Autor Tópico: Dica para um ocultista  (Lida 2952 vezes)

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
Dica para um ocultista
« Online: 23 de Janeiro de 2007, 12:54:59 »
Ontem cheguei ao seguinte racicínio:

Se eu fosse feiticeiro eu poderia não ir ao desafio do James Randi e dar uma explicação perfeita, isenta de covardia, e na verdade auto-engrancedora para o meu negócio:

"Hoje ganho dinheiro fazendo trabalhos sobrenaturais que não são reconhecidos pela ciência e judicialmente. Se você me contratar pra matar alguém, por exemplo, não poderemos ser preso por assassinato porque o direito não reconhece a existência do sobrenatural. A vítima irá sofrer um acidente ou erro médico ou irá se matar como consequência do meu feitiço, mas não teremos cometido crime algum.

Se eu for no Randi e passar no tal teste, no entanto, a ciência terá que reconhecer a existência do meu poder. Vai estudá-lo e eventualmente explicá-lo. Alguém cedo ou tarde passará uma lei proibindo as pessoas de manipulá-lo como eu faço, ou pelo menos encontrará uma forma de usar indícios de sua manipulação para me ligar ao crime. Recusando o desafio do Randi, mantenho meu emprego, meu poder, minha segurança, e ainda rio do pobre coitado

Tarcísio

• Visitante
Re: Dica para um ocultista
« Resposta #1 Online: 23 de Janeiro de 2007, 13:53:45 »
Ótima.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 23 de Janeiro de 2007, 14:03:27 »
Ainda assim não deixa de ser uma desculpa... um pouco mais elaborada, mas uma desculpa.

Rhyan

• Visitante
« Resposta #3 Online: 23 de Janeiro de 2007, 16:18:23 »
Juro que li: dica para um oculista.

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 23 de Janeiro de 2007, 16:29:19 »
Ainda assim não deixa de ser uma desculpa… um pouco mais elaborada, mas uma desculpa.
Mas se a macumba fosse verdade e o campeonato baiano acabasse empatado, seria "a" resposta válida. E para os macumbeiros que acreditam nela - se é que existem1 - ela sai da categoria "desculpa" e vira uma resposta decente.

1 - como diz o Quevedão, "se acreditasse, quando ficasse doente não ia em médico, ia em outro macumbeiro"

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 23 de Janeiro de 2007, 17:02:14 »
Bom... em princípio o ocultista não precisa assumir que tem o poder de, usando o sobrenatural, matar alguem... tampouco foi apresentado esta proposta no desafio. Logo, o uso deste argumento é inteiramente desnecessário.... soa mais como desculpa... e fraquinha, fraquinha... usando inclusive de especulação jurídica.  :wink:
Alem de que, mesmo que ocorresse uma jurisprudência a este respeito, matar pessoas não é a única atividade que um ocultista poderia praticar.  :wink:

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 23 de Janeiro de 2007, 17:09:25 »
eu não disse que a dica era pra qualquer um que queira se esquivar do Randi, mas para os que cobram por serviços que seriam ilegais se fossem reais, e que logicamente, podem ser outros além de matar

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #7 Online: 23 de Janeiro de 2007, 23:04:50 »
O problema é que geralmente os ocultistas alegam que só querem fazer o bem às pessoas. Assim se os seus "poderes" puderem ser estudados, possivelmente serão replicados para o bem da Humanidade.
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Offline Copelli

• Nível 21
  • *
« Resposta #8 Online: 24 de Janeiro de 2007, 03:12:24 »
E eu acho que nenhum feiticeiro ou macumbeiro iria dar uma resposta dessas, pois estaria assumindo que recebe dinheiro pra "matar" as pessoas, e isso iria acabar com sua reputação. Judicialmente não ia acarretar em nada, mas aqueles que acreditam nessas coisas vão dizer, "eu não vou naquele assassino. "

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 24 de Janeiro de 2007, 09:24:28 »
O problema é que geralmente os ocultistas alegam que só querem fazer o bem às pessoas.
Bom, é claro que minha dica só funciona para os assumidamente "do mal". Você ouviu o áudio do "ex-bruxo da Xuxa"?

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #10 Online: 24 de Janeiro de 2007, 09:43:32 »
A questão é que se o feiticeiro tem poder para matar alguém terá poder também para conseguir um milhão de dólares sem maiores esforços.

