Autor Tópico: Pensar sobre o pensamento…  (Lida 1855 vezes)

blue pill

• Visitante
Pensar sobre o pensamento…
« Online: 22 de Janeiro de 2007, 23:50:36 »
No tópico sobre a consciencia e a quimica do cerebro que criei na area de ciencias me surgiu uma duvida, que acho que é filosofica…

Nós conseguimos pensar sobre o pensamento ?
Se sim, isso eu poderia dizer que é o diferencial entre os seres humanos pros animais irracionais?

Ou ainda, sera que pensar sobre o pensamento não é a chave para entendermos TUDO sobre o universo ?

Nietzche Pensava sobre o pensamento? ou apenas "repetia tudo que observou em sua vida, apenas reposicionando as palavras de uma idéia ?

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
Re: Pensar sobre o pensamento…
« Resposta #1 Online: 23 de Janeiro de 2007, 02:12:32 »
é justamente nisso que consiste a filosofia, rapaz. hehe
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

blue pill

• Visitante
« Resposta #2 Online: 23 de Janeiro de 2007, 04:25:14 »
é justamente nisso que consiste a filosofia, rapaz. hehe

Mas agente pensa sobre ou pensamento, ou acha que pensa ?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #3 Online: 23 de Janeiro de 2007, 06:44:12 »
Vai namorar que faz falta, Pill...
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 23 de Janeiro de 2007, 12:46:31 »
Pare com as drogas, filho. :lol:

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 23 de Janeiro de 2007, 13:04:29 »
No tópico sobre a consciencia e a quimica do cerebro que criei na area de ciencias me surgiu uma duvida, que acho que é filosofica…

Se sim, isso eu poderia dizer que é o diferencial entre os seres humanos pros animais irracionais?

Ou ainda, sera que pensar sobre o pensamento não é a chave para entendermos TUDO sobre o universo ?

Nietzche Pensava sobre o pensamento? ou apenas "repetia tudo que observou em sua vida, apenas reposicionando as palavras de uma idéia ?
tente ler os livros "Gödel Escher Bach" e "A Sociedade da Mente"

e emendando na solução do Dantas, se exiba lendo essas coisas para as garotas pra ver se consegue alguma :D

blue pill

• Visitante
« Resposta #6 Online: 23 de Janeiro de 2007, 15:07:06 »
hahhahhahahu olha só o pessoal me chamando de peganiguê :(

blue pill

• Visitante
« Resposta #7 Online: 23 de Janeiro de 2007, 15:18:44 »
É muito estranho mesmo pensar que, mesmo quando agente ta pensando sobre o pensamento, agente não está, que na verdade agente está pensando mecanicamente, da unica maneira possivel, deterministicamente...

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #8 Online: 25 de Janeiro de 2007, 00:27:42 »
Deve ser porque vc está pensando que pensa sobre o pensamento, mas na verdade vc só pensa que pensa que está pensando sobre o pensamento.

Ficou claro ?  :hihi:
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

blue pill

• Visitante
« Resposta #9 Online: 25 de Janeiro de 2007, 17:24:35 »
Deve ser porque vc está pensando que pensa sobre o pensamento, mas na verdade vc só pensa que pensa que está pensando sobre o pensamento.

Entendi... Mas é dificil pra mim sempre pensar que todos os nossos pensamentos são deterministicos.. quando eu não estou concentrado nisso eu simplismente esqueco e tudo parece estar sendo levado ao vento como se eu tivesse escolhendo as coisas que penso

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #10 Online: 25 de Janeiro de 2007, 22:03:18 »
Não confunda determinísticos com mecânicos.

Não é possível determinar como vc vai reagir, individualmente. Assim como não podemos prever qual será a próxima evolução dos primatas.

Digamos que temos certos circuitos, que funcionam de formas explicáveis, e servem para armazenar informações, fazer deduções e associações entre eles, reconhecer rostos, aprender uma língua, aprender costumes sociais, etc...

Isso não determina se vc vai acreditar no Deus Espiga de Milho ou se vai aprender javanês ou se vai inventar a moda do cofrinho em evidência e economizar milhões em tecido de jeans dos grandes produtores !
--
Si hemos de salvar o no,

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #11 Online: 25 de Janeiro de 2007, 22:04:09 »

Entendi… Mas é dificil pra mim sempre pensar que todos os nossos pensamentos são deterministicos… quando eu não estou concentrado nisso eu simplismente esqueco e tudo parece estar sendo levado ao vento como se eu tivesse escolhendo as coisas que penso

Respondendo mais seriamente, se fizer meditação vai conseguir 'ver' vc pensando, ou seja, sendo levado de um pensamento a outro.
--
Si hemos de salvar o no,

blue pill

• Visitante
« Resposta #12 Online: 25 de Janeiro de 2007, 22:41:34 »

Entendi… Mas é dificil pra mim sempre pensar que todos os nossos pensamentos são deterministicos… quando eu não estou concentrado nisso eu simplismente esqueco e tudo parece estar sendo levado ao vento como se eu tivesse escolhendo as coisas que penso

Respondendo mais seriamente, se fizer meditação vai conseguir 'ver' vc pensando, ou seja, sendo levado de um pensamento a outro.

Sinceramente, sei de tecnicas melhores pra fazer isso... Qualquer coisa eu te mando MP

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #13 Online: 26 de Janeiro de 2007, 02:07:53 »
Penso que vocês não batem muito bem do miolo ¿
Não deseje.

