12:10 - "E ouvi uma grande voz no céu, que dizia: Agora é chegada a salvação, e a força, e o reino do nosso Deus, e o poder do seu Cristo; porque já o acusador de nossos irmãos é derrubado, o qual diante do nosso Deus os acusava de dia e de noite."

Heb 1:8 - "Mas, do Filho, diz: Ó Deus, o teu trono subsiste pelos séculos dos séculos; Cetro de eqüidade é o cetro do teu reino."

Heb 12:28 - "Por isso, tendo recebido um reino que não pode ser abalado, retenhamos a graça, pela qual sirvamos a Deus agradavelmente, com reverência e piedade;"

2Ti 4:1 - "CONJURO-TE, pois, diante de Deus, e do Senhor Jesus Cristo, que há de julgar os vivos e os mortos, na sua vinda e no seu reino,"

Ato 14:22 - "Confirmando os ânimos dos discípulos, exortando-os a permanecer na fé, pois que por muitas tribulações nos importa entrar no reino de Deus."

Luc 21:31 - "Assim também vós, quando virdes acontecer estas coisas, sabei que o reino de Deus está perto."

Luc 14:15 - "E, ouvindo isto, um dos que estavam com ele à mesa, disse-lhe: Bem-aventurado o que comer pão no reino de Deus."

Luc 13:28 - "Ali haverá choro e ranger de dentes, quando virdes Abraão, e Isaque, e Jacó, e todos os profetas no reino de Deus, e vós lançados fora."

Mat 19:24 - "E, outra vez vos digo que é mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no reino de Deus."

Mar 9:47 - "E, se o teu olho te escandalizar, lança-o fora; melhor é para ti entrares no reino de Deus com um só olho do que, tendo dois olhos, seres lançado no fogo do inferno,"

Mar 1:15 - "E dizendo: O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo. Arrependei-vos, e crede no evangelho."

Sal 103:19 - "O Senhor tem estabelecido o seu trono nos céus, e o seu reino domina sobre tudo."

Mat 8:11 - "Mas eu vos digo que muitos virão do oriente e do ocidente, e assentar-se-ão à mesa com Abraão, e Isaque, e Jacó, no reino dos céus;"

Mateus 25
1    ENTÃO o reino dos céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram ao encontro do esposo.
2    E cinco delas eram prudentes, e cinco loucas.
3    As loucas, tomando as suas lâmpadas, não levaram azeite consigo.
4    Mas as prudentes levaram azeite em suas vasilhas, com as suas lâmpadas.
5    E, tardando o esposo, tosquenejaram todas, e adormeceram.
6    Mas à meia-noite ouviu-se um clamor: Aí vem o esposo, saí-lhe ao encontro.
7    Então todas aquelas virgens se levantaram, e prepararam as suas lâmpadas.
8    E as loucas disseram às prudentes: Dai-nos do vosso azeite, porque as nossas lâmpadas se apagam.
9    Mas as prudentes responderam, dizendo: Não seja caso que nos falte a nós e a vós, ide antes aos que o vendem, e comprai-o para vós.
10    E, tendo elas ido comprá-lo, chegou o esposo, e as que estavam preparadas entraram com ele para as bodas, e fechou-se a porta.
11    E depois chegaram também as outras virgens, dizendo: Senhor, Senhor, abre-nos.
12    E ele, respondendo, disse: Em verdade vos digo que vos não conheço.
13    Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora em que o Filho do homem há de vir.

Mateus 13
47    Igualmente o reino dos céus é semelhante a uma rede lançada ao mar, e que apanha toda a qualidade de peixes.
48    E, estando cheia, a puxam para a praia; e, assentando-se, apanham para os cestos os bons; os ruins, porém, lançam fora.
49    Assim será na consumação dos séculos: virão os anjos, e separarão os maus de entre os justos,
50    E lançá-los-ão na fornalha de fogo; ali haverá pranto e ranger de dentes.
51    E disse-lhes Jesus: Entendestes todas estas coisas? Disseram-lhe eles: Sim, Senhor.
52    E ele disse-lhes: Por isso, todo o escriba instruído acerca do reino dos céus é semelhante a um pai de família, que tira do seu tesouro coisas novas e velhas.