"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Mental

• Nível 12
  • *
« Resposta #11 Online: 24 de Janeiro de 2007, 10:52:00 »
Minha desculpa seria:

Os dons de Deus não podem ser comercializados.
É algo espontâneo e puramente altruísta.
Se Deus me visse querendo ganhar dinheiro a custa da graça que ele me deu, certamente impediria que eu tivesse êxito.
Nem sempre...

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 24 de Janeiro de 2007, 12:19:35 »
Minha desculpa seria:

Se Deus me visse querendo ganhar dinheiro a custa da graça que ele me deu, certamente impediria que eu tivesse êxito.

E o contra-argumento seria: Basta aceitar o desafio e especificar quais as entidades de caridade o dinheiro será distribuído. Certamente Deus aprovaria a caridade.  :hihi:

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 24 de Janeiro de 2007, 12:32:31 »
puxa, ninguém está entendendo que não se trata de uma "desculpa"

Offline Mental

• Nível 12
  • *
« Resposta #14 Online: 24 de Janeiro de 2007, 13:27:34 »
Minha desculpa seria:

E o contra-argumento seria: Basta aceitar o desafio e especificar quais as entidades de caridade o dinheiro será distribuído. Certamente Deus aprovaria a caridade.  :hihi:

E minha "nova" desculpa seria:

Acontece que para ganhar esse dinheiro estariamos pondo Deus a prova, e por isso ele não concordaria. Lembre-se de que satanás disse a Jesus:

Se tu és Filho de Deus, lança-te daqui abaixo; porque está escrito: Aos seus anjos dará ordens a teu respeito; e: eles te susterão nas mãos, para que nunca tropeces em alguma pedra.

Jesus não aceitou o desafio de satanás, mas disse:

Também está escrito: Não tentarás o Senhor teu Deus.

Deus não aceita passar por uma prova, pois felizes aqueles que acreditam sem ter visto. (João 20:29)

:inri:

:histeria: :histeria:

Falei igualzinho a um crente.
Falando sério agora!
Essa turma sempre inventa desculpas como essas acima, mas nunca que colam.
Seria sim, prudente, Deus dar testemunho do seu poder para a humanidade caso ele existisse fosse interessado na salvação dos seus filhos.
Acredito que muitos ateus "tropeçariam" caso Deus resolvesse ao menos mover um pouquinho o seu dedo mindinho.
« Última modificação: 24 de Janeiro de 2007, 13:33:00 por Mental »
Nem sempre...

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #15 Online: 24 de Janeiro de 2007, 13:31:59 »
O problema é que geralmente os ocultistas alegam que só querem fazer o bem às pessoas.
Bom, é claro que minha dica só funciona para os assumidamente "do mal". Você ouviu o áudio do "ex-bruxo da Xuxa"?

Depende do que é "fazer o bem" para cada um....
Para uns matar o Bin Laden, por exemplo, através de uma macumbice seria fazer o bem...independente do que seja matar um ser humano.
Ao contrário, para outros matar o Papa por exemplo, através da mesma macumbice, seria mal.
Já sinto sua falta. Vá em paz meu lindo!

Offline PauloCesar

• Nível 19
  • *
« Resposta #16 Online: 24 de Janeiro de 2007, 15:24:51 »
puxa, ninguém está entendendo que não se trata de uma "desculpa"
Penso que, como nada disso faz sentido, tudo o que é usado para sua explicação perfeita, isenta de covardia, e na verdade auto-engrancedora para o seu negócio, soa como desculpa... Não há o que temer, pois se os poderes fossem provados verdadeiros, grandes corporações pagariam zilhões de dólares para usá-los em seu favor, Estados nacionais para ganhar disputas comerciais (ou mesmo militares), as empresas farmacêuticas e hospitais para a produção de medicamentos e as demais ciências então nem se fala... nem todo resultado seria, em tese, maligno...
FREE YOUR MIND! - Morpheus

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 24 de Janeiro de 2007, 15:29:58 »
mas não pagariam nada para MIM. :D

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 24 de Janeiro de 2007, 15:32:43 »
ok, ok, vamos ver se chegamos a um consenso do que seja uma "desculpa":

"uma resposta que o cara sabe que é falsa, mas dá assim mesmo pra ver se cola"

a minha resposta, embora se alguém parar para analizar possa mostrar falhas, ainda tem a virtude de o cara responder de fato acreditando nela, o que, para mim, a tira do campo de "desculpas"

Tipo se um cara for pego dirigindo sem carteira e diz "esqueci em casa"  e depois ele acha a carteira no porta-luvas. Não é uma desculpa, embora fosse uma resposta falsa. Seria uma "desculpa" se ele não tivesse carteira.