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 26 de Janeiro de 2007, 17:36:37 »
Olá blue pill

Vi que muitos utilizaram o seu tópico para zuação, mas vou tentar responder-te... ;)

Pensar sobre o pensamento? Depende do que você entende como pensamento... mas vejamos, quando você está pensando, está se refletindo à atos, atos são características que pré-determinam uma atitude.
Ok, agora pensar sobre o pensamento, duas opção: ou você está tentando deduzir o que irá pensar (bem improvável), ou você está retornado à condição extreme do indivíduo.

Talvez, nós animais racionais conseguimos tomar decisões através do pensamento, diferenciando o mal do bem. Mas tudo que nós fazemos é base de planejamentos. Não que um animal irracional não saiba o que é o mal ou ou bem... exemplo, um boi não encosta mais no arame elétrico depois da primeira vez que toma o choque, fica recaucado.
Mas o diferencial em nós está em saber como lhe dar com isso, ter o controle.

Não têm nada haver uma coisa com a outra. Acredito que estamos indo no caminho certo para entedermos do universo, muitas coisas ainda irão de ser descobridas. Imagine, se ficasse-mos nessa de pensar sobre o pensamento, até hoje estariam naquela de que o Sol é o centro do universo, ou que a Terra é quadrada. :)

O diferencial de Nit e outros para conosco é que eles conseguiam ir muito além do que seus olhos viam numa época daquelas e até hoje continuam nos supriendendo. ;)

Abraços!
MSN: fabulous3700@hotmail.com

blue pill

• Visitante
« Resposta #15 Online: 17 de Março de 2007, 21:42:25 »
Olha ai… Fraguei um trecho do Nit, que ele responde aquilo que eu havia perguntado originalmente.

"Podemos pensar sobre o pensamento?"

A princípio eu havia pensado que não era possivel fazer isso, mas algumas pessoas ja responderam imediatamente que sim ali em cima, sem explicar porque, agora vi que o Nit concorda comigo (tentando me imitar o salafrário… )

Minha interpretação, é de ele também acha impossivel pensar sobre o pensamento, e de que ele também era determinista como eu, e  ve o pensamento apenas como o fluxo natural do universo, nada além, nenhum livre-arbítrio, nenhuma alma, nenhum nada, apenas um amontoado de memória, se é que memória pode ser definida exatamente, sendo assim então a existência um amomtoado de erros! Somos seres errantes no sentido literal ERRAntes, seres que só erram.

“Em algum remoto rincão do universo cintilante que se derrama em um sem-número de sistemas solares, havia uma vez um astro, onde animais inteligentes inventaram o conhecimento. Foi o minuto mais soberbo e mais mentiroso da ‘história universal’: mas também foi somente um minuto. Passados poucos fôlegos da natureza congelou-se o astro, e os animais inteligentes tiveram de morrer. – Assim poderia alguém inventar uma fábula e nem por isso teria ilustrado suficientemente quão lamentável, quão fantasmagórico e fugaz, quão sem finalidade e gratuito fica o intelecto humano dentro da natureza. Houve eternidades em que ele não estava; quando de novo ele tiver passado, nada terá acontecido. Pois não há para aquele intelecto nenhuma missão mais vasta que conduzisse além da vida humana. Ao contrário, ele é humano, e somente seu possuidor e genitor o toma tão pateticamente, como se os gonzos do mundo girassem nele. Mas se pudéssemos entender-nos com a mosca, perceberíamos então que também ela bóia no ar com esse páthos e sente em si o centro voante deste mundo. Não há nada tão desprezível e mesquinho na natureza que, com um pequeno sopro daquela força do conhecimento, não transbordasse logo um odre; e como todo transportador de carga quer ter seu admirador, mesmo o mais orgulhoso dos homens, o filósofo, pensa ver por todos os lados os olhos do universo telescopicamente em mira sobre seu agir e pensar.” Nietzsche

Minha interpretação, crua e simples: Nem mesmo o mais fodido dos filosofos, tem a faculdade de ter visão sobre o pensamento, porque isso não é da natureza, seria o mesmo que uma alma.

O que pensamos é limitado ao nosso conhecimento, e como nosso conhecimento é bem limitado, em relação ao universo, somos "burros" nessa mesma proporção.

Somos incapazes de acertar a verdade absoluta num pensamento, então somos errantes, vivemos errando o tempo todo...
« Última modificação: 17 de Março de 2007, 21:49:29 por Blue Pill »

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #16 Online: 18 de Março de 2007, 11:11:44 »
"Pensar sobre o pensamento" é de onde originou o nome "Sapiens Sapiens" (sabe que sabe) da nossa espécie.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #17 Online: 19 de Março de 2007, 11:36:54 »
Reitero a sugestão da Gui: vai ler o "Gödel, Escher, Bach". Você vai adorar os Strange Loops!

blue pill

• Visitante
« Resposta #18 Online: 22 de Março de 2007, 20:33:31 »
Reitero a sugestão da Gui: vai ler o "Gödel, Escher, Bach". Você vai adorar os Strange Loops!

Qual é o nome em portugues ????

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #19 Online: 23 de Março de 2007, 09:19:55 »
Não saiu em português, que eu saiba. Comprei na Amazon por um bom preço neste Natal.

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 23 de Março de 2007, 10:40:54 »
O nome em Português é o mesmo, ô! São 3 nomes próprios, Kurt Gödel, M C Escher e J Sebastian Bach

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!