Mat 16:19 - "E eu te darei as chaves do reino dos céus; e tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus."
« Última modificação: 23 de Janeiro de 2007, 13:36:29 por pedroac »
Pedro Amaral Couto

Offline PedroAC

• Nível 25
  • *
    • PedroAC
Pedro Amaral Couto

Pug2

• Visitante
« Resposta #17 Online: 23 de Janeiro de 2007, 17:02:22 »
Meio off topic.

Jesus não é Deus. :)

João: 14 - 28  Ouvistes que eu vos disse: Vou, e voltarei a vós. Se me amásseis, alegrar-vos-íeis de que eu vá para o Pai; porque o Pai é maior do que eu.

4.171 "Ó adeptos do Livro (cristãos), não exagereis em vossa religião e não digais de Deus senão a verdade. O Messias, Jesus, filho de Maria, foi tão-somente um mensageiro de Deus e Seu Verbo, com o qual Ele agraciou Maria por intermédio do Seu Espírito. Crede, pois, em Deus e em Seus mensageiros"

« Última modificação: 23 de Janeiro de 2007, 17:20:08 por Pug »

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #18 Online: 23 de Janeiro de 2007, 18:23:35 »
Mas se Jesus não tiver um posto divino não terá graça na fé. Aliás, Deus tem de ser único, para ser um ídolo, não pode ser Deus e Jesus, tem de ser um só para ser o ídolo maior.

Ah, vale perguntar: porque o cristianismo prega o monoteísmo e depois uma santíssima trindade?

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #19 Online: 23 de Janeiro de 2007, 18:45:13 »
Meio off topic.

João: 14 - 28  Ouvistes que eu vos disse: Vou, e voltarei a vós. Se me amásseis, alegrar-vos-íeis de que eu vá para o Pai; porque o Pai é maior do que eu.

4.171 "Ó adeptos do Livro (cristãos), não exagereis em vossa religião e não digais de Deus senão a verdade. O Messias, Jesus, filho de Maria, foi tão-somente um mensageiro de Deus e Seu Verbo, com o qual Ele agraciou Maria por intermédio do Seu Espírito. Crede, pois, em Deus e em Seus mensageiros"

Pois é!! Tá aí uma coisa que sempre me incomodou! certas religiões chamarem Jesus de Deus...
Já sinto sua falta. Vá em paz meu lindo!

Offline Mental

• Nível 12
  • *
« Resposta #20 Online: 23 de Janeiro de 2007, 18:51:22 »
Meio off topic.

Seria assunto para outro tópico, mas posso adiantar que, para que os cristãos concordem que sua crença tenha base monoteísta, devem aceitar que Deus, Jesus e o Espírito Santo sejam um só ser.
Caso contrario estariam prestando culto a mais de um Deus.  

Nem sempre...

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #21 Online: 23 de Janeiro de 2007, 19:19:12 »
Não necessariamente.  Poderiam ver Jesus como profeta.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Fred

• Nível 20
  • *
  • Hubble...out of the ordinary...out of this world.
« Resposta #22 Online: 23 de Janeiro de 2007, 19:50:25 »
Mas um profeta que anda sobre as águas, que cura doentes, que ressucita e sobe aos céus não é um simples profeta, convenhamos...
E se não é humano, é divindade.
“Não tenho medo das perguntas difíceis: tenho pavor das respostas fáceis.” A. Malcot

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #23 Online: 23 de Janeiro de 2007, 20:15:48 »
Moisés supostamente transformava seu próprio cajado em cobra; Daniel e seus amigos sobreviviam a fornos crematórios e leões.

Não vejo tanta diferença.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #24 Online: 23 de Janeiro de 2007, 22:34:24 »
Fazer "milagres" torna Jesus divino?
Porque? Porque não é comum na nossa vida? A ciência não aceita?
A mesma religião também prega a vida após a morte. Então porque não somos todos também deuses?
Se Jesus é divino por andar sobre as águas porque não somos por sermos imortais?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!