até tu agora, hsette?
não sei se chega a ser uma forma de impostura intelectual essa dicotomização capitalismo x comunismo. tenho ressalvas até mesmo contra o uso do termo capitalismo. mas isso é outro assunto.
como culpar "o capitalismo", ou "a ideologia capitalista", pela bomba de hiroshima? no caso vietnamita, se você quiser realmente brincar com quem foi responsabilizado e quem pode ser culpado, cabe lembrar que quem começou a guerra foram os vietnamitas do norte, que já tinham apoio soviético antes mesmo dos estados unidos entrarem para ajudar os vietnamitas do sul. ainda, a intervenção norte-americana no vietnã pode ser vista como manobra defensiva, o que em quase todas (senão em todas) as situações é sempre louvável. comparar auschwitz a guantánamo também é forçar um pouco a barra, assim como invocar a ação isolada de uns indivíduos em uma guerra (cujo pretexto não tem nada a ver com que falamos). use o bom-senso, hsette, nem eu nem você somos bobos.
de qualquer forma, o meu problema com a dicotomia ainda é o seguinte; trata-se mais de uma oposição entre um estado de coisas e uma ideologia, coisa que não teria nenhum problema fazer, claro, caso não se considerasse as duas como de um mesmo gênero. imagine que milhões morreram na união soviética com o objetivo primário de concretizar o projeto comunista. imagine que centenas de milhares já morreram em toda a história americana, tenha sido na forca, cadeira elétrica ou por policiais na rua… com o objetivo primário de concretizar um projeto capitalista? ora, mas nunca houve um.
edit: só mais uma coisa a acrescentar. não nos desviemos do que é importante; atentar somente para 'quantos morreram' ou 'quantos conflitos houveram' mascara o verdadeiro problema, um de medição nem tão objetiva, que é justamente o que o cidadão soviético sofreu, que danos irreparáveis foram-lhes causados, a liberdade assassinada e, last but not least, a completa minimização do valor da vida humana e da consciência individual.