Offline Mental

• Nível 12
  • *
« Resposta #19 Online: 24 de Janeiro de 2007, 15:53:13 »
ok, ok, vamos ver se chegamos a um consenso do que seja uma "desculpa":

"uma resposta que o cara sabe que é falsa, mas dá assim mesmo pra ver se cola"

a minha resposta, embora se alguém parar para analizar possa mostrar falhas, ainda tem a virtude de o cara responder de fato acreditando nela, o que, para mim, a tira do campo de "desculpas"

Tipo se um cara for pego dirigindo sem carteira e diz "esqueci em casa"  e depois ele acha a carteira no porta-luvas. Não é uma desculpa, embora fosse uma resposta falsa. Seria uma "desculpa" se ele não tivesse carteira.

De qualquer forma é uma desculpa; é um raciocínio errado (em se tratanto da argumentação do feitiçeiro) seja ela consciente ou não.

Quando se dá uma justificativa baseando-se em um raciocínio errado, e você não tem consciência disso, chamamos de falácia.

Quando se dá uma justificativa que não cola, e que você sabe que não cola, mas tem a intenção de enganar, chamamos de sofisma.

Seja sofisma ou falácia, de qualquer forma você estaria errada.

Seria igual ao crime doloso e culposo; matar alguem sem querer ou querendo.
Tendo ou não intenção, você irá pagar por ele segundo a lei.

« Última modificação: 24 de Janeiro de 2007, 15:57:29 por Mental »
Nem sempre...

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 24 de Janeiro de 2007, 16:11:22 »
ai, tá bom...

então qualquer resposta é uma desculpa? até "não quero e ponto"?

Offline Mental

• Nível 12
  • *
« Resposta #21 Online: 24 de Janeiro de 2007, 19:38:35 »
ai, tá bom…

então qualquer resposta é uma desculpa? até "não quero e ponto"?

Não se trata de qualquer resposta, mas sim de uma resposta "errada".

O sofisma ou a falacia só se definem medante uma afirmativa errada, onde o seu autor tem ou não consciencia do erro.

Nem sempre...

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 25 de Janeiro de 2007, 09:07:15 »
Mas o que estou dizendo é que a resposta que eu dei é "certa"!

Veja só, peguemos o caso da Microsoft. Por que ela não abre o fonte de seus produtos? Qual a resposta real que ela pode dar? ~

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #23 Online: 25 de Janeiro de 2007, 21:53:05 »

"Hoje ganho dinheiro fazendo trabalhos sobrenaturais que não são reconhecidos pela ciência e judicialmente. Se você me contratar pra matar alguém, por exemplo, não poderemos ser preso por assassinato porque o direito não reconhece a existência do sobrenatural. A vítima irá sofrer um acidente ou erro médico ou irá se matar como consequência do meu feitiço, mas não teremos cometido crime algum.

Se eu for no Randi e passar no tal teste, no entanto, a ciência terá que reconhecer a existência do meu poder. Vai estudá-lo e eventualmente explicá-lo. Alguém cedo ou tarde passará uma lei proibindo as pessoas de manipulá-lo como eu faço, ou pelo menos encontrará uma forma de usar indícios de sua manipulação para me ligar ao crime. Recusando o desafio do Randi, mantenho meu emprego, meu poder, minha segurança, e ainda rio do pobre coitado

A desculpa ai cabe por alegar que não quer perder o "emprego", já que ganha dinheiro com os "trabalhos", mas pelo valor do premio não há vantagem nenhuma em não aceitar o mesmo, a não ser que os ganhos dos "trabalhos" sejam milionários.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 26 de Janeiro de 2007, 09:32:26 »
claro que são! :D

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!

Esse acervo é secreto

Digite a senha correta ou caia fora daqui!

x